Your SlideShare is downloading. ×

Sustentabilidade

3,095

Published on

Projeto Interdisciplinar a ser desenvolvido na Escola Municipal Brigadeiro Faria Lima

Projeto Interdisciplinar a ser desenvolvido na Escola Municipal Brigadeiro Faria Lima

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
3,095
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
130
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Sustentabilidade Escola Municipal Brigadeiro Faria Lima 2012 Coordenação Pedagógica Profª Regina Karla de Azevedo
  • 2. Conceito desustentabilidade Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.
  • 3. Ações relacionadas asustentabilidade- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
  • 4. Ações ligadas a sustentabilidade- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria- prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.
  • 5. Benefícios A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
  • 6. O que é a Rio+20Rio+20 é o nome da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho de 2012. Deverão participar líderes dos 193 países que fazem parte da ONU. Objetivo O principal objetivo da Rio+20 é renovar e reafirmar a participação dos líderes dos países com relação ao desenvolvimento sustentável no planeta Terra. É portanto uma segunda etapa da Cúpula da Terra (ECO-92) que ocorreu há 20 anos na cidade do Rio de Janeiro. Principais temas que serão debatidos: - Balanço do que foi feito nos últimos 20 anos em relação ao meio ambiente; - Ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta; - Maneiras de eliminar a pobreza; - A governança internacional no campo do desenvolvimento sustentável.
  • 7. Tema da proposta: Sustentabilidade no Bairro de Água Santa : O que precisamos mudar ? Pensando globalmente para agir localmente.
  • 8. Objetivos:  Propiciar o desenvolvimento de atividades que visem a compreensão do conceito de sustentabilidade através da Pedagogia de Projetos;  Compreender o mecanismo de pesquisa em sites de busca;  Identificar os diferentes tipos de ferramentas de comunicação e informação existentes na Internet;  Ampliar o nível de compreensão e análise das transformações ocorridas no bairro de Água Santa, baseada no pensar globalmente e agir localmente da Agenda 21.
  • 9. Problema/questão a serresolvido/investigada:O bairro de Água Santa vem ao longo dotempo sofrendo graves transformaçõesambientais. Nossa proposta é que através deum projeto interdisciplinar que estesproblemas sejam levantados e apresentadaspossíveis soluções sustentáveis pesquisadaspelos alunos nas diferentes ferramentas deinformação e comunicação.
  • 10. Público a ser envolvido Alunos das turmas de E.I ao 9º ano da Escola Municipal Brigadeiro Faria Lima.
  • 11. Abordagem pedagógica: Cada turma trabalhará com um tema gerador que será sorteado pela coordenação. Os alunos das turmas serão divididos em grupos de aproximadamente 5 alunos cada grupo ligado a uma disciplina: Língua Portuguesa/Estrangeira, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes/Música/Ed.Física. Cada grupo terá como mediador um professor. Cada grupo deverá produzir um produto final/solução proposto pelo professor mediador. Este produto será apresentado numa Feira de Multidisciplinar.
  • 12. Atores e papéis quedeverão desempenhar Para Professores Desenvolvimento de projetos multidisciplinares a serem planejados nos Centros de estudos. Estudar e desenvolver trabalhos com as TIC ( blogs, vlogs, comunidades do Facebook, vídeos com celulares, vídeos, entrevistas, etc.) . Produção de material instrucional para a Feira. Troca de experiência com os professores de outro turno e /ou outra escola.
  • 13. Atores e papéis quedeverão desempenhar Para Alunos Pesquisa nos diferentes jornais , livros e revistas sobre ações de sustentabilidade para o bairro de Água Santa comparação das informações publicadas. Produção de resumos/sínteses sobre o assunto a ser pesquisado. Trabalho de pesquisa nos sites de busca. Produção de diferentes tipos de texto sobre a Sustentabilidade .
  • 14. Atores e papéis quedeverão desempenhar Para professores e Alunos Conversações sobre as diferentes informações sobre Possíveis soluções para a sustentabilidade do bairro de Água Santa na comunidade do Facebook.
  • 15. Período de realização: No 2º bimestre maio / junho do ano de 2012.
  • 16. Referências bibliográficas: Freire, P. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 1993. Silva, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000. Perrenoud, P. Dez novas competências para ensinar. Artmed, 2000 Perrenoud, P. Construir as competências desde a escola. Artmed, 1999 Moran, José Manuel – Utilização do vídeo, CD e DVD na sala de aula.

×