Your SlideShare is downloading. ×
IGEC - Com9 - Inteligência de mercado
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

IGEC - Com9 - Inteligência de mercado

150
views

Published on

Apresentação da revista "Você Sustentável"

Apresentação da revista "Você Sustentável"

Published in: Education

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
150
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Sobre a revista Objetivo da revista: Ajudar o leitor a consumir de forma consciente e ter estilo de vida mais sustentável. Enfoque: Abordagem dos temas atuais ligados à sustentabilidade de forma educativa. Público-alvo: Donas de casa da classe C com idade entre 30 e 60 anos. Público secundário: Empresas que adotem processos sustentáveis na gestão de seus negócios.
  • 2. Sobre a revistaEspecificações Tiragem: 50 mil exemplares Distribuição: gratuita Periodicidade: quinzenal Número de páginas: 28 Formatação: 4/4 em papel certificado, 23 x 16 cm Impressão: Offset e acabamento com grampo canoa
  • 3. Sobre a revistaConteúdo Sugestões de pauta/tema: aquecimento global, poluição, impacto ambiental, leis de sustentabilidade, arquitetura verde, descarte de lixo, reciclagem, transporte e ecossistemas. Editorias: Tirinha (Bicho do Mato), Seu Bolso, Espaço Akatu, Toque Social, Faça Você Mesmo, Repórter Verde, Palavra do Leitor, Personalidade Ambiental, Agenda Sustentável, Utilidade Verde, Calendário Ecológico.
  • 4. Sobre a revistaParcerias Colaboradores: André Trigueiro, Carlos Minc, Fernando Gabeira, Sérgio Besserman, Mario Moscatelli e outros. Anunciantes e patrocinadores: Natura, Batavo, Coca-Cola, Wal Mart, Petrobras, McDonald’s, Braskem, Unimed, Oi, Bradesco, Sherat on Brasil e outros.
  • 5. Definição do problema Oferta de recursos naturais precária, principalmente devido à exploração causada pela humanidade. Impacto ambiental fortalecido pelo advento de novas tecnologias. Com o surgimento de conceitos como a globalização e sustentabilidade, a preocupação com o desenvolvimento responsável ganhou força na sociedade. Transformação de hábitos e exigência de novos modelos de produção menos agressivos ecologicamente.
  • 6. Definição do problema Sociedade civil brasileira ainda necessita de mobilização. Falta conhecimento à classe C para que adquira novos hábitos e exija mais das autoridades e demais instituições. A maior parte das mulheres dita as regras no consumo doméstico no País. Elas pesam na “balança ecológica”. Meios de canalizar esta força em prol de valores mais sustentáveis, como consumo e descarte conscientes, e cobrança de atitudes social, econômica e ambientalmente responsáveis.
  • 7. Proposta Revista Você Sustentável, que, com foco no público feminino da classe C, abordará temas relacionados à sustentabilidade ambiental; Objetivo será ampliar o conhecimento e estimular a atuação responsável desta grande parcela da população brasileira.
  • 8. Objetivos Geral: Avaliar, junto à classe C, o interesse por uma revista que aborde o tema da sustentabilidade, além de refinar o conceito da revista Você Sustentável. Específicos: Verificar o conhecimento e o interesse de consumidores da classe C sobre as questões referentes à sustentabilidade, por meio de que questões que permitam:  Levantar hábitos de consumo consciente da classe C;  Compreender o que as pessoas entendem por consumo e descarte conscientes e sustentabilidade;
  • 9. Objetivos específicos  Saber qual o destino dado por esses consumidores para o lixo reciclável e orgânico;  Descobrir as dificuldades para a adoção de um consumo consciente;  Entender a compreensão e adesão ao tema “sustentabilidade”;  Saber como essas consumidoras se informam sobre assuntos da atualidade (TV, revista, internet e/ou jornal);  Levantar possíveis caminhos de como atrair esta parcela da população para uma revista sobre sustentabilidade;
  • 10. Objetivos específicos  Descobrir se as consumidoras têm interesse em ler revista sobre sustentabilidade;  Detectar a melhor forma de abordar os assuntos com uma linguagem atrativa e adequada a este público.
  • 11. Metodologia Foram realizadas 20 entrevistas.Perfil do público entrevistado: Mulheres de 30 a 60 anos Donas de casa que trabalham Casadas, divorciadas ou solteiras Quase todas têm filhos A maioria vive com pelo menos uma pessoa Moram nas Zonas Norte e Oeste Formação: Ensino Fundamental a superior
  • 12. Roteiro da entrevistaEtapa 1 – Dados pessoais Qual a sua idade? Estado civil? Filhos (idade)? Qual a sua profissão/ocupação? Em que bairro você mora? Quantas pessoas moram em sua casa? E qual o seu grau de parentesco com elas? Você costuma se informar sobre temas da atualidade, por meio de revistas, jornal, internet ou televisão? Você costuma ler revistas(pagas ou gratuitas)? Qual(is)? Por quê? E o que faz com essas publicações? Costuma lê-las por inteiro ou escolhe alguns assuntos? Se seleciona o que vai ler, quais os temas que prefere? O que mais gosta nessas publicações? E o que menos gosta?
  • 13. Roteiro da entrevistaEtapa 2 – Dados conceituais Você já ouviu falar em sustentabilidade? Como? Onde? E o que você acredita que seja? E consumo consciente já ouviu falar? Como? Onde? O que é ou acredita que seja?
  • 14. Roteiro da entrevistaEtapa 3 – Verificação do interesse pela revista De um modo geral o que você achou da ideia dessa revista? O que você mais gostou? E o que você menos gostou? Tem algo que você ache difícil de acreditar ou que você não concorde? Se esta revista você entregue a você gratuitamente você teria interesse de ler? Por quê? Você adota alguma dessas atitudes (descritas no conceito)? Quais? O que observa ao escolher um produto ou uma empresa (preço, qualidade, propaganda, responsabilidade social, sustentabilidade)? Você acha a reciclagem importante? Por quê? Gostaria de aprender a fazer essa separação do lixo reciclável e orgânico, como restos de alimentos, por exemplo?
  • 15. Material de estímuloConceito Revista sobre meio ambiente e sustentabilidade que irá orientar sobre práticas e hábitos de consumo responsáveis e conscientes; Abordagem prática, com linguagem fácil e apresentando dicas para escolhas sustentáveis; Para despertar mais interesse: importantes iniciativas sociais e ambientais apoiadas por pessoas famosas, como artistas e celebridades, além de dicas de atitudes destas personalidades e ações socioambientalmente responsáveis de empresas, em prol do meio ambiente e da sociedade.
  • 16. Hipóteses positivasPode-se presumir que as mulheres da classe C: Tendem a se interessar pela revista pela qualidade (impressão, fotos) e curiosidade em saber o que fazem as celebridades; São pragmáticas e se interessarão pelo conteúdo de dicas práticas que, além de sustentáveis, podem representar uma economia; São antenadas e se interessarão mais em aprender sobre o consumo consciente e o que as empresas estão fazendo pela sustentabilidade.
  • 17. Hipóteses negativasPode-se presumir ainda que as mulheres da classe C: Não se sentem responsáveis sobre o assunto e acham que é um assunto dos “outros”; Não têm tempo para se preocupar com isso; Não acreditam em tudo que se diz (sustentabilidade não é importante para elas); Podem demonstrar falta de interesse ou de tempo; Há a possibilidade de apresentarem desinteresse por leitura; Podem acreditar que o tema já está “batido”.
  • 18. ResultadosConhecimento sobre sustentabilidade A maioria das entrevistadas já ouviu falar sobre sustentabilidade; Contudo, elas não sabem ao certo o que é; Ainda associam a sustentabilidade à reciclagem de lixo; Na maioria das vezes, sabem sobre o assunto por meio da TV; As entrevistadas com melhor percepção do tema tomaram conhecimento no trabalho.
  • 19. ResultadosConhecimento sobre sustentabilidade“Estou ouvindo o nome sustentabilidade, agora. Conhecia algumascoisas, mas não sabia que eram sustentabilidade"“Já ouvi falar [sobre sustentabilidade] em uma palestra no trabalho e,pelo que entendi, é a capacidade que o ser humano tem de interagir como mundo preservando o meio ambiente”“O que conheço sobre a sustentabilidade é por meio de anúncios ereportagens. Também ouço sobre ela na televisão, na empresa em quetrabalho, no marketing de algumas empresas”
  • 20. ResultadosHábitos de consumo consciente Todas as entrevistadas consideram a reciclagem importante; Algumas separam o lixo em suas casas; Porém, reclamam que não há coleta seletiva; Outro hábito citado foi o cuidado em evitar desperdício de água e luz; Ao escolher produto ou empresa, estas mulheres ainda priorizam o preço.
  • 21. ResultadosHábitos de consumo consciente“Acho a reciclagem muito importante, porque precisamos preservar omeio ambiente”“Separo o lixo, mas não adianta nada, porque o lixeiro vai juntar tudo denovo”“Separo o lixo apenas no trabalho. Em casa, tento economizar na contade luz”“Tento economizar água no banho”
  • 22. ResultadosHábitos de leitura Não têm o hábito de comprar revistas em bancas de jornal; Mas quase todas aceitam, regularmente, publicações gratuitas; Algumas entrevistadas afirmaram ler essas publicações por inteiro; Outras escolhem temas relacionados a cidade, celebridades, receitas e novelas, por exemplo.
  • 23. ResultadosHábitos de leitura“Gosto quando [as publicações] vão direto ao assunto principal, comuma linguagem de fácil entendimento”“Gosto de ficar informada”
  • 24. ResultadosInteresse pela revista Não citaram nenhum aspecto negativo; A maioria tem interesse em aprender a separar e reaproveitar materiais recicláveis e orgânicos; Também gostariam de saber o que os famosos fazem; Embora não leiam sobre o tema, todas gostariam de ler a revista; Acham que pode ajudá-las a serem sustentáveis e a economizar; Acreditam ser difícil que a sociedade mude. Mas acham que revista pode contribuir neste sentido.
  • 25. ResultadosInteresse pela revista“Se explicado de uma forma clara, as pessoas vão entender melhor o queisso [sustentabilidade] seja. Também gostei que terá assuntos ligados àscelebridades. Por enquanto, não tem nada que eu não tenha gostado”“É difícil acreditar que é possível mudar a mente das pessoas. Mas nãodeve parar de tentar. Não é para pensar que [a revista] é algo que estávindo tarde demais. Concordo com o projeto”“A ideia da revista é ótima. Se ela conseguir mudanças em somente 10%dos leitores, o planeta já está ganhando e muito com isso”
  • 26. AnálisePesquisa demonstrou que as consumidoras da classe C: Informam-se sobre temas atuais; Querem saber como ajudar o meio ambiente; Acham que é preciso conscientizar toda a sociedade para o tema; Gostariam de ler a Você Sustentável; Acreditam que a revista pode ser um bom instrumento para informar e educar a população sobre sustentabilidade.
  • 27. RecomendaçõesConforme a pesquisa apontou: É importante que a linguagem da revista seja lúdica e acessível; Revista deve ser educativa e informativa, para aumentar interesse dessas mulheres; É fundamental que seja gratuita, já que essas consumidoras não costumam comprar revistas e outras publicações.
  • 28. Obrigada! Clarissa LimaGabriela Bittencourt Juliana Campelo Renata Pacheco Rosângela Lopes Virginia Macul