SlideShare a Scribd company logo
1 of 62
Piratininga:  o turismo como importante atividade Clique para mudar os slides.
Esta apresentação é interativa (clique nas palavras em destaque).
Bem, para falar de Piratininga, temos que voltar no tempo até 1887, quando foi erguida a Santa Cruz.  Em  18 de maio de 1895  – houve a constituição do Patrimônio da Santa Cruz dos Inocentes.
Alguns fatos deixaram marcas, como em 07 de maio de 1945 – quando houve uma grande comemoração nas ruas de Piratininga, decorrente do "Dia da Vitória" (vitória dos aliados sobre o Eixo Roma - Berlim - Tóquio, na  2ª Guerra Mundial ).
Voltando no tempo, chegamos a 13 de agosto de 1958. Neste dia foi inaugurado o Cine Omar, um dos melhores cinemas da região, por muito tempo.
Bem, a história de Piratininga é rica em conteúdo e toda ela estava disponível  no site  www.piratininga.sp.gov.br
A história de Piratininga se confunde com a história do  transporte ferroviário  . Vejam Safira na plataforma do trem e Renato Cardoso dentre os que admiram.
A inauguração da Estação Ferroviária se deu em 25 de janeiro de 1905.
Percorria o ramal  Pederneiras , Itatingui, Piatã (Espírito Santo da Fortaleza),  Agudos , Taperão Itaquá, Batalha,  Piratininga .
Havia a necessidade de uma estação ferroviária em Piratininga, já que a cidade era considerada o núcleo avançado da  Alta Paulista , centro abastecedor à boca do sertão e era o marco da civilização nova da alta paulista.
A inauguração da estação foi tão importante, que fez com que o então povoado de Santa Cruz dos Inocentes deslocasse sua localização em 400 metros, dando origem à Vila Piratininga.
Bem, não tem como falar de Piratininga, sem contar alguns aspectos históricos.
O petróleo em  Piratininga  foi pesquisado pela  Paulipetro , consórcio CESP/IPT - Piratininga.  Na época, a  Paulipetro   estava perfurando poços em várias cidades do  Estado de São Paulo , em busca de petróleo e... bem, a história é esta:
Em Julho de 1979, o  DAEE (Departamento de Água e Energia),  órgão da Secretaria de Obras do Meio-Ambiente, contratou uma firma para as perfurações de 2 poços para abastecimento de água na cidade.
Os geólogos encontraram muita dificuldade em atingir qualquer lençol d'água e, informaram que as condições geológicas da cidade eram totalmente diferentes de outras regiões do resto do  Estado de São Paulo  e que, lá as características do solo evidenciavam uma possível existência de petróleo. O relatório foi enviado aos técnicos da Petrobrás.
Em 20 de Agosto de 1979, o governador  Paulo Salim Maluf  inicia as pesquisas, e ordena as primeiras perfurações na região de Piratininga, tendo em vista determinar a existência ou não de petróleo no município.
Técnicos do DAEE iniciam a perfuração de poço estratigráfico, de 1000 metros de profundidade nas imediações do córrego do Veado, dentro do perímetro urbano, que embora buscando mananciais de água, poderia indicar a presença de petróleo no local.
As falhas geológicas, as anomalias verificadas no centro do Estado de São Paulo seriam indícios que faziam crer na existência de petróleo nesta região. Nos solos de Piratininga foi encontrado o arenito "estrada nova" e zero por cento de basalto.
Em 22 de Outubro de 1979, é grande a euforia, há clima de festa na cidade. Do poço, perfurado numa profundidade de 991 metros, jorra água sulfurosa de caráter medicinal, acentuado teor de sal e cheiro de enxofre, com cerca de 80 mil litros por hora e fagulhas de basalto trazidas do fundo.
Muita gente se dirige ao local para tomar seu banho quente entre os equipamentos da perfuração. Nasce a esperança local de que Piratininga tenha condições de instalar um balneário e começar a exploração do turismo.
Muita gente se dirige ao local para tomar seu banho quente entre os equipamentos da perfuração. Nasce a esperança local de que Piratininga tenha condições de instalar um balneário e começar a exploração do turismo.
Outra curiosidade é com relação a  Cratera Astroblema de Piratininga (poucos sabem a respeito).
sdsds Localização: 22º 30`S, 49º10`W, Estado de São Paulo, Brasil.  Diâmetro: 12 Km,  Idade: 117 ± 17 milhões de anos  Morfologia: Forma circular com elevação central. Estruturas de deformação planar, existência de recristalização e graben anular.  Situação: Em estudo.
Em sondagem realizada na Estrutura de Piratininga, nos arredores da localidade homônima (região de Bauru), foram atravessados 324 m de sedimentos da Formação Marília do Grupo Bauru (Santos et al. 1980).  Hachiro et al. (1994) explicaram essa grande e localizada espessura pela associação dos sedimentos com um graben anelar, disposto concentricamente a uma estrutura de impacto de corpo celeste, que designaram de Astroblema de Piratininga.
Referência:  Hachiro, J- Astroblema de piratininga (sao paulo, brasil) - 1994. Origem e evolução de bacias Hachiro, J.; Coutinho, J.M.V.; Riccomini, C.; Coimbra, A.M.; Fernandes, L.A. 1994. O Astroblema de Piratininga (São Paulo, Brasil). In: SIMPÓSIO SOBRE O CRETÁCEO DO BRASIL, 3, Rio Claro, 1994. Boletim... Rio Claro, UNESP. p.93-96.  Revista Brasileira de Geociências, vol. 27 - 1997
Complicado entender do que se trata, não? Interessados em se aprofundar no assunto, é só clicarem em  Astroblemas
Piratininga  é um  município   brasileiro  do  estado  de  São Paulo . Localiza-se a uma  latitude  22º24'46"  sul  e a uma  longitude  49º08'05"  oeste , estando a uma altitude de 516 metros. Sua população estimada em  2004  era de 11.060 habitantes. Possui uma área de 398,28 km².
Sua  População Total  é de10.584, sendo: Urbana: 8.857  Rural: 1.727  Homens: 5.348  Mulheres: 5.236  (Fonte:  IPEA DATA)
Com o passar do tempo, Piratininga foi-se firmando no cenário interiorano do Estado de São Paulo como uma das mais importantes cidades.
Isto  por seus múltiplos aspectos, que vão de sua posição geográfica, recursos naturais, instrumentos turísticos, infra-estrutura, organização e tantos outros.
Está a poucos quilômetros do Aeroporto internacional Moussa Tobias, uma porta de acesso para transporte de cargas e passageiros para todas as partes do mundo.
Também está próxima do  Rio Tietê , importante meio de transporte fluvial, com acesso a cidades e estados vizinhos, podendo chegar ao mercosul.
Há grande diversificação em Piratininga no aspecto produção, com a  agricultura  se destacando, por suas muitas propriedades rurais modernizadas, utilizando equipamentos de última geração e apresentando grande produção agrícola e com  pecuária  forte, com índices superiores aos nacionais de participação do P.I.B.
Destaque à laranja, que está sendo plantada em altíssima escala na região, a partir da vinda da empresa  COIMBRA , hoje proprietária da Fazenda São José, com mais de 800 alqueires de laranja em fase pré-produção.
A zona rural também tem sido ocupada por plantio de eucalipto e cana, para açúcar e álcool, através de importantes empresas do setor.
Um diferencial na cidade de Piratininga é o número de residenciais fechados e de alto padrão. Sua expansão se dá pelo fato de estarmos próximos a grandes centros e com acesso fácil para cidades importantes da região.
Vários loteamentos estão em franca etapa de vendas e o número de construções também é expressivo. Destaque ao "Residencial Primavera", "Residencial Fazenda Bandeirantes", "Residencial Parque do Portal", "Residencial Ibituruna" e outros.
Turismo Destaca-se por sua beleza natural, recursos próprios ao eco-turismo, já em exploração. Soma-se a esses atributos, as atrações constantes dos campos artístico-culturais e tantos outros.  A ótima qualidade de vida, em Piratininga, é das melhores. Quem chega, normalmente não quer ir embora.
Turismo É no setor turístico que Piratininga tem-se destacado mais atualmente, por oferecer um balneário de primeiro mundo. O  Águas Quentes de Piratininga  vem a ser uma grande atração que atrai sócios do clube de todas as partes do Estado e até mesmo de estados vizinhos, cujos turistas dão uma movimentação a mais à cidade.
Turismo O Wet Park, em fase de construção, será um empreendimento com inúmeras atrações aquáticas, também se servindo da água natural a 41 graus, disponível ao grupo empreendedor e seus associados.
Astronomia O  COC, Centro de Observação do Céu  é tido pelos pesquisadores, membros do  CASP (Centro de Astronomia de São Paulo),  como um privilegiado local para observação do espaço infinito.
Turismo Falar de  Piratininga  é o mesmo que destacar a qualidade de vida de seus moradores e visitantes. Cidade bem organizada, povo com alto índice de civilidade, que ama a vida e sabe receber bem os visitantes.
Os equipamentos turísticos da cidade são um motivo a mais para a constante e crescente procura por nossa cidade para a moradia. Piratininga cresce de forma ordenada e com nova população com alto padrão de renda.
Turismo O turismo tem sido a grande surpresa agradável da cidade, que destacou a partir da implantação do  Águas Quentes de Piratininga .
Junto com o clube balneário, vários instrumentos turísticos foram instalados na cidade e a estrutura de atendimento, tanto no comércio como em bares, postos de gasolina, restaurantes, hotéis, casas noturnas e outros, foi-se expandindo e se profissionalizando cada vez mais.
Turismo Em Piratininga encontra-se de tudo aos que a visitam ou a procuram para período de férias. O turismo reflete, também, no aspecto cultural, provocando organização de grupos e formação de novos profissionais de artesanato de todas especialidades.
As principais atrações turísticas da cidade são:  Águas Quentes de Piratininga Com aproximadamente 50 mil associados, este clube é um dos mais importantes e renomados de todo o País. Surgiu a partir da descoberta de águas termais (42 graus), ao se prospectar petróleo na cidade.
Águas Quentes de Piratininga Tem mais de dez piscinas de água quente, completa infra-estrutura, com quadras de quase todos os esportes. Vários espaços para eventos colocam Piratininga na rota do turismo empresarial. Na cozinha dos espaços disponíveis são oferecidos pratos regionais, com forte tendência à comida árabe.
Águas Quentes de Piratininga Foi este clube um dos importantes responsáveis pela expansão da cidade nos últimos dez anos.  O mesmo grupo empreendedor do Águas Quentes está finalizando o Wet Park, um balneário também de primeiro mundo, com hotel estância e muito mais.  
Piratininga Tênis Clube Centenas de associados - Área de lazer, 3 piscinas, salão de jogos, sauna , quadra de tênis.
Vários  pesqueiros  fazem o sossego dos piratininganos e visitantes. Destaque para:
Pesqueiro São Francisco Rua Manoel Pedro Carneiro, 51 (ao lado da Praça do Turista)
Pesqueiro Zuim e Restaurante Bacia dos Pombos   Rod. SP 225 (Bauru-Ipauçú), aproximadamente 3 Km após o trevo de entrada de Piratininga.
Contato com a natureza por muitas estruturas para cavalgadas,  hispismo  rural  e  passeios ecológicos .
Caminhadas ecológicas: o COMTUR de Piratininga espera para breve, oferecer guias turísticos ecológicos, para que turistas possam conhecer a beleza da zona rural.
Proprietários de sítios, fazendas, etc., partem para o ingresso na atividade ligada ao  eco-turismo . Vários equipamentos já são disponibilizados, pois Piratininga participa do circuito “Caminhos do Centro Oeste Paulista”, junto a outros nove municípios. O Circuito foi criado pela Delegacia Regional de Turismo, quando estava à frente o publicitário Renato Senis Cardoso, junto ao Ciesp Bauru e sob orientação do Sebrae.  É conduzido pelo Instituto Soma.
Bom, é isso. Procuramos trazer para esta apresentação o máximo de informações de Piratininga. O ideal mesmo é dar uma chegada a essa cidade que é só alegria, muita paz, harmonia e festa, quando é caso (mas muita festa).
Foi bom estarmos juntos nessa viagem virtual.
Informações subtraídas do  site oficial do município  , cujo conteúdo foi pesquisado e redigido pelo publicitário Renato Senis Cardoso e também com conteúdo dos sites do  Águas Quentes de Piratininga  e do  Google .
Saiba mais acessando  www.piratininga.sp.gov.br
Texto e apresentação por  Renato Cardoso
www.vivendobauru.com.br   www.expoanimais.com.br www.renatocardoso.com.br   www.zcastel.com.br www.piratininga.net

More Related Content

What's hot

Apartamento temporada e Copa 2014 em Niterói
Apartamento temporada e Copa 2014 em NiteróiApartamento temporada e Copa 2014 em Niterói
Apartamento temporada e Copa 2014 em NiteróiNaiandra Katiuscia
 
Vacaria - Destino Turistico
Vacaria  - Destino TuristicoVacaria  - Destino Turistico
Vacaria - Destino TuristicoMichely Oliveira
 
Levantamento das destinações turística de Cajati - SP
Levantamento das destinações turística de Cajati - SPLevantamento das destinações turística de Cajati - SP
Levantamento das destinações turística de Cajati - SPMichely Oliveira
 
Históriadejoãopesso1 rodrigo
Históriadejoãopesso1  rodrigoHistóriadejoãopesso1  rodrigo
Históriadejoãopesso1 rodrigonilmarfgalvao
 
Ocupação regiao sul
Ocupação regiao sulOcupação regiao sul
Ocupação regiao sulLUIS ABREU
 
Porto Murtinho - MS
Porto Murtinho - MSPorto Murtinho - MS
Porto Murtinho - MSDanniAndrade
 
Maxaranguape Nisia Floresta Parnamirim
Maxaranguape Nisia Floresta ParnamirimMaxaranguape Nisia Floresta Parnamirim
Maxaranguape Nisia Floresta ParnamirimJoseanFlorentinoSilva
 
Roteiro estrada real para divulgação 3ª versão
Roteiro estrada real   para divulgação 3ª versãoRoteiro estrada real   para divulgação 3ª versão
Roteiro estrada real para divulgação 3ª versãorustymarcellini
 
Textos trancoso
Textos trancosoTextos trancoso
Textos trancosoAmanda Vaz
 
Boletim informativo nº 20
Boletim informativo nº 20Boletim informativo nº 20
Boletim informativo nº 20lcainformatica
 
História de segipe para concursos questoes e provas
História de segipe para concursos questoes e provasHistória de segipe para concursos questoes e provas
História de segipe para concursos questoes e provasAdailton Andrade Dos Santos
 

What's hot (17)

Apartamento temporada e Copa 2014 em Niterói
Apartamento temporada e Copa 2014 em NiteróiApartamento temporada e Copa 2014 em Niterói
Apartamento temporada e Copa 2014 em Niterói
 
Folha 121
Folha 121Folha 121
Folha 121
 
Vacaria - Destino Turistico
Vacaria  - Destino TuristicoVacaria  - Destino Turistico
Vacaria - Destino Turistico
 
Levantamento das destinações turística de Cajati - SP
Levantamento das destinações turística de Cajati - SPLevantamento das destinações turística de Cajati - SP
Levantamento das destinações turística de Cajati - SP
 
Históriadejoãopesso1 rodrigo
Históriadejoãopesso1  rodrigoHistóriadejoãopesso1  rodrigo
Históriadejoãopesso1 rodrigo
 
Ocupação regiao sul
Ocupação regiao sulOcupação regiao sul
Ocupação regiao sul
 
Porto Murtinho - MS
Porto Murtinho - MSPorto Murtinho - MS
Porto Murtinho - MS
 
Maxaranguape Nisia Floresta Parnamirim
Maxaranguape Nisia Floresta ParnamirimMaxaranguape Nisia Floresta Parnamirim
Maxaranguape Nisia Floresta Parnamirim
 
3 ano artes campo grande
 3 ano artes campo grande 3 ano artes campo grande
3 ano artes campo grande
 
Serrano 170.2
Serrano 170.2Serrano 170.2
Serrano 170.2
 
Roteiro estrada real para divulgação 3ª versão
Roteiro estrada real   para divulgação 3ª versãoRoteiro estrada real   para divulgação 3ª versão
Roteiro estrada real para divulgação 3ª versão
 
Textos trancoso
Textos trancosoTextos trancoso
Textos trancoso
 
Boletim informativo nº 20
Boletim informativo nº 20Boletim informativo nº 20
Boletim informativo nº 20
 
Diário Oficial: 04-12-2015
Diário Oficial: 04-12-2015 Diário Oficial: 04-12-2015
Diário Oficial: 04-12-2015
 
Campo Grande
Campo GrandeCampo Grande
Campo Grande
 
História de segipe para concursos questoes e provas
História de segipe para concursos questoes e provasHistória de segipe para concursos questoes e provas
História de segipe para concursos questoes e provas
 
Danças Região Centro-Oeste
Danças Região Centro-OesteDanças Região Centro-Oeste
Danças Região Centro-Oeste
 

Similar to Piratininga em foco

Mercado Imobiliario
Mercado ImobiliarioMercado Imobiliario
Mercado Imobiliariomixinternet
 
Trabalho turismo
Trabalho turismoTrabalho turismo
Trabalho turismoColegio
 
Rio Grande (2)
Rio Grande (2)Rio Grande (2)
Rio Grande (2)Home
 
Caderno Pedagógico Cabo Frio
Caderno Pedagógico Cabo FrioCaderno Pedagógico Cabo Frio
Caderno Pedagógico Cabo Friojaquecgsouza
 
Relatório tecnico sit ipoema 30.01.2012 - nata 01
Relatório tecnico  sit ipoema 30.01.2012 - nata 01Relatório tecnico  sit ipoema 30.01.2012 - nata 01
Relatório tecnico sit ipoema 30.01.2012 - nata 01valter1962
 
Boteco zé mané-institucional2013
Boteco zé mané-institucional2013Boteco zé mané-institucional2013
Boteco zé mané-institucional2013publizi
 
INFORMAÇÃO COMPLETA 107 - março 2015
INFORMAÇÃO COMPLETA 107 - março 2015INFORMAÇÃO COMPLETA 107 - março 2015
INFORMAÇÃO COMPLETA 107 - março 2015Pery Salgado
 
Ilha pura, Barra da Tijuca, Novo Bairro na Barra, Lançamento, Apartamentos no...
Ilha pura, Barra da Tijuca, Novo Bairro na Barra, Lançamento, Apartamentos no...Ilha pura, Barra da Tijuca, Novo Bairro na Barra, Lançamento, Apartamentos no...
Ilha pura, Barra da Tijuca, Novo Bairro na Barra, Lançamento, Apartamentos no...Suely Maia
 
Book Ilha pura
Book Ilha puraBook Ilha pura
Book Ilha purailhapura
 

Similar to Piratininga em foco (20)

Piratininga Pps
Piratininga PpsPiratininga Pps
Piratininga Pps
 
Mercado Imobiliario
Mercado ImobiliarioMercado Imobiliario
Mercado Imobiliario
 
Trabalho turismo
Trabalho turismoTrabalho turismo
Trabalho turismo
 
Floripa
FloripaFloripa
Floripa
 
Floripa
FloripaFloripa
Floripa
 
Floripa
FloripaFloripa
Floripa
 
Floripa
FloripaFloripa
Floripa
 
Região Sudeste
Região SudesteRegião Sudeste
Região Sudeste
 
Rio grande
Rio grande Rio grande
Rio grande
 
Rio Grande (2)
Rio Grande (2)Rio Grande (2)
Rio Grande (2)
 
Caderno Pedagógico Cabo Frio
Caderno Pedagógico Cabo FrioCaderno Pedagógico Cabo Frio
Caderno Pedagógico Cabo Frio
 
Círio de nazaré 29.07
Círio de nazaré 29.07Círio de nazaré 29.07
Círio de nazaré 29.07
 
Guia do Litoral do Paraná
Guia do Litoral do ParanáGuia do Litoral do Paraná
Guia do Litoral do Paraná
 
Relatório tecnico sit ipoema 30.01.2012 - nata 01
Relatório tecnico  sit ipoema 30.01.2012 - nata 01Relatório tecnico  sit ipoema 30.01.2012 - nata 01
Relatório tecnico sit ipoema 30.01.2012 - nata 01
 
Boteco zé mané-institucional2013
Boteco zé mané-institucional2013Boteco zé mané-institucional2013
Boteco zé mané-institucional2013
 
Região sudeste slides1
Região sudeste slides1Região sudeste slides1
Região sudeste slides1
 
INFORMAÇÃO COMPLETA 107 - março 2015
INFORMAÇÃO COMPLETA 107 - março 2015INFORMAÇÃO COMPLETA 107 - março 2015
INFORMAÇÃO COMPLETA 107 - março 2015
 
Ilha pura, Barra da Tijuca, Novo Bairro na Barra, Lançamento, Apartamentos no...
Ilha pura, Barra da Tijuca, Novo Bairro na Barra, Lançamento, Apartamentos no...Ilha pura, Barra da Tijuca, Novo Bairro na Barra, Lançamento, Apartamentos no...
Ilha pura, Barra da Tijuca, Novo Bairro na Barra, Lançamento, Apartamentos no...
 
Book Ilha Pura
Book Ilha PuraBook Ilha Pura
Book Ilha Pura
 
Book Ilha pura
Book Ilha puraBook Ilha pura
Book Ilha pura
 

More from Renato Cardoso (20)

Bauruenses queridos
Bauruenses queridosBauruenses queridos
Bauruenses queridos
 
As aquarelas sensuais de Steve Hanks
As aquarelas sensuais de Steve HanksAs aquarelas sensuais de Steve Hanks
As aquarelas sensuais de Steve Hanks
 
O cé de bauru é mais bonito
O cé de bauru é mais bonito O cé de bauru é mais bonito
O cé de bauru é mais bonito
 
No ano que vem
No ano que vemNo ano que vem
No ano que vem
 
Primavera sem flor 1
Primavera sem flor 1Primavera sem flor 1
Primavera sem flor 1
 
Primavera sem flor
Primavera sem florPrimavera sem flor
Primavera sem flor
 
Primavera sem flor
Primavera sem florPrimavera sem flor
Primavera sem flor
 
Primavera sem flor
Primavera sem florPrimavera sem flor
Primavera sem flor
 
Sinto muito
Sinto muitoSinto muito
Sinto muito
 
Sinto muito
Sinto muito Sinto muito
Sinto muito
 
Sinto muito -
Sinto muito - Sinto muito -
Sinto muito -
 
Sinto muito.pps
Sinto muito.ppsSinto muito.pps
Sinto muito.pps
 
Sinto muito
Sinto muitoSinto muito
Sinto muito
 
Sinto muito
Sinto muito Sinto muito
Sinto muito
 
Sinto muito
Sinto muitoSinto muito
Sinto muito
 
Aprendi
AprendiAprendi
Aprendi
 
Sinto muito
Sinto muitoSinto muito
Sinto muito
 
Untitled Presentation
Untitled PresentationUntitled Presentation
Untitled Presentation
 
Sinto muito
Sinto muitoSinto muito
Sinto muito
 
Orao do-amigo-1206903801670519-3 (3)
Orao do-amigo-1206903801670519-3 (3)Orao do-amigo-1206903801670519-3 (3)
Orao do-amigo-1206903801670519-3 (3)
 

Recently uploaded

ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfmirandadudu08
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaaulasgege
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMVanessaCavalcante37
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalJacqueline Cerqueira
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasRosalina Simão Nunes
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasCassio Meira Jr.
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptxthaisamaral9365923
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxkarinedarozabatista
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 

Recently uploaded (20)

ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdf
 
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologiaAula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
Aula - 1º Ano - Émile Durkheim - Um dos clássicos da sociologia
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicasCenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
Cenários de Aprendizagem - Estratégia para implementação de práticas pedagógicas
 
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades MotorasPrograma de Intervenção com Habilidades Motoras
Programa de Intervenção com Habilidades Motoras
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 

Piratininga em foco

  • 1. Piratininga: o turismo como importante atividade Clique para mudar os slides.
  • 2. Esta apresentação é interativa (clique nas palavras em destaque).
  • 3. Bem, para falar de Piratininga, temos que voltar no tempo até 1887, quando foi erguida a Santa Cruz. Em 18 de maio de 1895 – houve a constituição do Patrimônio da Santa Cruz dos Inocentes.
  • 4. Alguns fatos deixaram marcas, como em 07 de maio de 1945 – quando houve uma grande comemoração nas ruas de Piratininga, decorrente do "Dia da Vitória" (vitória dos aliados sobre o Eixo Roma - Berlim - Tóquio, na 2ª Guerra Mundial ).
  • 5. Voltando no tempo, chegamos a 13 de agosto de 1958. Neste dia foi inaugurado o Cine Omar, um dos melhores cinemas da região, por muito tempo.
  • 6. Bem, a história de Piratininga é rica em conteúdo e toda ela estava disponível no site www.piratininga.sp.gov.br
  • 7. A história de Piratininga se confunde com a história do transporte ferroviário . Vejam Safira na plataforma do trem e Renato Cardoso dentre os que admiram.
  • 8. A inauguração da Estação Ferroviária se deu em 25 de janeiro de 1905.
  • 9. Percorria o ramal Pederneiras , Itatingui, Piatã (Espírito Santo da Fortaleza), Agudos , Taperão Itaquá, Batalha, Piratininga .
  • 10. Havia a necessidade de uma estação ferroviária em Piratininga, já que a cidade era considerada o núcleo avançado da Alta Paulista , centro abastecedor à boca do sertão e era o marco da civilização nova da alta paulista.
  • 11. A inauguração da estação foi tão importante, que fez com que o então povoado de Santa Cruz dos Inocentes deslocasse sua localização em 400 metros, dando origem à Vila Piratininga.
  • 12. Bem, não tem como falar de Piratininga, sem contar alguns aspectos históricos.
  • 13. O petróleo em Piratininga foi pesquisado pela Paulipetro , consórcio CESP/IPT - Piratininga. Na época, a Paulipetro estava perfurando poços em várias cidades do Estado de São Paulo , em busca de petróleo e... bem, a história é esta:
  • 14. Em Julho de 1979, o DAEE (Departamento de Água e Energia), órgão da Secretaria de Obras do Meio-Ambiente, contratou uma firma para as perfurações de 2 poços para abastecimento de água na cidade.
  • 15. Os geólogos encontraram muita dificuldade em atingir qualquer lençol d'água e, informaram que as condições geológicas da cidade eram totalmente diferentes de outras regiões do resto do Estado de São Paulo e que, lá as características do solo evidenciavam uma possível existência de petróleo. O relatório foi enviado aos técnicos da Petrobrás.
  • 16. Em 20 de Agosto de 1979, o governador Paulo Salim Maluf inicia as pesquisas, e ordena as primeiras perfurações na região de Piratininga, tendo em vista determinar a existência ou não de petróleo no município.
  • 17. Técnicos do DAEE iniciam a perfuração de poço estratigráfico, de 1000 metros de profundidade nas imediações do córrego do Veado, dentro do perímetro urbano, que embora buscando mananciais de água, poderia indicar a presença de petróleo no local.
  • 18. As falhas geológicas, as anomalias verificadas no centro do Estado de São Paulo seriam indícios que faziam crer na existência de petróleo nesta região. Nos solos de Piratininga foi encontrado o arenito "estrada nova" e zero por cento de basalto.
  • 19. Em 22 de Outubro de 1979, é grande a euforia, há clima de festa na cidade. Do poço, perfurado numa profundidade de 991 metros, jorra água sulfurosa de caráter medicinal, acentuado teor de sal e cheiro de enxofre, com cerca de 80 mil litros por hora e fagulhas de basalto trazidas do fundo.
  • 20. Muita gente se dirige ao local para tomar seu banho quente entre os equipamentos da perfuração. Nasce a esperança local de que Piratininga tenha condições de instalar um balneário e começar a exploração do turismo.
  • 21. Muita gente se dirige ao local para tomar seu banho quente entre os equipamentos da perfuração. Nasce a esperança local de que Piratininga tenha condições de instalar um balneário e começar a exploração do turismo.
  • 22. Outra curiosidade é com relação a Cratera Astroblema de Piratininga (poucos sabem a respeito).
  • 23. sdsds Localização: 22º 30`S, 49º10`W, Estado de São Paulo, Brasil. Diâmetro: 12 Km, Idade: 117 ± 17 milhões de anos Morfologia: Forma circular com elevação central. Estruturas de deformação planar, existência de recristalização e graben anular. Situação: Em estudo.
  • 24. Em sondagem realizada na Estrutura de Piratininga, nos arredores da localidade homônima (região de Bauru), foram atravessados 324 m de sedimentos da Formação Marília do Grupo Bauru (Santos et al. 1980). Hachiro et al. (1994) explicaram essa grande e localizada espessura pela associação dos sedimentos com um graben anelar, disposto concentricamente a uma estrutura de impacto de corpo celeste, que designaram de Astroblema de Piratininga.
  • 25. Referência: Hachiro, J- Astroblema de piratininga (sao paulo, brasil) - 1994. Origem e evolução de bacias Hachiro, J.; Coutinho, J.M.V.; Riccomini, C.; Coimbra, A.M.; Fernandes, L.A. 1994. O Astroblema de Piratininga (São Paulo, Brasil). In: SIMPÓSIO SOBRE O CRETÁCEO DO BRASIL, 3, Rio Claro, 1994. Boletim... Rio Claro, UNESP. p.93-96. Revista Brasileira de Geociências, vol. 27 - 1997
  • 26. Complicado entender do que se trata, não? Interessados em se aprofundar no assunto, é só clicarem em Astroblemas
  • 27. Piratininga é um município brasileiro do estado de São Paulo . Localiza-se a uma latitude 22º24'46" sul e a uma longitude 49º08'05" oeste , estando a uma altitude de 516 metros. Sua população estimada em 2004 era de 11.060 habitantes. Possui uma área de 398,28 km².
  • 28. Sua População Total é de10.584, sendo: Urbana: 8.857 Rural: 1.727 Homens: 5.348 Mulheres: 5.236 (Fonte: IPEA DATA)
  • 29. Com o passar do tempo, Piratininga foi-se firmando no cenário interiorano do Estado de São Paulo como uma das mais importantes cidades.
  • 30. Isto por seus múltiplos aspectos, que vão de sua posição geográfica, recursos naturais, instrumentos turísticos, infra-estrutura, organização e tantos outros.
  • 31. Está a poucos quilômetros do Aeroporto internacional Moussa Tobias, uma porta de acesso para transporte de cargas e passageiros para todas as partes do mundo.
  • 32. Também está próxima do Rio Tietê , importante meio de transporte fluvial, com acesso a cidades e estados vizinhos, podendo chegar ao mercosul.
  • 33. Há grande diversificação em Piratininga no aspecto produção, com a agricultura se destacando, por suas muitas propriedades rurais modernizadas, utilizando equipamentos de última geração e apresentando grande produção agrícola e com pecuária forte, com índices superiores aos nacionais de participação do P.I.B.
  • 34. Destaque à laranja, que está sendo plantada em altíssima escala na região, a partir da vinda da empresa COIMBRA , hoje proprietária da Fazenda São José, com mais de 800 alqueires de laranja em fase pré-produção.
  • 35. A zona rural também tem sido ocupada por plantio de eucalipto e cana, para açúcar e álcool, através de importantes empresas do setor.
  • 36. Um diferencial na cidade de Piratininga é o número de residenciais fechados e de alto padrão. Sua expansão se dá pelo fato de estarmos próximos a grandes centros e com acesso fácil para cidades importantes da região.
  • 37. Vários loteamentos estão em franca etapa de vendas e o número de construções também é expressivo. Destaque ao "Residencial Primavera", "Residencial Fazenda Bandeirantes", "Residencial Parque do Portal", "Residencial Ibituruna" e outros.
  • 38. Turismo Destaca-se por sua beleza natural, recursos próprios ao eco-turismo, já em exploração. Soma-se a esses atributos, as atrações constantes dos campos artístico-culturais e tantos outros. A ótima qualidade de vida, em Piratininga, é das melhores. Quem chega, normalmente não quer ir embora.
  • 39. Turismo É no setor turístico que Piratininga tem-se destacado mais atualmente, por oferecer um balneário de primeiro mundo. O Águas Quentes de Piratininga vem a ser uma grande atração que atrai sócios do clube de todas as partes do Estado e até mesmo de estados vizinhos, cujos turistas dão uma movimentação a mais à cidade.
  • 40. Turismo O Wet Park, em fase de construção, será um empreendimento com inúmeras atrações aquáticas, também se servindo da água natural a 41 graus, disponível ao grupo empreendedor e seus associados.
  • 41. Astronomia O COC, Centro de Observação do Céu é tido pelos pesquisadores, membros do CASP (Centro de Astronomia de São Paulo), como um privilegiado local para observação do espaço infinito.
  • 42. Turismo Falar de Piratininga é o mesmo que destacar a qualidade de vida de seus moradores e visitantes. Cidade bem organizada, povo com alto índice de civilidade, que ama a vida e sabe receber bem os visitantes.
  • 43. Os equipamentos turísticos da cidade são um motivo a mais para a constante e crescente procura por nossa cidade para a moradia. Piratininga cresce de forma ordenada e com nova população com alto padrão de renda.
  • 44. Turismo O turismo tem sido a grande surpresa agradável da cidade, que destacou a partir da implantação do Águas Quentes de Piratininga .
  • 45. Junto com o clube balneário, vários instrumentos turísticos foram instalados na cidade e a estrutura de atendimento, tanto no comércio como em bares, postos de gasolina, restaurantes, hotéis, casas noturnas e outros, foi-se expandindo e se profissionalizando cada vez mais.
  • 46. Turismo Em Piratininga encontra-se de tudo aos que a visitam ou a procuram para período de férias. O turismo reflete, também, no aspecto cultural, provocando organização de grupos e formação de novos profissionais de artesanato de todas especialidades.
  • 47. As principais atrações turísticas da cidade são: Águas Quentes de Piratininga Com aproximadamente 50 mil associados, este clube é um dos mais importantes e renomados de todo o País. Surgiu a partir da descoberta de águas termais (42 graus), ao se prospectar petróleo na cidade.
  • 48. Águas Quentes de Piratininga Tem mais de dez piscinas de água quente, completa infra-estrutura, com quadras de quase todos os esportes. Vários espaços para eventos colocam Piratininga na rota do turismo empresarial. Na cozinha dos espaços disponíveis são oferecidos pratos regionais, com forte tendência à comida árabe.
  • 49. Águas Quentes de Piratininga Foi este clube um dos importantes responsáveis pela expansão da cidade nos últimos dez anos. O mesmo grupo empreendedor do Águas Quentes está finalizando o Wet Park, um balneário também de primeiro mundo, com hotel estância e muito mais.  
  • 50. Piratininga Tênis Clube Centenas de associados - Área de lazer, 3 piscinas, salão de jogos, sauna , quadra de tênis.
  • 51. Vários pesqueiros fazem o sossego dos piratininganos e visitantes. Destaque para:
  • 52. Pesqueiro São Francisco Rua Manoel Pedro Carneiro, 51 (ao lado da Praça do Turista)
  • 53. Pesqueiro Zuim e Restaurante Bacia dos Pombos Rod. SP 225 (Bauru-Ipauçú), aproximadamente 3 Km após o trevo de entrada de Piratininga.
  • 54. Contato com a natureza por muitas estruturas para cavalgadas, hispismo rural e passeios ecológicos .
  • 55. Caminhadas ecológicas: o COMTUR de Piratininga espera para breve, oferecer guias turísticos ecológicos, para que turistas possam conhecer a beleza da zona rural.
  • 56. Proprietários de sítios, fazendas, etc., partem para o ingresso na atividade ligada ao eco-turismo . Vários equipamentos já são disponibilizados, pois Piratininga participa do circuito “Caminhos do Centro Oeste Paulista”, junto a outros nove municípios. O Circuito foi criado pela Delegacia Regional de Turismo, quando estava à frente o publicitário Renato Senis Cardoso, junto ao Ciesp Bauru e sob orientação do Sebrae. É conduzido pelo Instituto Soma.
  • 57. Bom, é isso. Procuramos trazer para esta apresentação o máximo de informações de Piratininga. O ideal mesmo é dar uma chegada a essa cidade que é só alegria, muita paz, harmonia e festa, quando é caso (mas muita festa).
  • 58. Foi bom estarmos juntos nessa viagem virtual.
  • 59. Informações subtraídas do site oficial do município , cujo conteúdo foi pesquisado e redigido pelo publicitário Renato Senis Cardoso e também com conteúdo dos sites do Águas Quentes de Piratininga e do Google .
  • 60. Saiba mais acessando www.piratininga.sp.gov.br
  • 61. Texto e apresentação por Renato Cardoso
  • 62. www.vivendobauru.com.br www.expoanimais.com.br www.renatocardoso.com.br www.zcastel.com.br www.piratininga.net