Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Receitas saborosas para o verão
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Receitas saborosas para o verão

  • 650 views
Published

 

Published in Education , Technology , Business
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
650
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
2
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Receitas saborosas e refrescantes para o verão A apenas um mês do início do verão, a temperaturas começam a subir, e a preocupação com o bem estar durante o verão chegam com elas. Para curtir o verão sem deixar de cuidar da alimentação, aqui estão algumas dicas e receitas fáceis que tornarão seu verão mais gostoso e seu corpo mais saudável. Uma dica interessante, que pode realçar o seu bronzeado, e a ingestão de alimentos ricos em betacaroteno, substância precursora da vitamina A, a qual auxilia na produção de melanina, o pigmento que confere o tom bronzeado à pele. Esses nutrientes estão presentes em grandes quantidades em frutas e hortaliças, tais como: cenoura, mamão, abóbora, manga, damasco, pêssego, agrião, couve, espinafre e brócolis. A vitamina C é um potente antioxidante, combatendo os radicais livres e protegendo a pele, podendo ser encontrada em frutas cítricas como: laranja, limão, caju, acerola, morango, goiaba, kiwi e maracujá. O calor faz com que o corpo transpire mais, aumentando a sua desidratação, o que eleva a necessidade do consumo de água pelo organismo. A desidratação é comum principalmente em crianças, que se distraem facilmente com brincadeiras, não bebendo uma quantidade de água suficiente e em idosos, que devido ao processo normal de envelhecimento, perdem um pouco da sensibilidade, sentindo menos sede, apesar do organismo estar precisando de água. Vale lembrar que quando o corpo sente a sensação de sede, muitas vezes este já apresenta uma desidratação importante. Para uma hidratação correta, é necessária a ingestão de no mínimo 2 litros ou 8 copos de líquidos por dia. Além da água podemos nos hidratar com: sucos naturais, água de coco, bebidas isotônicas e chás gelados. Porém, existem bebidas que devem ser evitadas em excesso, como os refrigerantes e as bebidas alcoólicas. Os refrigerantes têm uma pequena capacidade de hidratação em virtude da presença de gás e do alto teor de açúcar; já as bebidas alcoólicas, estimulam ainda mais a perda de água pela urina, além de serem calóricas e causarem outros malefícios ao organismo. O consumo de alimentos ricos em sal (enlatados, salgadinhos, petiscos, embutidos), principalmente no verão, deve ser controlado para evitar retenção hídrica, juntamente com inchaço e aumento da pressão arterial. Uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes é bastante importante, uma vez que esses alimentos contêm uma quantidade elevada de água, contribuindo para a hidratação, e em sua maioria têm poucas calorias e muitas fibras e vitaminas. Agora é com você, aproveite as sugestões de receitas abaixo e monte cardápios leves e saudáveis, para curtir o verão com muito sabor e saúde.
  • 2. Sugestão 1 Suco de limão com manjericão Ingredientes: 2 galhinhos de manjericão 3 colheres (sopa) de água suco de 1/2 limão espremido 1 copo de água gelada Modo de Preparo: Bater os galhinhos de manjericão com as 3 colheres de água. Juntar ao caldo de meio limão, a um copo de água e bater no liquidificador. Se preferir adicione apenas meio copo de água, completar com gelo e bata no liquidificador. Salada de Berinjela Ingredientes: 2 berinjelas grandes cortadas em tiras 2 cebolas média em rodelas 1 pimentão verde pequeno em rodelas 1 pimentão vermelho pequeno em rodelas 2 colheres (sopa) de vinagre 50 ml de água sal a gosto orégano a gosto azeite Modo de Preparo: Num refratário colocar a berinjela, os pimentões e as cebolas. Misturar na água o sal e o vinagre. Salpicar a berinjela. Colocar o orégano e regar com azeite. Levar ao forno em fogo médio e quando estiver dourado retirar do forno, deixar esfriar e colocar na geladeira. Observação: Além de ser usado como salada, pode ainda servir como recheio de sanduíche ou para comer com torradinhas. Sugestão 2 Suco de Melancia Ingredientes:
  • 3. 1 fatia de melancia (cerca de 1/8 de uma fruta média) 1 copo americano de água gelada 1 ramo de hortelã açúcar a gosto Modo de Preparo: Picar a melancia e levar ao liquidificador. Bater com a água, açúcar e a hortelã. Coar. Tabule de cascas Ingredientes: 1 xícara (chá) de trigo para kibe 1 xícara (chá) de casca de pepino 1 xícara (chá) de casca de banana 1 xícara (chá) de casca de batata- roxa ½ xícara (chá) de tomate sem semenrtes 2 colheres (sopa) de cebola 1 colher (sobremesa) de hortelã sal a gosto 4 colheres (sopa) de azeite 1/2 unidade de limão Modo de preparo: Lavar o trigo e deixa-lo de molho em água quente pó 15 minutos. Cortar a casca da batata- doce bem fininha e aferventar. Escorrer a água e reservar. Cortar as cascas da banana e do pepino bem fininhas e deixar de molho em água com algumas gotas de limão. Escorrer o trigo , espremendo bem para retirar toda a água. Escorrer a água das cascas. Juntar as cascas ao trigo e acrescentar o tomate, a cebola, e a hortelã picados. Misturar bem e temperar com o sal, o azeite e suco de limão. Sugestão 3 Suco de Frutas Cítricas Ingredientes: suco de 6 laranjas pêra 1/4 de abacaxi pequeno suco de 1 limão açúcar a gosto gelo quebrado Modo de Preparo: Espremer as laranjas e o limão e colocar no liquidificador. Juntar o abacaxi, sem o caroço e o açúcar e bater bem. Juntar meia bandeja de gelo picado e bater mais um pouco.
  • 4. Lanche de maçã e Agrião Ingredientes: 1/2 xícara de salsão (aipo) picado 1/2 xícara de maçã picada com a casca 1 xícara de agrião lavado e picado 1/3 xícara de maionese Modo de preparo: Misturar bem todos os ingredientes e passar no pão ou comer como salada. Dafna Kann Estudante do curso de Nutrição da FSP/USP, estagiária em Marketing Nutricional da Nutrociência Assessoria em Nutrologia www.nutrociencia.com.br