Receitas saborosas e refrescantes para o verão

        A apenas um mês do início do verão, a temperaturas começam a subir...
Sugestão 1

Suco de limão com manjericão

Ingredientes:
       2 galhinhos de manjericão
       3 colheres (sopa) de água
...
1 fatia de melancia (cerca de 1/8 de uma fruta média)
        1 copo americano de água gelada
        1 ramo de hortelã
  ...
Lanche de maçã e Agrião

Ingredientes:

       1/2 xícara de salsão (aipo) picado
       1/2 xícara de maçã picada com a c...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Receitas saborosas para o verão

664

Published on

Published in: Education, Technology, Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
664
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Receitas saborosas para o verão

  1. 1. Receitas saborosas e refrescantes para o verão A apenas um mês do início do verão, a temperaturas começam a subir, e a preocupação com o bem estar durante o verão chegam com elas. Para curtir o verão sem deixar de cuidar da alimentação, aqui estão algumas dicas e receitas fáceis que tornarão seu verão mais gostoso e seu corpo mais saudável. Uma dica interessante, que pode realçar o seu bronzeado, e a ingestão de alimentos ricos em betacaroteno, substância precursora da vitamina A, a qual auxilia na produção de melanina, o pigmento que confere o tom bronzeado à pele. Esses nutrientes estão presentes em grandes quantidades em frutas e hortaliças, tais como: cenoura, mamão, abóbora, manga, damasco, pêssego, agrião, couve, espinafre e brócolis. A vitamina C é um potente antioxidante, combatendo os radicais livres e protegendo a pele, podendo ser encontrada em frutas cítricas como: laranja, limão, caju, acerola, morango, goiaba, kiwi e maracujá. O calor faz com que o corpo transpire mais, aumentando a sua desidratação, o que eleva a necessidade do consumo de água pelo organismo. A desidratação é comum principalmente em crianças, que se distraem facilmente com brincadeiras, não bebendo uma quantidade de água suficiente e em idosos, que devido ao processo normal de envelhecimento, perdem um pouco da sensibilidade, sentindo menos sede, apesar do organismo estar precisando de água. Vale lembrar que quando o corpo sente a sensação de sede, muitas vezes este já apresenta uma desidratação importante. Para uma hidratação correta, é necessária a ingestão de no mínimo 2 litros ou 8 copos de líquidos por dia. Além da água podemos nos hidratar com: sucos naturais, água de coco, bebidas isotônicas e chás gelados. Porém, existem bebidas que devem ser evitadas em excesso, como os refrigerantes e as bebidas alcoólicas. Os refrigerantes têm uma pequena capacidade de hidratação em virtude da presença de gás e do alto teor de açúcar; já as bebidas alcoólicas, estimulam ainda mais a perda de água pela urina, além de serem calóricas e causarem outros malefícios ao organismo. O consumo de alimentos ricos em sal (enlatados, salgadinhos, petiscos, embutidos), principalmente no verão, deve ser controlado para evitar retenção hídrica, juntamente com inchaço e aumento da pressão arterial. Uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes é bastante importante, uma vez que esses alimentos contêm uma quantidade elevada de água, contribuindo para a hidratação, e em sua maioria têm poucas calorias e muitas fibras e vitaminas. Agora é com você, aproveite as sugestões de receitas abaixo e monte cardápios leves e saudáveis, para curtir o verão com muito sabor e saúde.
  2. 2. Sugestão 1 Suco de limão com manjericão Ingredientes: 2 galhinhos de manjericão 3 colheres (sopa) de água suco de 1/2 limão espremido 1 copo de água gelada Modo de Preparo: Bater os galhinhos de manjericão com as 3 colheres de água. Juntar ao caldo de meio limão, a um copo de água e bater no liquidificador. Se preferir adicione apenas meio copo de água, completar com gelo e bata no liquidificador. Salada de Berinjela Ingredientes: 2 berinjelas grandes cortadas em tiras 2 cebolas média em rodelas 1 pimentão verde pequeno em rodelas 1 pimentão vermelho pequeno em rodelas 2 colheres (sopa) de vinagre 50 ml de água sal a gosto orégano a gosto azeite Modo de Preparo: Num refratário colocar a berinjela, os pimentões e as cebolas. Misturar na água o sal e o vinagre. Salpicar a berinjela. Colocar o orégano e regar com azeite. Levar ao forno em fogo médio e quando estiver dourado retirar do forno, deixar esfriar e colocar na geladeira. Observação: Além de ser usado como salada, pode ainda servir como recheio de sanduíche ou para comer com torradinhas. Sugestão 2 Suco de Melancia Ingredientes:
  3. 3. 1 fatia de melancia (cerca de 1/8 de uma fruta média) 1 copo americano de água gelada 1 ramo de hortelã açúcar a gosto Modo de Preparo: Picar a melancia e levar ao liquidificador. Bater com a água, açúcar e a hortelã. Coar. Tabule de cascas Ingredientes: 1 xícara (chá) de trigo para kibe 1 xícara (chá) de casca de pepino 1 xícara (chá) de casca de banana 1 xícara (chá) de casca de batata- roxa ½ xícara (chá) de tomate sem semenrtes 2 colheres (sopa) de cebola 1 colher (sobremesa) de hortelã sal a gosto 4 colheres (sopa) de azeite 1/2 unidade de limão Modo de preparo: Lavar o trigo e deixa-lo de molho em água quente pó 15 minutos. Cortar a casca da batata- doce bem fininha e aferventar. Escorrer a água e reservar. Cortar as cascas da banana e do pepino bem fininhas e deixar de molho em água com algumas gotas de limão. Escorrer o trigo , espremendo bem para retirar toda a água. Escorrer a água das cascas. Juntar as cascas ao trigo e acrescentar o tomate, a cebola, e a hortelã picados. Misturar bem e temperar com o sal, o azeite e suco de limão. Sugestão 3 Suco de Frutas Cítricas Ingredientes: suco de 6 laranjas pêra 1/4 de abacaxi pequeno suco de 1 limão açúcar a gosto gelo quebrado Modo de Preparo: Espremer as laranjas e o limão e colocar no liquidificador. Juntar o abacaxi, sem o caroço e o açúcar e bater bem. Juntar meia bandeja de gelo picado e bater mais um pouco.
  4. 4. Lanche de maçã e Agrião Ingredientes: 1/2 xícara de salsão (aipo) picado 1/2 xícara de maçã picada com a casca 1 xícara de agrião lavado e picado 1/3 xícara de maionese Modo de preparo: Misturar bem todos os ingredientes e passar no pão ou comer como salada. Dafna Kann Estudante do curso de Nutrição da FSP/USP, estagiária em Marketing Nutricional da Nutrociência Assessoria em Nutrologia www.nutrociencia.com.br

×