Suiça

12,398 views
12,173 views

Published on

A bela Suíça em fotos e informações pesquisadas

Published in: Technology
2 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
12,398
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
328
Comments
2
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • Suiça

    1. 1. Vamos conhecer a Suíça?
    2. 2. Vamos conhecer a Suíça?
    3. 3. Esta apresentação é interativa. Querendo saber mais, é só clicar nas palavras grifadas ou em cores. Clique para mudar slide.
    4. 4. A Suíça, Confederação Suíça ou ainda Confederação Helvética ( em latim : Confœderatio Helvetica) é um pequeno estado federal localizado no centro da Europa . Possui uma área de 41'290 km² dos quais 1'289 são cobertos por lagos.
    5. 5. O país faz fronteira a Norte com a Alemanha , a Este com a Áustria e o Liechtenstein , a Sul com a Itália e a Oeste com a França . 7'427'000 pessoas habitam o país onde a densidade populacional é de 176 habitantes por quilómetro quadrado.
    6. 6. A capital administrativa é Berna . Outras cidades importantes são Zurique , Genebra , Lausanne e Basileia .
    7. 7. A Suíça é uma das economias mais ricas do Mundo e é sede de inúmeros bancos privados e de organizações internacionais como a FIFA e a UEFA [1]
    8. 8. Etimologia O nome Helvética vem do latim helvetia . A Revolução Suíça de 1798 era a primeira contra a supermacia dos fundadores da Antiga Confederação Suíça : Uri , Schwyz , Unterwalden e as cidades de Lucerna , Zurique e Berna .
    9. 9. As diferentes línguas faladas obrigaram a criar um nome único em latim, língua maioritariamente falada na Europa.
    10. 10. Hoje, "Helvetia" é utilizada para caracterizar oficialmente a Suíça. Este nome pode ser contrado em selos e moedas suíços. "C.H." são as iniciais encontrada nos autoclantes para os carros e no domínio da Internet. [2]
    11. 11. <ul><li>História </li></ul><ul><ul><li> Ver artigo principal: História da Suíça </li></ul></ul>
    12. 12. Em 1291 , representantes dos cantões florestais de Uri , Schwyz e Unterwalden assinaram a Carta de Aliança. Isso os uniu na luta contra o domínio &quot;estrangeiro&quot; dos Habsburgo , então detentores do trono do Sacro Império Romano-Germânico .
    13. 13. Na Batalha de Morgarten em 1315 , os suíços derrotaram o exército Habsburgo e garantiram sua independência de facto como a Confederação suíça.
    14. 14. Na Paz de Vestfália de 1648 , os países europeus reconheceram a independência helvética do Sacro Império e sua neutralidade . Em 1798 , os exércitos da Revolução francesa conquistaram a Suíça.
    15. 15. O Congresso de Viena de 1815 reestabeleceu a independência do país e as potências européias concordaram em reconhecer sua neutralidade de forma permanente.
    16. 16. Suíça adotou uma constituição federal em 1848 , que sofreu extensas emendas em 1874 e que estabelecia responsabilidade federal para defesa, comércio e assuntos legais. Desde então, melhorias contínuas nos campos político, econômico e social têm caracterizado a história do país.
    17. 17. Historicamente neutros, os suíços não participaram oficialmente em nenhuma das guerras mundiais , embora tenham beneficiado economicamente durante a Segunda Guerra Mundial através do branqueamento de ouro nazi [3] .
    18. 18. Durante a guerra, o Banco Nacional Suíço recebeu US$ 440m em ouro , dos quais $316m terão sido saqueados [4] .
    19. 19. Em 2002 , de acordo com a constituição federal de 1999 , a Suíça finalmente se tornou membro integral das Nações Unidas .
    20. 20. <ul><li>Política </li></ul><ul><ul><li> Ver artigo principal: Política da Suíça </li></ul></ul>
    21. 21. De acordo com a constituição de 1999 , os cantões detêm todos os poderes não especificamente delegados à Confederação. O parlamento bicameral suíço, a Assembléia Federal, é primariamente quem exerce o poder. As duas casas, o Conselho de Estados e o Conselho Nacional , têm poderes iguais em todos os aspectos, inclusive quanto à iniciativa legislativa.
    22. 22. Os 46 membros do Conselho de Estados (dois de cada cantão e um de cada um dos antigos semicantões) são eleitos diretamente em cada cantão, enquanto os 200 membros do Conselho Nacional são eleitos diretamente num sistema de representação proporcional .
    23. 23. O mandato dos membros da Assembléia é de quatro anos. Através de referendos o povo pode contestar qualquer lei votada pelo parlamento federal e por iniciativas introduzir emendas à Constituição federal, o que faz da Suíça uma democracia semi-direta . .
    24. 24. O órgão executivo máximo é o Conselho Federal , um colegiado de sete membros.
    25. 25. Embora a constituição determine a responsabilidade da Assembléia Federal pela eleição e supervisão dos membros deste Conselho, ele assumiu gradualmente um papel de destaque na direção do processo legislativo , além de sua atribuição na execução da lei federal.
    26. 26. O Presidente da Confederação é eleito dentre os sete conselheiros pela Assembléia Federal, e por um ano assume funções representativas especiais.
    27. 27. Desde 1959 , os quatro partidos majoritários estão representados no Conselho Federal de acordo com a &quot;fórmula mágica&quot;, proporcional à sua representação no Parlamento federal: dois democratas cristãos ( CVP/PDC ) , dois social-democratas ( SPS/PSS ) , dois radicais democratas ( FDP/PRD ) , e um do Partido Popular da Suíça ( SVP/UDC ) .
    28. 28. Esta distribuição tradicional dos assentos, entretanto, não é sustentada por nenhuma lei, e nas eleições de 2003 para o Conselho Federal o CVP/PDC perdeu seu segundo assento para o SVP/UDC.
    29. 29. O Tribunal Federal zela pelo cumprimento da lei e resolução de conflitos oriundos de violações de autonomias cantonais e comunais, bem como de tratados internacionais; aprecia ainda reclamações por violação de direitos constitucionais. Seus juízes são eleitos pela Assembléia Federal para mandatos de seis anos.
    30. 30. <ul><li>Geografia </li></ul><ul><ul><li> Ver artigo principal: Geografia da Suíça </li></ul></ul>
    31. 31. A paisagem suíça é caracterizada pelos Alpes , uma alta cadeia montanhosa que se estende pelo centro-sul do país.
    32. 32. Entre os altos picos dos Alpes suíços , o mais alto dos quais é o Pico Dufour , de 4634 m, na fronteira suíço-italiana, encontram-se inúmeros vales, alguns com glaciares .
    33. 33. Delas, as nascentes de muitos rios europeus como o Reno , o Ródano , o Inn , o Aar ou o Tessino descem para lagos como o Léman , o de Zurique , o Neuchâtel e o de Constança e continuam a descer.
    34. 34. A montanha mais alta localizada inteiramente na Suíça é o Monte Dom , com 4545 m de altura. O cume do Dufour, no entanto, pode ser considerado o ponto mais alto da Suíça, pois fica a cerca de 160 m da fronteira italiana, em território suíço.
    35. 35. O norte do país é mais aberto e mais populoso, mas também tem ondulações como o maciço do Jura , uma cadeia menor no noroeste. O clima suíço é em geral temperado , mas as variações regionais são grandes, das rigorosas condições nas altas montanhas ao agradável clima mediterrâneo no extremo sul.
    36. 36. Lista de lagos da Suíça Lista de rios da Suíça Lista de passos montanhosos na Suíça
    37. 37. <ul><li>Economia </li></ul><ul><ul><li> Ver artigo principal: Economia da Suíça </li></ul></ul>
    38. 38. A Suíça é uma próspera e estável economia moderna de mercado com um PIB per capita maior do que o das grandes economias da Europa ocidental. Nos últimos anos, os suíços têm ajustado grandemente suas práticas econômicas às da União Européia para aumentar sua competitividade internacional.
    39. 39. Embora o país não esteja à procura de ser membro pleno da UE a curto prazo, Berna e Bruxelas assinaram acordos para uma maior liberalização comercial em 1999 . Eles continuam a discutir outras áreas de cooperação. Entretanto, a Suíça é membro da Associação Européia de Livre Comércio .
    40. 40. O país continua um porto seguro para investidores, por ter mantido um grau de sigilo bancário e por manter elevado o valor externo de longo prazo do franco . A taxa de crescimento do PIB caiu para 1,6 % em 2001 .
    41. 41. <ul><li>Demografia </li></ul><ul><ul><li> Ver artigo principal: Demografia da Suíça </li></ul></ul>
    42. 42. A Suíça encontra-se no cruzamento de diversas das principais culturas européias, que influenciaram profundamente as línguas e práticas culturais do país.
    43. 43. Há quatro línguas oficiais: o alemão no norte e no centro (64% da população), o francês a oeste (19%), o italiano ao sul (8%) e por fim o romanche , uma língua românica falada por uma pequena minoria (<1%) no cantão dos Grisões .
    44. 44. O alemão aí falado é predominantemente um dialeto suíço conhecido como Suíço-alemão ( Schwyzerdütsch ), mas os jornais e alguns programas de televisão usam o Alto-alemão .
    45. 45. Muitos suíços falam mais de uma língua e estrangeiros, residentes ou trabalhadores temporários, somam aproximadamente 20% da população.
    46. 46. A maior religião, praticada por 43% dos suíços, é o Catolicismo romano , seguido por diversas crenças Protestantes (35%). A imigração estabeleceu o Islamismo (4%) e a Ortodoxia Oriental (2%) como minorias religiosas dignas de nota.
    47. 47. Os demais pertencem a minorias muito pequenas ou que não praticam religião alguma. A estabilidade e prosperidade da Suíça, combinada com a população linguística e religiosamente diversa, levam alguns a descrever o país como um Estado consociacional .
    48. 48. Informações pesquisadas na internet. Endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/Su%C3%AD%C3%A7a
    49. 49. Fotos que circulam pela web, de autoria desconhecida.
    50. 50. Apresentação por Renato Cardoso www.renatocardoso.com.br
    51. 51. www.vivendobauru.com.br

    ×