Your SlideShare is downloading. ×
0
Tecnologia adsl
Tecnologia adsl
Tecnologia adsl
Tecnologia adsl
Tecnologia adsl
Tecnologia adsl
Tecnologia adsl
Tecnologia adsl
Tecnologia adsl
Tecnologia adsl
Tecnologia adsl
Tecnologia adsl
Tecnologia adsl
Tecnologia adsl
Tecnologia adsl
Tecnologia adsl
Tecnologia adsl
Tecnologia adsl
Tecnologia adsl
Tecnologia adsl
Tecnologia adsl
Tecnologia adsl
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Tecnologia adsl

1,129

Published on

Tecnologia ADSL_Prof. Reinaldo Cardoso

Tecnologia ADSL_Prof. Reinaldo Cardoso

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,129
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
55
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Tecnologia ADSLProf:Reinaldo Car doso
  • 2. DefiniçãoA ADSL, ou “Asymmetric DigitalSubscriber Line” (Linha DigitalAssimétrica para Assinante), é umtipo de tecnologia que, usando umalinha telefônica comum, permite aousuário transferir digitalmente dadosem alta velocidade.
  • 3. O termo ADSL ou Linha DigitalAssimétrica para Assinante nãose refere a uma linha, mas amodens que convertem o sinalpadrão do fio de telefone par-trançado em um duto digital dealta velocidade.
  • 4. Os modems são chamados"assimétricos" porque elesrecebem dados em umavelocidade maior do quetransmite.
  • 5. HistóricoA tecnologia ADSL nasceu em 1989nos laboratórios da TelcordiaTechnologies, Inc., Morristown, N.J.posteriormente conhecida comoBellcore. Essa tecnologia faz parte doformato DSL para comunicação dedados.
  • 6. Em 1990, as companhias telefônicasiniciaram a divulgação do Sistema ADSLcomo uma maneira de entrar nomercado de vídeo. Já em 1995, ascompanhias inovadoras vislumbraram oADSL como um modo de ofereceracesso a Internet de alta velocidade. Asinstalações de DSL começaram em1998 e continuam num ritmoextremamente elevado.
  • 7. Estrutura do SistemaA tecnologia ADSL divide a linhatelefônica em três canais virtuais:VozDownloadUpload Fonte: http://www.del.ufms.br/PCI_T1/G4/ADSL.htm#_Toc471322804
  • 8. Estrutura do SistemaPara separar voz de dados na linhatelefônica, é instalado na linha do usuárioum pequeno aparelho chamado Splitter.Nele é conectado um cabo que sai doaparelho telefônico e outro que sai domodem.
  • 9. Estrutura do SistemaNa central telefônica também há uma espéciede Splitter. Assim, quando você realiza umachamada telefônica (voz), o sinal é encaminhadopara a rede de comutação de circuitos dacompanhia telefônica (PSTN – PublicSwitched Telephone Network) e procede pelo seucaminho habitual. Quando você utiliza a internet, osinal é encaminhado ao DSLAN
  • 10. Estrutura do Sistema Residência ou escritório Estação TelefônicaFonte: http://www.infowester.com/adsl.php
  • 11. Como Funciona a Tecnologia ADSLInstala-se um modem ADSL fazendo-o seconectar a um equipamento na central telefônicaonde esta servirá como "estrada" para acomunicação entre esses dois pontos. Essacomunicação ocorre em frequências acima de5000 Hz, não interferindo na comunicação de voz(que funciona entre 300 Hz e 4000 Hz).
  • 12. Como Funciona a Tecnologia ADSLQuando seu modem estabelece uma conexãocom o modem da central telefônica, o sinal vaipara um roteador, em seguida para o provedor efinalmente para a internet. O sinal citado acima,depois de enviado à central telefônica, é separadoe os dados vão para um equipamento DSLAN quelimita a velocidade do usuário fazendo com vocênavegue à 256 Kb/s mesmo quando sua conexãosuporta 2 Mb/s.
  • 13. Protocolo PPPoEO ADSL por si só é um meio físico de conexão,que trabalha com os sinais elétricos que serãoenviados e recebidos. Funcionando dessaforma, é necessário um protocolo paraencapsular os dados de seu computador até acentral telefônica. O protocolo mais utilizadopara essa finalidade é o PPPoE (Point-to-Pointover Ethernet RFC 2516).
  • 14. Protocolo PPPoEO protocolo PPPoE trabalha com atecnologia Ethernet, que é usada paraligar sua placa de rede ao modem,permitindo a autenticação para a conexãoe aquisição de um endereço IP à máquinado usuário. Autenticando, é mais fácilidentificar o usuário conectado econtrolar suas ações
  • 15. AplicaçõesA cápsula receptora, dispositivode entrada do telefone, converteo sinal acústico num equivalenteelétrico em termos de volume(amplitude do sinal) e defrequência (variação da onda).
  • 16. AplicaçõesA maior aplicação potencial dos modensADSL é na rede de acesso para osassinantes, pois proporciona ao padrãoassimétrico do tráfego Internet,velocidades de até 8Mbps dedownstream no sentido da rede para ousuário e até 640Kbps no sentido inverso,tudo isto usando um simples par de fiosde cobre; podendo transmitir tanto vozcomo dados simultaneamente.
  • 17. Aplicações(vantagens do ADSL)∗ Une o padrão assimétrico das aplicações Internet a altas taxas de download;∗ Utiliza a estrutura da rede de cabos telefônicos existentes, reduzindo os investimentos das operadoras, e o custo para os provedores de serviço e usuários;∗ Adapta-se a várias condições da linha e influências;∗ É uma ligação permanente e dedicada, portanto mais segura;
  • 18. Aplicações(vantagens do ADSL)∗ Permite a simultaneidade e compatibilidade com o serviço telefônico; na mesma linha telefônica é possível fazer, receber e manter uma chamada telefônica simultaneamente a transferência de dados, como o acesso a Internet, sem que nenhum dos serviços seja afetado pelo outro.
  • 19. Empresas que Utilizam a Tecnologia ADSL no BrasilOi Velox (Oi) Speedy (Telefônica)Turbonet Power & Mega MAXX (GVT) NetSuper (CTBC)SuperVIA (Sercomtel)
  • 20. Alguns Equipamentos Utilizadospara a Conexão com a Tecnologia ADSL Modem ADSL Splitter Cabo Ethernet Linha Telefônica
  • 21. Considerações FinaisPor oferecer um serviço “satisfatório” e de baixocusto é que a tecnologia ADSL, foi bem aceitapelo os mais diversos usuários, tornando-seassim referencia no quesito acesso a internet etransferência de dados. Por ter um crescimentosignificativo e com uma grande aceitação, asempresas tendem a estarem melhorando os seussistemas e investindo em equipamentos parasatisfazer seus clientes e conquistar novosadeptos a essa forma de comunicação.
  • 22. Referênciashttp://www.del.ufms.br/PCI_T1/G4/ADSL.htm#_Toc471322801 – acessado em 23/010/2012http://www.infopedia.pt/$redes-de-comunicacao-de-dados – acessado em 24/10/2012http://www.infowester.com/adsl.php - acessado em24/10/2012

×