Verbo no modo subjuntivo

11,773 views

Published on

0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
11,773
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
91
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Verbo no modo subjuntivo

  1. 1. Verbo no Modo Subjuntivo O Modo Subjuntivo costuma causar muitas dúvidas nos estudantes eusuários da língua portuguesa, por muitas vezes se confundir em algumasconjugações com o modo indicativo. O Modo Subjuntivo, assim como oindicativo, se caracteriza por um conceito semântico, é considerado o modoverbal que ao invés de expressar uma certeza expressará uma ideia de dúvida,exprime uma ação irreal, hipotética.Exemplos:Se tudo der certo, terminarei o trabalho esta semana.Talvez eu volte atrás na minha decisão.Os tempos existentes no modo subjuntivo são: presente, pretérito perfeito,pretérito imperfeito, pretérito mais que perfeito e futuro. Dentre estes,destacam-se o presente, o pretérito imperfeito e o futuro, pois apresentamalgumas formas fixas de construção. Apresentamos a seguir estas formas,baseando-nos na conjugação do verbo falar.Presente – indica uma possibilidade, um fato incerto no presente.Que eu – faleQue tu – falesQue ele – faleQue nós – falemosQue vós – faleisQue eles – falemPretérito imperfeito - indica a possibilidade de um fato ter acontecido ounão.Se eu – falasseSe tu – falassesSe ele – falasseSe nós – falássemosSe vós – falásseisSe eles – falássem
  2. 2. Pretérito Mais-que-Perfeito do Modo Subjuntivo O tempo do pretérito mais-que-perfeito do modo subjuntivo constitui-sede forma composta, isto é, há a ocorrência de um verbo auxiliar no presente dosubjuntivo e um verbo principal no particípio. Não há forma de conjugaçãosimples de verbos no pretérito mais-que-perfeito do modo subjuntivo. Estamodalidade composta é empregada das seguintes maneiras:-exprimem uma ação anterior que condiciona outra ação passada:Exemplo: Se tivesse ouvido o que diz a experiência, não correria os riscospelos quais passou.-exprimem uma ação passada da qual se duvida, ou ainda uma ação passadahipotética ou irreal:Exemplos:Achou que realmente tivesse acontecido aquilo. (...querealmente aconteceraaquilo, no pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo);Acreditaste que ele tivesse andadopor aquelas paragens? (...queele andara por aquelas paragens, no pretérito mais-que-perfeito do modoindicativo)Futuro – indica a possibilidade de um fato vir a acontecer.Quando eu – falarQuando tu – falaresQuando ele – falarQuando nós – falarmosQuando vós – faláreisQuando eles – falaremSubjuntivo futuro simplesFuturo Simples do Subjuntivo: Expressa um fato que poderá acontecer no futuro em relação aomomento atual, é usado também em frases que indicam possibilidades oudesejo. Já aconjugação do Futuro Simples do Subjuntivo, se o verbodado paraconjugar for regular (quando o radical não altera em todos os tempos, modos econjugações), então a 1ª pessoa do singular usa o infinitivo desse verbo.Ex.: Se ela vier em casa, experimentará o bolo de chocolate.
  3. 3. Futuro Composto É a formação de locução verbal com o auxiliar ter ou haver no Futuro doSubjuntivo simples e o principal no particípio, tendo o mesmo valor que oFuturo do Subjuntivo simples.exemplo:Quando você tiver terminado sua série de exercícios, eu caminharei 6 Km.Quando você chegar à minha casa, telefonarei a Manuel.Quando você chegar à minha casa, já terei telefonado a Manuel.Perceba que o significado é totalmente diferente em ambas as frasesapresentadas. No primeiro caso, esperarei "você" praticar a sua ação para,depois, praticar a minha; no segundo, primeiro praticarei a minha. Por isso ouso do advérbio "já".Assim, observe que o mesmo ocorre nas frases a seguir::Quando você tiver terminado o trabalho, telefonarei a Manuel.Quando você tiver terminado o trabalho, já terei telefonado a Manuel. Outra característica desse modo verbal é a suaextrema dependência com outro verbo. O modo subjuntivo geralmente seapresenta nas orações subordinadas, onde sua utilização está ligada aosentido que se pretende dar à ação verbal.Exemplos:Talvez ele possa me apresentar seus pais. (sentido de dúvida)Se todos chegassem mais cedo, a reunião terminaria antes do almoço. (sentidode hipótese)Pediria a todos que se dirigissem à recepção.(sentido de ordem, pedido)Quero que fiquem à vontade. (sentido de desejo).

×