Um Pouco De Arte Parte III

1,191 views
1,112 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,191
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
326
Actions
Shares
0
Downloads
54
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Um Pouco De Arte Parte III

  1. 1. UM POUCO DE ARTE Profa Renata Ruiz
  2. 2. Parte III   A pedidos...   Expressionismo Abstrato   Pintura Concreta   Arte Pop
  3. 3. Cenário da época   Pós-guerra   Bomba atômica   Guerra Fria – USA X URSS  Mundo dividido em dois blocos   Vários artistas emigraram para os EUA (Dali, Albers, Mondrian, Duchamp, entre outros)   Nova metrópole artística: Nova Iorque
  4. 4. Expressionismo Abstrato   A arte do recomeço   Ninguém mais acreditava que poderia mudar o mundo através do pincel   A pintura perdia a sua razão de ser: não era mais possível pintar flores, figuras e homens.   Os artistas privaram-se da função imitativa tradicional e expressavam-se sem efeitos e elementos representativos.
  5. 5. Expressionismo Abstrato   Os artistas estavam perdidos e procuravam formas de expressão individuais.   Subjetividade era determinante para as formas.   Abandono das regras, sem representação do cotidiano.   Representavam o que não poderia ser reconhecido a primeira vista.   Apelava-se para a fantasia, reflexão aos sentidos e à capacidade de questionamento do público.
  6. 6. Expressionismo Abstrato   O quadro nascia no momento em que o observador o contemplava.   “Devem tentar captar aquilo que o quadro tem para vos oferecer, em vez de tentarem ver nele uma mensagem principal e a confirmação das vossas idéias preconceituosas”  Jackson Pollock
  7. 7. Jackson Pollock – Número 32 (1950)
  8. 8. Willem de Kooning – Mulher VI ( 1953)
  9. 9. Pintura Concreta (Optical Arte)   A configuração de uma obra se radicava na utilização imediata de elementos concretos do quadro, ou seja, da superfície.   O único objeto é a cor.   São extremamente concretos apesar de não apresentarem objetos.   Os quadros cintilantes tiveram grande impacto na decoração dos anos 50 e 60.
  10. 10. Pintura Concreta (Optical Arte)   Efeitos óticos estimulantes para examinar a fundo a realidade visual   Contrastes de forma e cor fazem vibrar a superfície do quadro   Resultado: espaços desconcertantes, cintilantes e movimentos virtuais.   A cor era o verdadeiro objeto do trabalho artístico.
  11. 11. Victor Vasarely
  12. 12. Josef Albers, Homenagem ao Quadrado
  13. 13. Arte Pop   Os artistas pop voltaram a introduzir a realidade.   Desenvolveu-se simultaneamente nos Estados Unidos e Inglaterra   Transformou objetos banais do dia a dia em obras de arte.   Os artistas pop reproduziam as imagens da cultura de massa popular, da imprensa sensacionalista, da publicidade, das revistas triviais, do cinema e do design industrial.
  14. 14. Arte Pop   Não era preciso mais ter medo da arte, que deixou de ser elitista.   A arte parecia rejuvenescida e moderna, não tinha cheiro de mofo dos museus.   A Arte Pop era uma crítica profunda da sociedade de consumo ou uma forma hábil de participar desta sociedade?
  15. 15. Andy Warhol
  16. 16. Marilyn, 1964.
  17. 17. Banana, 1967
  18. 18. Embalagem da sopa Campbell’s, 1962
  19. 19. Mao, 1973
  20. 20. Roy Lichtenstein
  21. 21. Whaam! (1963)
  22. 22. M-Maybe (Retrato da Mulher), 1965

×