Imagens cerebro

617 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
617
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
16
Actions
Shares
0
Downloads
11
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Imagens cerebro

  1. 1. http://www.profmarcos.com.br/PPGECIM/cerebro.html http://www.profmarcos.com.br/PPGECIM/cerebro.html PPGECIM/ ALGUMAS PARTES EXTERIORES DO CEREBRO1. Lobo Frontal: se ocupa de planejar e pensar; Frontal:2. Lobo Temporal: se encarrega de processar os sons e fala; Temporal: (fig. 1)3. Lobo Occipital: se usa quase exclusivamente para processar Occipital: imagens visual;4. Lobo Parietal: se ocupa principalmente da Parietal: orientação, dos cálculos e certos tipos de pensamento racional; Motora:5. Córtex Motora: controla o movimento do corpo e em conjunto com o cérebro coordena a aprendizagem de habilidades motora. (fig. 2)6. Tronco Cerebral parte mais antiga e profunda do cérebro Cerebral:
  2. 2. (cérebro réptil), controla e supervisiona as funções vitais do corpo – contém o sistema de ativação reticular (RAS) que é responsável por manter o cérebro em alerta.7. Sistema Límbico estão duplicadas em cada hemisfério do cérebro (cérebro mamífero), controla as Límbico: emoções e permita a interação com a razão. É importantíssimo para o processo de memória. aprendizagem e da memória a. O Tálamo É centralizada toda informação sensória Tálamo: do cérebro (exceto o olfato) e posteriormente distribuída para outras partes para seu processamento. b. O Hipocampo tem função importante para a Hipocampo: aprendizagem e conservação de informações da memória ativa, através de sinais elétricos até a memória de longo prazo – demora dias ou meses. Constantemente revisa a informação transmitida a memória ativa e compara com as experiências armazenadas – processo fundamental para criação de significado. (fig. 3) c. A Amígdala esta anexa ao hipocampo e cumpre Amígdala: função importante as emoções em especial ao temor – estímulos elétricos aplicado neste local causa ira, raiva (temor ou prazer em algumas vezes). Pesquisas (TEP) evidenciam que esta parte codifica uma mensagem emocional e se esta relacionado a uma recordação é armazenada na memória de longo prazo. O componente emocional é recuperado sempre que lembra de um evento. (Squire e Kandel, 1999) (fig. 5) 8. Hemisférios Cerebrais os nervos do lado esquerdo do corpo Cerebrais: cruzam o hemisfério direito, e os do direito cruzam o hemisfério esquerdo. Os hemisférios estão conectados por um cabo grosso que contém 250 milhões de fibras nervosas chamadas Corpo Caloso – é utilizado para comunicar-se entre os hemisférios e coordenar atividades.(fig. 4)9. Córtex: Córtex camada (seis camadas) rica em células neuronais, composta de 10.000 milhas de fibras conectoras por polegada cúbica – córtex tem a espessura de aproximadamente 3 cabelo humanos, e é onde ocorre a maioria das atividades (raciocínio, memória, fala e movimento muscular são controlados por esta área).10. Frontal: O Lobo Frontal ou Córtex Frontal, é o controle efetivo do al cérebro, supervisiona os níveis mais alto de raciocínio, resolução de problemas e controla os excessos do sistema emocional – controla nossas vontades e/ou nossa personalidade – e a memória operativa. (Smith e Jonides, 1999)11. O Cérebro é a área que coordena todos os movimentos, tem Cérebro: função importante na aprendizagem, realização e coordena ção das capacidades motoras – armazena a memória dos movimentos mecânicos. Coordena e harmoniza nossos pensamentos, emoções, sentidos e recordações. (Leonard, 1999) 12. Células Cerebrais o cérebro esta composto por um Cerebrais: trilhão de células de pelo menos dois tipos conhecido – células nervosas (neurônios) e células gliais (astrocitos). (fig. 6)
  3. 3. a. Um décimo são neurônios (aproximadamente 100 bilhões). Os neurônios são o núcleo operacional do cérebro e de todo o sistema nervoso – possuem milhares de dezenas de ramificações (dendritos). Cada neurônio pode ter até 10.000 ramificações de dendritos. i. Dendritos recebem impulsos elétricos de outros Dendritos: neurônios e os transmite através de uma fibra larga chamada axônio. Quanto mais complexo a habilidade requerida por uma ação, mais dendritos tem os neurônios – permitindo mais conexões, possibilitando mais aprendizagem. (fig. 7) ii. Axônio fibra larga que conecta os Axônio: neurônios, revestida pelas barra de mielina. iii. Barra de Mielina capa que rodeia (protege, Mielina: isola) os axônios aumentando a velocidade de transmissão do impulso (eletroquímico) – um neurônio podendo transmitir entre 250 a 2500 impulsos por segundo. iv. Sinapse é a separação entre um Sinapse: neurônio e outro onde ocorre a conexão (milionésimos de polegada). A aprendizagem ocorre quando faz-se a troca de uma sinapse, ocorrendo a influencia de um neurônio sobre outro. Neurotransmissoras: v. Substâncias Neurotransmissoras encontrada quase 100 substâncias diferentes no cérebro. (fig. 8)b. O restante são células astrocitos que servem como filtro protegendo os neurônios de substâncias daninhas. (Maiken, 1999).

×