Turismo

1,647
-1

Published on

Divulgando o turismo na região central do Estado de São Paulo. A proposta é fazer primeiro com que paulistanos conheçam seu estado, especialmente o interior

Published in: Entertainment & Humor, Travel
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,647
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
23
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Turismo

  1. 1. Vamos falar do turismo na região central do Estado de São Paulo?
  2. 2. OK., mas para isso precisamos destacar o Rio Tietê, com suas águas límpidas na região. Esta foto é de um ponto de Arealva, onde se vê o encontro natural das árvores às margens do rio, com suas águas apropriadas para a pesca e lazer aquático.
  3. 3. Precisamos destacar as eclusas que podem ser visitadas no próprio Rio Tietê, que cumprem com o seu papel em prol da produção energética sem obstruir o tráfego das embarcações que levam nossas produções até a países do Mercosul.
  4. 4. No seu próximo passeio por barcos de vários tamanhos, você poderá visitar umas eclusas da região e curtir as emoções promovidas pelo “elevar” do nível da água, compatibilizando interesses para a produção energética com o aspecto logístico necessário à continuidade do transporte pelas barcaças, lanchas, veleiros, etc.
  5. 5. De passagem por Pederneiras você poderá conhecer o Porto Intermodal, que é de onde saem as barcaças repletas de produtos da região rumo a estados mais ao sul e mesmo países que nos fazem divisa e onde chegamos pelo transporte hidroviário.                                       
  6. 6. No passeio, a partir de Barra Bonita, você terá contato com aspectos históricos, como conhecer esta ponte que faz a interligação entre a própria Barra Bonita com Igaraçú do Tietê. Bem ao estilo inglês, adotado na época. E não se estranhe pela forma como se dá a passagem, pois é por uma única mão.
  7. 7. Num final de semana apropriado, a beleza fica ainda maior com os barcos ancorados ou navegando pelo Rio Tietê. É a nossa praia. Aí vemos o “pier” do Bauru Tênis Clube, que mantém uma unidade náutica no rio.
  8. 8. Ah, aí está um dos muitos barcos que fazem os passeios turísticos pelo Rio Tietê. Este passeio é imperdível e você pode se informar pelo site oficial da Barra Bonita, que tem links para as empresas que atuam no setor. São altamente profissionais e estão sob supervisão da marinha.
  9. 9. Olha aí o que você está perdendo: um veleiro nas imediações de Pederneiras, com toda curtição que se busca nesse esporte. São muitos os praticantes de “barcos a vela” e, quando em movimento, fazem o nosso rio ainda mais belo.
  10. 10. Mas é claro que temos as lanchas de todos os tamanhos para aquele passeio com a família e amigos. Aí, é o maior prazer ao sentir o vento fresco bater no rosto, parar no rancho do amigo e “tomar umas”, além de visitar as cidades da região e se maravilhar com o que a natureza nos disponibiliza.
  11. 11. Mas você pode à essa altura estar se perguntando sobre a nossa rede hoteleira. Aí você tem apenas um aspecto de um dos hotéis da região (este é de Lins), com um parque aquático e (pasme) com água natural a 40 graus. Quer mais?
  12. 12. Quer hotéis em localização central de Bauru com espaço para eventos de até 400 pessoas? Quer hotel de várias estrelas para o conforto de sua família, enquanto descansa dos muitos passeios dos quais por certo irá desfrutar? Temos vários, é só pesquisar pelos sites oficiais das cidades da região, com endereços www.nomedacidade.sp.gov.br Sobre Bauru não deixe de visitar www.vivendobauru.com.br
  13. 13. Bem, é chegada a hora de falarmos em logística, meios de transporte. Aí está o nosso maior diferencial, ou seja: nossa região é a melhor estruturada do País em termos de rodovias. Todas com pistas duplas, muito bem conservadas e com sinalização técnica e muito eficaz aos que procuram se informar sobre nossas cidades.
  14. 14. Mas os meios de transporte são vários, com destaque ao aeroviário, que conta com vários aeroportos na região, incluindo um de porte internacional em fase final de construção (já em operação), com pista de mais de 3 mil metros. Estamos falando do Aeroporto Moussa Tobias, de Bauru. E temos também esse aí, da foto, que é do Aeroclube de Bauru, que também serve a aviação comercial.
  15. 15. E qualidade de vida na região? A foto aí da criança em seu momento máximo de lazer diz tudo. Aqui temos tempo para o lazer, para a prática de esporte, para o bate-papo com os amigos, para a família, para as atividades culturais, etc. Enfim, em nossa região o tempo não tem pressa.
  16. 16. E quando bate um pouco do stress da vida moderna, pegamos um cavalo e saímos por aí, admirando a natureza a passos calmos. Equitação é um esporte muito praticado em algumas cidades, como Pirajuí, onde é possível participar de cavalgadas bem planejadas. Olha, um esporte que encanta a todos que o experimentam.
  17. 17. Não estranhe não, mas este é apenas um momento vivido num dos clubes da região num domingo qualquer. Aquele churrasco é compromisso firmado entre amigos e familiares e, por eles, os assuntos em dia, o descanso merecido, a oportunidade de aproximação para com todos.
  18. 18. Mas vamos falar de negócios. Turismo comercial, como dizem os técnicos. A cidade tem forte vocação para esse segmento do turismo, pois explora como se deve o potencial de cada cidade. Em Bauru, pela estrutura apropriada, podem ser realizados eventos de todos os portes.
  19. 19. A cidade é pólo comercial e para Bauru vem quase toda a região para a compra de tudo... de um simples computador ao carro último tipo de uma marca importada. Esta bela foto (de Celso Melani), é da área central de Bauru, mais conhecida como calçadão.
  20. 20. Quando se fala em bordados, logo vem à lembrança a cidade de Ibitinga, que é capital nacional desses produtos. São fábricas, lojas só de bordados, feiras, eventos de todos os tipos para mostrar uma infinidade de produtos para cama, mesa, vestimenta e muito mais.                                                        
  21. 21. A diversidade dos produtos produzidos em Ibitinga é muito grande e a qualidade dos produtos não nos é possível encontrar em outra parte do Brasil. Vale a pena uma visita para conhecer (e comprar, pois isso fica irresistível).
  22. 22. Falou em calçado feminino falou em Jaú, que é considerada a capital nacional do calçado feminino. As lojas se estruturaram em grupo e partiram para a construção de vários shoppings, que ficam à beira da estrada de acesso. E ficam lá, tentando a todos,
  23. 23. E numa viagem, com passagem por Jaú, a parada é inevitável. Ou a esposa, ou filha, ou ambas, querem porque querem conhecer ou voltar a comprar num dos ótimos “points” com tudo à mostra em termos de calçado feminino. Mas aproveite e conheça o que de mais Jaú tem a oferecer de bom.
  24. 24. Já que o turismo está sendo classificado de forma segmentada, vamos falar do turismo científico, educacional. E nisso temos que lembrar de nossas muitas universidades da região que oferecem todos os tipos de cursos adequados ao nosso momento. Esta foto é da USC (de Celso Melani). Quantos alunos não se transformam em nossos turistas?
  25. 25. O turismo científico tem sido responsável pela vinda de grande parte de turistas à região. Ou para uma cirurgia ou cursos no famoso “Centrinho” de Bauru, ou no Hospital Lauro de Souza Lima, voltado a portadores de hanseníase ou mesmo no Hospital Amaral Carvalho, que cuida de doentes com câncer, da cidade de Jaú.
  26. 26. A região é rica por suas praças, jardins, áreas verdes de um modo geral. De Bauru temos que falar do Vitória Régia, considerado o cartão postal da cidade. Está aí esse espaço muito visitado e belo, que mescla um imenso gramado com a água da mina ali nascente, mais o cimento muito bem introduzido pela arquitetura moderna.
  27. 27. Visitou uma cidade da região e não deixe de conhecer nossas igrejas. São elas verdadeiras obras de arte, com belas praças a lhes fazer moldura. Em nossas igrejas muito de nossa história.
  28. 28. Aí um aspecto da bela praça central de Duartina, que acaba de disponibilizar ao mercado turístico, um equipamento aquático muito interessante.
  29. 29. Bom, como falar de natureza, mato, bichos sem nos lembrarmos do zoológico de Bauru que é um dos melhores e mais completos do País.
  30. 30. Saiba que há estudos para transformar Bauru numa “Cidade da Criança”, com mote exatamente no zoológico, que atrai milhares de visitantes todos os meses de toda região. Os prefeitos que estão por vir já pensam nisso e colocam os assessores a elaborar estudos.
  31. 31. Colado ao zoológico de Bauru está o Jardim Botânico, representado por ampla área verde preservada e que será mais um equipamento turístico após a implantação de um interessante projeto a respeito.
  32. 32. Olha quanta pressa nesses dois. Pois bem, hoje o programa deles é uma boa pescaria e, se der tempo, irão fritar os pescados com a família. Caso não, deixam para amanhã.
  33. 33. Falando nisso, prolifera-se na região o costume da pesca esportiva; aquela que se pratica por prazer e se paga pelo que é conquistado através das “traias” disponíveis nos pesqueiros apropriados. Estando sem pressa, procure um em quaisquer das cidades. Serão momentos inesquecíveis.
  34. 34. Andando por Arealva, e dando um passeio no jardim da praça você se depara com esta gruta, com a Nossa Senhora te esperando para uma oração. São coisas assim que valorizam nossas praças. São muitos detalhes como este, na região.
  35. 35. E o aspecto cultural tão bem preservado em nossas bibliotecas e agora na própria internet? São peças do passado muito bem guardadas, mas à disposição de nossos visitantes que nos ajudam a contar nossa história.
  36. 36. Uma das últimas reservas indígenas de nossa região sudeste do País fica em Avaí. Ainda não, mas em breve os visitantes poderão conhecer seu artesanato em um espaço que está sendo reservado para tanto. Estão na proposta a Prefeitura Municipal, o COMTUR e a FUNAI.
  37. 37. E já que o assunto é qualidade de vida, como não falar de nossos clubes sócio-esportivos, que dedicam amplos espaços para a prática de muitos tipos de esporte, em especial o futebol. E há competições na região entre clubes, entre cidades e contando com apoio das emissoras de televisão locais.
  38. 38. A terceira idade é muito respeitada e considerada na região que dedica espaços exclusivos para que “meninos e meninas” possam se cuidar fisicamente, relacionar-se, ter contato com a arte, com a cultura e receber, de sobra, aulas de vários tipos de manifestações artísticas.
  39. 39. E falando em arte, vamos salientar a atividade cultural da região que se dá em nossos teatros (este é de Bauru), espaços particulares que atuam no setor, casas noturnas, espaços abertos e especialmente dedicados pelas administrações públicas.
  40. 40. Destacamos aí o Teatro Municipal de Macatuba (foto), de Jaú, e vários outros de menor porte, da região, que cumprem intensa programação para a população em geral.
  41. 41. Nossas crianças são as que mais curtem a qualidade de vida da região. Aproveitam de nossos clubes, de nossos parques aquáticos, de nossos equipamentos públicos e muito mais.
  42. 42. Sem falar, é claro, de nossas academias de ginástica que sempre dedicam espaços para visitantes e dão atendimento especial aos nossos turistas. Aqui a vida tem valor.
  43. 43. Algumas cidades da região mantêm o transporte natural como principal meio, como é o caso de Promissão. E convenhamos, nada melhor do que uma bicicleta para nossa locomoção. Vamos?
  44. 44. Você encontra alguns castelos antigos preservados, como é o caso do Castelo Furlan, de Pederneiras, que foi até palco de vários filmes nacionais. Também destacamos a manutenção e preservação de muitas sedes de fazendas antigas, que hoje se adéquam à exploração do turismo, como é o caso da Fazenda São Benedito, de Agudos.
  45. 45. Bom, em termos de culinária nem é bom falar, porque já começa a dar fome. O bom mesmo é você se informar sobre quais e quantas casas com pratos especiais disponíveis na região. O churrasco predomina, mas a cozinha mineira, a japonesa e de outros países avançam pela região e se colocam à disposição no mercado.
  46. 46. Pensou numa costela como essa, mais conhecida como ripa? Pois bem, essa aí você encontra nas exposições agropecuárias da região , preparadas por gaúchos que sempre se apresentam.
  47. 47. Esportes radicais Agora vamos falar de eventos a começar por esportes radicais. Venha para a região (especialmente Dois Córregos) e curta o que há de melhor entre os jipeiros.
  48. 48. Eles não trocam as emoções como vemos na foto, por nada. Saem todos sujos, mas felizes da vida porque conseguiram suplantar os obstáculos. Cada qual com sua preferência.
  49. 49. E as cachoeiras da região. Além de serem procuradas pelos turistas, ainda cumprem com seu papel ecológico, e como deve.                                                                                                
  50. 50. São belas.                                                                                                
  51. 51. Ao admirá-las, ficamos mais próximos de Deus.
  52. 52. E são muitos os que ousam os esportes radicais, como rapel, por exemplo. Na região são muitas as opções.
  53. 53. Conheça nosso potencial na região de Mineiros, Dois Córregos, Brotas.
  54. 54. Aqui você encontra de apaixonados por carros antigos a colecionadores de selos. De peões boiadeiros a cientistas de primeiro mundo.
  55. 55. Casas de shows, danceterias, boates, etc., é o que não falta.
  56. 56. O que tem esse belo simental com turismo? Tudo, pois os bovinos, como eqüinos, ovinos, caprinos, etc., são os astros de nossas exposições agropecuárias.
  57. 57. Elas exibem o melhor de nossa pecuária, quer pela exposição própria dos animais, como pelos cursos, palestras, work-shops, leilões e verdadeira cadeia de empresas do setor agronegócio, que exibe as novidades, o que há de importante, necessário.
  58. 58. E dão a todos, alegria, diversão, lazer. Quem curte esportes do hipismo rural, encontra provas importadas dos Estados Unidos. E aqui já somos melhores que eles em muitas delas.
  59. 59. Sinta a emoção do garoto abrindo uma exposição agropecuária de Bauru. Da região são famosas as exposições de Jaú, Lençóis Paulista, Bauru, Ourinhos, Avaré. Mas eventos voltados a rodeios são a febre da região e a maioria das cidades tem sua promoção anual com sucesso.
  60. 60. Ufa, quanta coisa pra falar da região. E estou certo de ter omitido muita coisa, pois atrativos é que não faltam. Nossas cidades à beira do Tietê concorrem entre si para ver qual oferece a maior praia. E nelas, muita movimentação.
  61. 61. Para quem procura primeiro mundo no setor hoteleiro, não pode deixar de conhecer o Hotel Estância da Barra (Barra Bonita), o Blue Tree Park de Lins (foto), os bons hotéis de Avaré, de Bauru, Jaú, além de vários hotéis fazenda que se proliferam na região.
  62. 62. Venha para a região central do Estado de São Paulo. Que tal uma saída de São Paulo, com passagem pelas cidades que compõem o “Polo Questa” de Botucatu, passando por Jaú, Barra Bonita, chegando a Bauru e de Bauru ir conhecer o que há de melhor na região?
  63. 63. Ir pra ficar em Piratininga e com tempo desfrutar de todos os encantos do Águas Quentes de Piratininga. Só de piscinas aquecidas naturalmente a 39 graus são quatro. Outras cinco completam o parque aquático.                                                
  64. 64. Sinta pela foto o que você está perdendo. A água que cai da fonte é quente (39 graus) naturalmente. E os empreendedores do Águas Quentes estão a passos largos para em breve oferecer um balneário de primeiro mundo, que nada irá perder ao Beat Park de Fortaleza. Aguardem!                                                
  65. 65. Já começou a se programar? Venha, nossa região o espera de braços abertos. Venha curtir os bons espaços aqui mostrados e muito mais. Programe-se, procure sua agência de viagem. Convença-a de que a região central oferece um turismo rico e a preço compatível com nossa realidade.
  66. 66. Veja nosso potencial pela panorâmica do Águas Quentes de Piratininga.
  67. 67. Venha para o prazer, para a alegria, para o conforto, para a energia. Venha para a vida!
  68. 68. A região central do Estado de São Paulo o aguarda com muito interesse e entusiasmo. Boas vindas!
  69. 69. Texto e apresentação por Renato Cardoso
  70. 70. www.vivendobauru.com.br
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×