Your SlideShare is downloading. ×
Relatório Mídias Digitais Publiweb - Julho 2011
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Relatório Mídias Digitais Publiweb - Julho 2011

1,102
views

Published on

Exemplo de relatório de mídias digitais e sociais da Publiweb. (Divulgação autorizada deste exemplar)

Exemplo de relatório de mídias digitais e sociais da Publiweb. (Divulgação autorizada deste exemplar)

Published in: Career

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
1,102
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Relatório de Métricas de Mídias Digitais Editora Publiweb / Conrado Adolpho Período Julho/2011 Analista Responsável: Renato Siqueira
  • 2. Este relatório de métricas de mídias digitais irá abordar os canais de comunicaçãoonline onde temos presença e nos quais foi possível efetuar métricas adequadas.Além disso, iremos abordar o cenário de nossas redes, os desafios a enfrentar e aspossibilidades de crescimento em face dos cenários propostos.É importante ressaltar que nos dias 30 e 31 de Julho, houve um curso de formação deConsultores em Marketing Digital em Fortaleza. Iremos dar um destaque a fatospercebidos neste evento e quais são nossas forças e fraquezas, baseando-se na análisedas manifestações de nossos participantes.
  • 3. FacebookGrupo criado em 14 de Junho de 2011, pelo colaborador Thalles Castro.Temos até o dia de hoje (02/08/2011) 1085 postagens e 353 membros, das nossasturmas de formação de Consultores 1 (SP - #8PsSP) 2 (RJ - #8PsRJ) e 3 (CE -#8PsCE)Infelizmente, não é possível obter nenhum tipo adicional de métrica quantitativa ouqualitativa, tendo em vista que a ferramenta de grupos do Facebook não oferecenenhum tipo de recurso voltado à extração adequada de dados estatísticos, como ocorrecom as Fan Pages.No caso da nossa fanpage, situada no endereço http://facebook.com/Consultores8Ps, épossível obter uma visão muito mais adequada dos nossos números, tendo em vista queexistem ferramentas que nos permitem fazer estas análises de maneira adequada.Nossa fanpage tem, até o momento, 114 “fãs”. Isso indica que menos de 33%(um terço) dos participantes do nosso grupo “curtiu” a página oficial.As métricas a seguir foram contabilizadas a partir do dia 17/07/2011 que foi quando apágina recebeu seu nome “oficial” e começou-se a produzir conteúdo de forma maisconstante.Para manter o fluxo de informações e notícias, foi configurado na página o aplicativoRSS Graffitti que coleta os Feeds RSS de canais específicos e os replica em nossostreming de notícias. Inicialmente, estavamos replicando o nosso streaming do Twitter,mas como o fluxo de informações estava grande, foi feito uso de uma ferramenta deresumos (Summify) para qualificar as notícias mais relevantes e replicá-la na página,através do RSS Graffitti.
  • 4. Métricas da Página Oficial “Consultores8Ps”Todos os números e métricas abaixo referem-se ao período entre 02/07 e 31/07Número de Novos Assinantes (Fans): 121Este número reflete quantas pessoas “curtiram” nossa página no período.Número Total de Assinantes: 114Este número indica quantas pessoas são atualmente assinantes da página.Usuários ativos mensais: 186Número de pessoas, assinantes ou não, que interagiram com nossa página.Média de Visitantes ativos diários: 62Contando a partir do dia 17/07Levando em conta que temos pouco mais de ⅓ dos nossos consultores inscritos nogrupo como assinantes da nossa página, considero bastante satisfatório o número médiode visitas diárias. Atualmente, estamos produzindo conteúdo relevante utilizandoum mecanismo de filtragem social de notícias referentes aos assuntos tratados noplanejamento de trabalho de mídias sociais, entregue no dia 14/07 que são temas chavesdo curso de certificação, a saber: Marketing, SEO, Analytics, Métricas,Comunicação, RP, Empreendedorismo e assuntos afins. Os mecanismos deresumo buscam os temas mais comentados e redistribuídos, e geram um fator derelevância que imprime estes tópicos em nossa página, garantindo assim que o conteúdoentregue aos nossos assinantes seja de qualidade comprovada.Consumo de mídias na página
  • 5. De acordo com os dados, tivemos um consumo de mídia de 3 visualizações de fotos nodia 20 e 10 visualizações de fotos no dia 21 de Julho. Foram postadas alguns infográficose outras figuras no dia 19. Podemos verificar com estes dados que há um bom potencialde entrega de mídia através deste canal, deste que o mesmo não seja “canibalizado” poroutro canal oficial.No caso de utilizarmos o outros canais de mídia (como Picasa, Flickr, Youtube, Vimeo,Audioboo, etc.) é de fundamental importância que este conteúdo seja postado na página,sob forma de link, para aumentar o valor da página para seus assinantes e também arelevância da página em face dos temas que abordamos.
  • 6. TwitterConta “@Consultores8Ps” criada em 15 de Julho de 2011.Temos até o dia de hoje (02/08/2011) 1032 postagens e 135 seguidores, das nossasturmas de formação de Consultores 1 (SP - #8PsSP) 2 (RJ - #8PsRJ) e 3 (CE -#8PsCE)Como podemos ver no gráfico acima, tivemos um significativo aumento (porém muitoaquém do esperado) no número de seguidores no primeiro dia do #8PsFor. Neste dia,também tivemos o maior número de postagens em nossa conta, que foi devido àsrepostagens dos participantes do curso. Esse trabalho é de fundamental importância,para que a conta oficial do Twitter seja, a cada evento, identificada como fonte oficial deinformações sobre os eventos. Dessa forma, estaremos reforçando a “marca” da contajunto ao nosso público, e compartilhando com os prospects o que ocorre no evento,gerando assim o desejo de estar presente na próxima oportunidade.É importante destacar que no dia 01/08 houve mais do que o dobro de postagens do queno dia 31 (último dia do curso) isso ocorreu devido ao fato de que muitas expressões deapreço e de aproveitamento do conteúdo ocorreram justamente neste dia. Segundo aspalavras de algumas pessoas, foi só nesse dia que elas puderam começar a “colocar asidéias no lugar, e aplicar os conhecimentos, ou ao menos, parte deles”.
  • 7. Métricas adicionais e oportunidades de crescimentoKlout ScoreO Klout Score é um indicador cada vez mais utilizado e relevante no que diz respeito amétricas sociais.Através dele, importantes indicadores podem ser observados, permitindo a mudança deestratégias e de comportamentos em campanhas de marketing digital, antes queproblemas maiores ocorram. Em função disso, esta já é uma importante ferramenta demétrica social, e eu a utilizo frequentemente em conjunto com uma análisecomparatória para obter dados válidos e que digam algo de relevante sobre osquestionamentos necessários à melhoria contínua da estratégia.Observem o gráfico abaixo:
  • 8. Conforme podemos observar no gráfico acima, nossa conta @Consultores8Ps temum KloutScore de 42 sobre 38 da conta @8psmktdigital. É importante lembrarque nossa conta @Consultores8Ps conseguiu este KloutScore em apenas 15 dias!Este “placar” se deve a combinação de vários fatores matemáticos, sendo os maisimportantes, segundo o algoritmo do Klout, a Influência da Audiência, aProbabilidade de Amplificação e o Alcance Real de Audiência.Para efeitos de comparação, temos na conta @Consultores8Ps uma Influência deAudiência de 55 pontos, frente aos 48 pontos da outra conta. Além disso, possuímosna conta @Consultores8Ps uma Probabilidade de Amplificação de 25 pontos. Umponto a mais do que na outra conta.Isso significa que, mesmo tendo a conta @Consultores8Ps uma quantidade deseguidores de apenas (aproximadamente) 7% de seguidores em relação aconta @8psmktdigital, nossos números nesta conta são todos (com relação doalcance, o que é tão somente lógico) superiores.Sugiro enfaticamente que seja feita uma unificação das contas sob a conta@Consultores8Ps. Posso garantir que seria uma decisão bastante acertada, tomandocomo bases os números relatados acima. Além do mais, continuaria sendo possívelque a Margarete atualizasse a nova conta, alimentando-a com anúncios deeventos, caso ela assim o desejasse, bastando para isso que ela utilizasse a novaconta e senha.É importante ressaltar que não está sendo feita a propagação da nova conta@Consultores8Ps pela conta antiga, e que isso acaba por atrasar a divulgação desteendereço além de causar confusão em nossos consultores, tendo em vista que existemduas contas “oficiais”, o que não é, no nosso caso, necessário.Além do mais, no último email marketing enviado (sobre a promoção do livroautografado) a conta do twitter utilizada foi a @8psmktdigital, de forma que, acada vez que destacamos esta conta, perdemos todos, pois estamos trazendo pessoaspara uma conta que não está apresentando conteúdo, e portanto não está sendorelevante para nosso público alvo. Atualmente, a conta @8psmktdigital tem servidorbasicamente apenas ao propósito de divulgar os eventos. Não que isso seja ruim, claro.Mas ninguém segue canal de propaganda que não produz nada, além de propaganda!
  • 9. Ter milhares de seguidores numa conta não significa relevância. É preferível, para nossoobjetivo ter poucas centenas de contas de pessoas engajadas do que ter milharesde pessoas que nem mesmo usam o Twitter. Certamente temos uma taxa de 10 a 30% decontas que seguimos que não devem produzir nenhum conteúdo ou resultado a mais de30 dias, o que é péssimo para a conta e para as métricas de relevância, pois, estarligados a pessoas que não mantém a conversação, assim como manter umarelação proporcional de “seguidos x seguidores” maior que ⅓ também nosprejudica.Mais números sobre a conta @Consultores8PsConforme pode ser visto acima, temos uma previsão de alcançar 200 seguidores em 11dias e 225 em 15 dias. Considerando o fato de que nos dias 06 e 07 de Agosto (próximofim de semana) teremos uma nova turma, esta previsão de crescimento está muitoaquém daquilo que poderíamos obter.Conforme já foi destacado, nosso outro perfil do Twitter, @8psmktdigital, poderia estarsendo usado para divulgar este novo endereço. Além do mais, o endereço poderia sercolocado nos slides da apresentação dos cursos, aumentando assim a visibilidade dotrabalho nas redes sociais. Sugiro ao Conrado que coloque um slide a mais na próximaapresentação, com o endereço da nossa fanpage e do nosso twitter.Eu havia solicitado que fossem criados os endereços “twitter.8ps.com.br” e“facebook.8ps.com.br” que redirecionariam para nossas contas oficiais e seriamextremamente fáceis de lembrar, mas até o momento, o recurso não foi disponibilizado.Seria interessante se estes recursos (endereços de redirecionamento e slide promocionalno curso) fossem disponibilizados já na próxima turma, e que o Conrado enfatizasse anecessidade de que os novos consultores se “liguem” a nós nestes canais.
  • 10. Venho utilizando um recurso de resumos e filtragem automatizada de notícias chamadoSummify em nossa página oficial.Este recurso foi implantado em conjunto com o RSS Graffiti (publicador automático defeeds rss) em nossa página, pois antes, a página replicava integralmente o conteúdo danossa timeline no Twitter. Tendo em vista a grande quantidade de material oriundo doTwitter, a página estava causando uma “inundação” nos perfis de nossos assinantes (oufãs). Isso ficou bem claro, mesmo para mim, que tenho uma timeline bastantemovimentada, devido a grande quantidade de fontes de informação.Sendo assim, resolvi fazer “resumos” dos posts do Twitter, permitindo que apenasaquilo que for mais relevante, de acordo com métricas de popularidade, vá para apágina. Assim, mantemos nossa página alimentada regularmente com conteúdo útil aosnossos assinantes e permitimos que nossa página ganhe visibilidade de outras pessoas,interessadas nos assuntos que lá tratamos, tornando-se possíveis prospects.
  • 11. Além disso, este recurso tem gerado reflexos no Twitter, aumentando o KloutScore denossa conta @Consultores8Ps, pois a cada publicação citamos perfis que colaboram coma produção do resumo, e muitos destes agradecem e interagem com a publicação,gerando engajamento.Atualmente, importamos em nossa página, dois resumos: O meu, pessoal (que possuivárias fontes relevantes) e outro específico dos Consultores. Ambos são atualizados acada 6 horas e alimentam a página com 10 posts. Após um período de testes, concluí queserá mais balanceado e talvez mais interessante seguir no Twitter@Consultores8Ps as mesmas pessoas que contribuem para a produção domeu resumo pessoal (aumentando assim a relevância do resumo dos@Consultores8Ps), remover o meu resumo do feed de atualizações da página doFacebook e diminuir a frequência de publicação do resumo para 3 vezes pordia (8 em 8 horas) com 10 postagens. Isso será feito ainda essa semana e irei verificarcomo os números (e principalmente, as pessoas) irão se comportar.
  • 12. Curso de Formação de Consultores #8PsFORNos dias 30 e 31 de Julho, tivemos em Fortaleza (CE) um curso de Formação deConsultores 8Ps. Este curso foi acompanhando por mim, remotamente, via Twitter (emtempo integral, nos dois dias, através do meu Smartphone) e foi feito um forte trabalhode engajamento e republicação de todo o conteúdo relevante que foi disponibilizadopelos alunos.Primeiramente, vamos falar sobre os números.No dia 30, à tarde, nossa hashtag oficial “#8PsFOR” ficou em primeiro lugar nos TT´sdo estado do CE, superando INCLUSIVE os “Malditos Pôneis”, que dominaram os TT´sBrasil por dois dias seguidos. Foi uma luta árdua, mas nosso motor tem cavalos ;)Tivemos uma excelente repercussão da hashtag oficial #8PsFOR, tendo uma análisequalitativa (sentiment) de 5:1 para menções positivas, 44% de alcance efetivo e 111menções únicas da hashtag. Podemos, em face destes números, declarar que o evento foi um sucesso! :)
  • 13. Indicadores de ameaças encontrados:- As pessoas não sabiam da conta @Consultores8Ps (pelo menos, inicialmente)- Os participantes também não conheciam o endereço da página oficial do Facebook- Haviam alunos querendo abrir comunidades no Orkut. Ainda não operamos nestecanal oficialmente e não sei se iremos fazê-lo, mas as pessoas no curso pareciam muitodispostas a fazê-lo. A que se levar em conta a regionalidade em relação ao uso dasferramentas. O Orkut é uma ferramenta ainda muito usada no norte nordeste do país,onde 70 e 79% das pessoas, respectivamente, utilizam redes sociais das quais 80% usamo Orkut.- Mais uma vez, várias pessoas reclamaram com relação à conectividade de internet doevento. Muitas relataram que não conseguiam usar a internet e tantas outras, queestavam usando internet via 3G. É preciso dar atenção à este ponto que éCRÍTICO nos nossos cursos de formação.- Existe um perfil no Orkut que está usando nossa marca. Seria bom entrar em contatocom o seu proprietário. Na verdade, sugiro que entremos oficialmente neste canal, queainda é EXTREMAMENTE RELEVANTE no Brasil. Estamos nadando na contramão dosnúmeros.- Já ficou claro que usar o grupo não será viável por muito mais tempo. Não é uma tarefafácil encontrar um conteúdo naquele ambiente. Sugiro que adotemos a seguinte prática:Um fórum “selfhosted” dentro de nossa estrutura, para organizar projetos, dúvidas,discussões e outras conversações estruturadas usando o phpBB (que é considerado omelhor software da categoria, segundo sites especializados) e postagem de notícias,links, novidades, vídeos, artigos, ou seja, todo o material de “consumo de mídia” nanossa página oficial. Estamos criando uma estrutura de grande porte aqui. Já não dámais pra continuar crescendo sem regras, senão, em pouco tempo, a falta deorganização dos membros e do conteúdo (que está se perdendo no grupo) irádesencorajar as pessoas a manter o engajamento, e com isso, perderemos participantesrelevantes. Acreditem, já vi isso acontecer outras vezes! Já fui moderador decomunidades no Orkut que tinham milhares de pessoas e que foram extintas porqueviraram “bagunça”, enquanto que outras comunidades, cheias de normas e regras,florescem a cada dia, como a comunidade do Smartphone Samsung Galaxy S, que jápossui quase 10.000 membros e tem tantas regras que chega a ser “chata”, mas mesmoassim, só cresce! (ver figura abaixo)