Your SlideShare is downloading. ×
Lista Exercicios 02
Lista Exercicios 02
Lista Exercicios 02
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Lista Exercicios 02

5,739

Published on

Estruturas de Decisão / Desvios Condicionais

Estruturas de Decisão / Desvios Condicionais

Published in: Technology, Business
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
5,739
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
130
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PIAUÍ CURSO: Técnico em Informática DISCIPLINA: Lógica de Programação / Algoritmos e Linguagens de Programação PROFESSOR: Regis Pires Magalhães LISTA DE EXERCÍCIOS 02 ESTRUTURAS DE DECISÃO – DESVIOS CONDICIONAIS Escreva os seguintes algoritmos em pseudocódigo: 1) Obtenha um número. Depois, se o número for par exibir o seu dobro, caso contrário, exibir o seu triplo. 2) Obtenha um número. Depois, se o número terminar com 0 (divisível por 10), exibir a metade dele, caso contrário, exibir a mensagem “O número digitado não termina com 0”. 3) Deseja-se calcular a conta de consumo de água de um consumidor. Para isto, escreva um algoritmo em pseudocódigo que receba o nome do consumidor, o preço do litro de água e a quantidade de litros consumidos, e exiba o nome do consumidor e o total a pagar (total a pagar = preço do litro x quantidade de litros consumidos). 4) Obter um número e dizer se ele é positivo, negativo ou neutro (zero). 5) Tendo como dados de entrada a altura e o sexo de uma pessoa, construa um algoritmo em pseudocódigo que calcule e mostre seu peso ideal, utilizando as seguintes fórmulas (2 pontos): Para homens: (72.7 * h) - 58, considere h = altura Para mulheres: (62.1 * h) - 44.7, considere h = altura 6) Dados 2 números e uma operação (+, -, * ou /), exibir o resultado da operação. 7) Receber 3 números e exibi-los em ordem crescente. 8) Dados o salário atual e o tempo de serviço de um funcionário, calcular seu salário reajustado. Funcionários com até 1 ano de empresa, receberão aumento de 10%. Funcionários com mais de um ano de tempo de serviço, receberão aumento de 20%. 9) Obter o ano atual e o ano de nascimento de uma pessoa e exibir sua idade. Depois disso, dizer se ela é bebê (0 a 3 anos), criança (4 a 10 anos), adolescente (11 a 18 anos), adulta (19 a 50 anos) ou idosa (51 anos em diante). 10) Dado o número do mês do ano, mostre o nome do mês por extenso. Caso o número do mês não exista, exibir a mensagem “mês inválido”. 11) Escreva um procedimento que receba 3 parâmetros representando os lados de um triângulo e imprima o tipo dele (eqüilátero, isósceles ou escaleno). 12) Faça um algoritmo que receba o valor do salário de uma pessoa e o valor de um financiamento pretendido. Caso o financiamento seja menor ou igual a 5 vezes o salário da pessoa, o algoritmo deverá escrever "Financiamento Concedido"; senão, ele deverá escrever "Financiamento Negado". Independente de conceder ou não o financiamento, o algoritmo escreverá depois a frase "Obrigado por nos consultar."
  • 2. 13) Fazer um algoritmo que escreva o conceito de um aluno, dada a sua nota. Supor notas inteiras somente. O critério para conceitos é o seguinte: Nota Conceito nota inferior a 3 conceito E nota de 3 a 5 conceito D notas 6 e 7 conceito C notas 8 e 9 conceito B nota 10 conceito A 14) A empresa XYZ decidiu conceder um aumento de salários a seus funcionários de acordo com a tabela abaixo: SALÁRIO ATUAL ÍNDICE DE AUMENTO 0 – 400 15% 401 – 700 12% 701 – 1000 10% 1001 – 1800 7% 1801 – 2500 4% ACIMA DE 2500 SEM AUMENTO Escrever um algoritmo que lê, para cada funcionário, o seu nome e o seu salário atual. Após receber estes dados, o algoritmo calcula o novo salário e escreve na tela as seguintes informações: <nome do funcionário> <% de aumento> <salário atual> <novo salário> 15) Escreva um algoritmo que determine o grau de obesidade de uma pessoa, sendo fornecido o peso e a altura da pessoa. O grau de obesidade é determinado pelo índice da massa corpórea (Massa = Peso / Altura^2 ) através da tabela abaixo: 16) Faça um algoritmo para calcular a conta final de um hóspede de um hotel fictício, considerando que: a) serão lidos o nome do hóspede, o tipo do apartamento utilizado (A, B, C ou D), o número de diárias utilizadas pelo hóspede e o valor do consumo interno do hóspede; b) o valor da diária é determinado pela seguinte tabela: c) o valor total das diárias é calculado pela multiplicação do número de diárias utilizadas pelo valor da diária; d) o subtotal é calculado pela soma do valor total das diárias e o valor do consumo interno; e) o valor da taxa de serviço equivale a 10% do subtotal; f) a total geral resulta da soma do subtotal com a taxa de serviço.
  • 3. g) escreva a conta final contendo: o nome do hóspede, o tipo do apartamento, o número de diárias utilizadas, o valor unitário da diária, o valor total das diárias, o valor do consumo interno, o subtotal, o valor da taxa de serviço e o total geral.

×