Assessoria de Comunicação
Integrada
21 de março de 2014
Pseudoevento
Renato Cruz – Senac – 21/3/20142
 Acontecimento planejado com “o propósito imediato de ser
transmitido e rep...
Pesquisa e diagnóstico
Renato Cruz – Senac – 21/3/20143
É preciso conhecer:
 Missão, visão e valores;
 Planejamento estr...
Pesquisa e diagnóstico
Renato Cruz – Senac – 21/3/20144
É preciso conhecer (cont.):
 A comunicação – como é feita a comun...
Análise e interpretação
Renato Cruz – Senac – 21/3/20145
É preciso definir:
 A partir dos pontos fortes, as mensagens que...
Relações com a imprensa
Renato Cruz – Senac – 21/3/20146
O planejamento deve conter:
 Mensagens-chave – quais são as mens...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Assessoria em Comunicação Integrada - 21/3/2014

72

Published on

Aula da disciplina Assessoria em Comunicação Integrada, do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Senac, em 21 de março de 2014

Published in: Marketing
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
72
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Assessoria em Comunicação Integrada - 21/3/2014

  1. 1. Assessoria de Comunicação Integrada 21 de março de 2014
  2. 2. Pseudoevento Renato Cruz – Senac – 21/3/20142  Acontecimento planejado com “o propósito imediato de ser transmitido e reproduzido”.  Um acidente de trem é um acontecimento real, mas uma entrevista é um pseudoevento.  O termo foi sugerido em 1961, pelo historiador Daniel Boorstin.  “Enquanto a propaganda substitui opiniões por fatos, os pseudoeventos são fatos sintéticos que influenciam indiretamente as pessoas, fornecendo base „factual‟ sobre a qual elas supostamente compõem suas mentes.” Fonte: DUARTE, Jorge (org.) Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. 3.ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  3. 3. Pesquisa e diagnóstico Renato Cruz – Senac – 21/3/20143 É preciso conhecer:  Missão, visão e valores;  Planejamento estratégico da organização – como a empresa busca se posicionar e quais seus planos e metas futuras;  O setor de atuação – concorrentes, históricos e tendências;  O ambiente setorial – grupos de pressão, regulações; Fonte: DUARTE, Jorge (org.) Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. 3.ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  4. 4. Pesquisa e diagnóstico Renato Cruz – Senac – 21/3/20144 É preciso conhecer (cont.):  A comunicação – como é feita a comunicação da organização junto aos seus diversos públicos, quais ferramentas são utilizadas, se a organização já realizou pesquisas para conhecer como sua marca e produtos são percebidos;  A comunicação da concorrência – como ela tem se dado, tanto do ponto de vista de posicionamento como de ferramentas;  A organização na mídia – qual o histórico da relação organização/mídia. Fonte: DUARTE, Jorge (org.) Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. 3.ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  5. 5. Análise e interpretação Renato Cruz – Senac – 21/3/20145 É preciso definir:  A partir dos pontos fortes, as mensagens que o trabalho junto à imprensa deve reforçar para manter esses pontos;  A partir dos pontos fracos, o que precisa ser corrigido para minimizá-los e não deixar que eles comprometam o todo;  A partir das oportunidades, as ações que podem gerar espaços de divulgação na imprensa;  A partir das ameaças, como atuar para evitar que se concretizem e quais as contraofensivas que poderiam ser implementadas. Fonte: DUARTE, Jorge (org.) Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. 3.ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  6. 6. Relações com a imprensa Renato Cruz – Senac – 21/3/20146 O planejamento deve conter:  Mensagens-chave – quais são as mensagens que vão contribuir para que a empresa tenha o posicionamento buscado e que devem ser sempre disseminadas;  Veículos estratégicos – listar os veículos que têm coerência com o posicionamento e objetivos buscados e com os quais a organização deve estreitar relacionamento;  Preparação de porta-vozes – preparar as pessoas que vão falar em nome da organização. Fonte: DUARTE, Jorge (org.) Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. 3.ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×