Exercícios de genética – sistema abo e 2ª lei de mendel
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Exercícios de genética – sistema abo e 2ª lei de mendel

on

  • 14,140 views

Exercícios de genética – sistema abo e 2ª lei de mendel

Exercícios de genética – sistema abo e 2ª lei de mendel

Statistics

Views

Total Views
14,140
Views on SlideShare
14,007
Embed Views
133

Actions

Likes
1
Downloads
125
Comments
1

4 Embeds 133

http://pensamentospoliedricos.blogspot.com.br 71
http://www.pensamentospoliedricos.blogspot.com.br 40
http://pensamentospoliedricos.blogspot.com 17
http://gentefazendohistoria.blogspot.com.br 5

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Exercícios de genética – sistema abo e 2ª lei de mendel Exercícios de genética – sistema abo e 2ª lei de mendel Document Transcript

  • Exercícios de Genética – Sistema ABO e 2ª Lei de Mendel1. Qual é o grupo sanguíneo cujas hemácias não aglutinam com nenhum dos dois tipos de soro, anti-A e anti-B?2. Hemácias que aglutinam tanto com soro anti-A como com anti-B pertencem a que grupo sanguíneo?3. A que grupo sanguíneo pertencem as hemácias que aglutinam com soro anti-A, mas não com soro anti-B?4. A que grupo sanguíneo pertencem as hemácias que aglutinam com o soro anti-B, mas não com soro anti-A? Considere as alternativas a seguir para responder às questões de 6 a 9. a) Pode receber de A, B, AB e O, e doar apenas para AB. b) Pode receber de A e O, e doar para A e AB. c) Pode receber de B e O, e doar pra B e AB. d) Pode receber apenas de O, e doar para A, B, AB e O.5. Uma pessoa do grupo sanguíneo A pode receber sangue de pessoas de que grupos e doar para pessoas de que grupos?6. Uma pessoa do grupo sanguíneo B pode receber sangue de pessoas de que grupos e doar para pessoas de que grupos?7. Uma pessoa do grupo sanguíneo AB pode receber sangue de pessoas de que grupos e doar para pessoas de que grupos?8. Uma pessoa do grupo sanguíneo O pode receber sangue de pessoas de que grupos e doar para pessoas de que grupos?9. Qual das alternativas que melhor expressa a relação de dominância entre os alelos que condicionam os grupos sanguíneos A, B, AB e O? a) IA > IB > i c) IA = IB > i A B b) I > I = i d) IA = IB = i10. Duas pessoas, uma do grupo sanguíneo AB e outra do grupo sanguíneo O, podem ter apenas filhos de sangue do tipo: a) AB c) A e B b) O d) A, B e O11. Duas pessoas do grupo sanguíneo AB podem ter apenas filhos de sangue tipo: a) AB c) A e B b) O d) A, B e O
  • 12. Considere as seguintes situações: I. Mãe Rh positiva e pai Rh negativo II. Mãe Rh negativo e pai Rh positivo III. Mãe e pai Rh positivos IV. Mãe e pai Rh negativos Pode acontecer a eritroblastose fetal apenas: a) Na situação I b) Na situação II c) Na situação I e II d) Na situação III e IV13. Em um banco de sangue havia à disposição sangue nas seguintes quantidades: A = 12 litros AB = 4 litros B = 10 litros O = 20 litros Uma ocasião de emergência fez com que não se pudesse seguir à risca a regar de aplicar transfusões de sangue idêntico. Tendo em vista seu conhecimento sobre o sistema ABO, responda: quantos litros de sangue estariam disponíveis, sem incluir transfusão idêntica, para indivíduos que têm ambos os fatores aglutinogênicos nas hemácias?14. Considere que os tipos sanguíneos de uma criança e de sua mãe são: criança A, Rh + e mãe B, Rh -. Qual (ou quais) dos homens, cujos tipos sanguíneos estão representados a seguir, poderia(m) ser o pai da criança? Justifique sua resposta, representando esquematicamente o tipo de cruzamento sugerido com os genótipos dos três indivíduos envolvidos: a) O, Rh+ d) O, Rh- b) AB, Rh- e) AB, Rh+ c) B, Rh-15. O pronto-socorro de um hospital recebeu dois pacientes necessitando de transfusão de sangue. O paciente I possui os dois tipos de aglutininas no plasma, enquanto o paciente II possui apenas um tipo de aglutinogênio nas hemáceas e apenas aglutinina anti-B no plasma. No banco de sangue do hospital havia 3 litros do grupo AB, 6 litros do grupo A, 2 litros do grupo B e 8 litros do grupo O. Quantos litros de sangue estavam disponíveis para os pacientes I e II, respectivamente?16. O heredograma a seguir mostra os tipos sanguíneos dos indivíduos de uma família. Com base nessas informações: a) Determine os genótipos dos diversos indivíduos. b) Calcule a probabilidade de um descendente do casal 12 X 13 ser do sangue tipo O.
  • 17. Segundo a lei da segregação independente ou 2ª Lei de Mendel: a) Dois ou mais genes determinam cada característica de um ser vivo b) O fenótipo resulta da interação entre o genótipo e o meio. c) Os organismos diplóides possuem duas cópias de cada gene. d) A separação dos alelos de um gene na meiose não interfere na separação dos alelos de genes localizados em outros pares de cromossomos homólogos.18. Uma célula duplo-heterozigótica quanto a dois pares de alelos, Aa e Bb, localizados em pares diferentes de cromossomos homólogos, formará por meiose 4 células, sendo: a) Uma portadora de A, outra portadora de a, outra de B e outra de b. b) Uma portadora de AB, outra de Ab, outra de aB e outra de ab. c) Uma portadora de AA, outra de Ab, outra de aB e outra de aa. d) Duas portadoras de AB e duas portadoras de ab, ou duas portadoras de Ab e duas portadoras e aB.19. Nos suínos existem cascos indivisos (F_) e cascos fendidos (ff). Outro loco, situado em outro par cromossômico, determina a cor dos pelos, que pode ser branca (P_) ou preta (pp). Um porco branco e de cascos indivisos foi cruzado com porcas genotipicamente iguais entre si e fenotipicamente iguais a ele. Entre as várias ninhadas, foram vendidos apenas os porquinhos pretos de cascos fendidos, uqe eram em número de 9. Pergunta-se: a) Quantos porquinhos espera-se que tenham nascido ao todo? b) Quantos porquinhos, do total nascido nas ninhadas, espera-se que sejam genotipicamente idênticos ao pai, quanto aos genes aqui considerados?20. Considere que a diferença entre uma planta de milho de 100 cm de altura e uma de 260 cm é devida a 4 pares de fatores de efeitos iguais e cumulativos, tendo a planta de 260 cm genótipo AABBCCDD e a de 100 cm, aabbccdd. Qual a altura e o respectivo genótipo das plantas F1 resultantes do cruzamento entre as duas linhagens puras?
  • 21. Com base nas informações da questão anterior, calcule as alturas de cada indivíduo cujos genótipos são dados a seguir e determine em cada cruzamento quais serão as alturas do indivíduo mais alto e do indivíduo mais baixo produzidos. a) AaBBccdd x AabbCcdd b) aaBBccdd x aaBBccdd c) AaBbCcDd x AabbCcDd d) AABBCcDD x aaBBccDd22. Em cobaias, a cor da pelagem é determinada por um par de genes, sendo a cor preta condicionada pelo alelo dominante (M) e a cor marrom pelo alelo recessivo (m). O comprimento dos pêlos curto ou longo é determinado pelos alelos dominante (L) e recessivo (l), respectivamente. Os dois genes, cor e comprimento, se segregam independentemente. Do cruzamento entre cobaias pretas e de pelo curto, heterozigotas para os dois genes, qual a probabilidade de nascerem filhotes com o mesmo genótipo dos pais?23. Ana possui olhos amendoados e cílios compridos e um charmoso “furinho” no queixo, que deixam o seu rosto bastante atraente. Estas características fenotípicas são as mesmas da sua mãe. Já o seu pai tem olhos arredondados, cílios curtos e não tem “furinho” no queixo. Ana está grávida e o pai da criança possui olhos arredondados, cílios curtos e com um “furinho” no queixo. Estas características são controladas por genes com segregação independente. Os alelos dominantes: A controla o formato de olhos amendoados, C os cílios compridos e F a ausência do “furinho”. Qual é o genótipo da Ana e a probabilidade de que ela tenha uma filha com olhos arredondados, cílios compridos e “furinho” no queixo?