Tipos de texto caracteristicas

50,800 views
50,028 views

Published on

Slides sobre os tipos de texto: Descritivo, Narrativo, Dissertativo Expositivo e DIssertativo Argumentativoi

Published in: Education
0 Comments
6 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
50,800
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
673
Comments
0
Likes
6
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Tipos de texto caracteristicas

  1. 1. Textos narrativos, descritivos e dissertativos:Características e exemplos. LPCE- Língua Portuguesa, Comunicação e Expressão Professora Rebeca Kaus
  2. 2. O texto descritivoCaracterísticas: • Registro de ocorrências concomitantes. • Caracterização de um objeto particular. (Criação com palavras, da imagem de um objeto) • Apreensão de um objeto com elementos captados pelos órgãos do sentido e transformados em palavras. • Linguagem descritiva:a) predomínio de verbos de estado e frases nominais. b) substantivos responsáveis pela designação dos traços do objeto. c) adjetivos (locuções adjetivas) responsáveis pela caracterização dos atributos . d) recursos de estilos mais utilizados: metáfora, comparação, metonímia, sinestesia. • É um recuso narrativo empregado na caracterização de personagens e de espaço. • A DESCRIÇÃO É ESTÁTICA COMO UMA FOTOGRAFIA
  3. 3. Exemplo de texto descritivo Nesse texto, o Cidadezinha qualquer sujeito procurou Casas entre bananeiras Mulheres entre laranjeira descrever o objeto pomar amor cantar. “cidadezinha” Um homem vai devagar. Um cachorro vai devagar. Um burro vai devagar. selecionando e Devagar ... as janelas olham. enumerando Eta vida besta meu Deus. elementos que, aANDRADE, Carlos Drummond de . Reunião – 10 livros de poesia. Rio de Janeiro, José seu ver, criam um Olympio, 1969. clima de monotonia.
  4. 4. O texto narrativoCaracterísticas• Relato de ocorrência que se sucedem.• Relato de transformações ocorridas a partir de um conflito.• Elementos constitutivos: a) foco narrativo; b) tipos de discurso; c) conflito;d) personagens; e) enredo; f) tempo; g) espaço.• Linguagem narrativa: predomínio dos verbos de ação.• Eixo progressivo: percurso em que são registradas as transformações.• A NARRAÇÃO É DINÂMICA COMO UM FILME.
  5. 5. Exemplo de texto narrativo Podemos ver que osOlhe o tempo passando Olhe, você vai embora registro dos Não me quer agora movimentos Promete voltar Hoje você faz pirraça (ações) e as E até acha graça se me vê chorar A vida acaba um pouco todo dia transformações Eu sei que você finge não saber E pode ser que quando você volte ocorrem em uma Já seja um pouco tarde pra viver linha de tempo Olhe o tempo passando Você me perdendo, com medo de amar cronológico, em Olhe, se fico sozinha Acabo cansando de tanto esperar. que fatos “Olhe o tempo passando”, Edson Borges e Dolores anteriores são Duran, CD A noite de Meu Bem, Nana Caymmi. EMI causas de fatos posteriores.
  6. 6. O texto dissertativoCaracterísticas Expondo idéias...• Exposição de um ponto de vista sem combater outros.• Não se dirige a um interlocutor específico.• Seleção de argumentos que legitimem o ponto de vista defendido.• O enunciador se preocupa com a exposição e a defesa de sua tese.• Linguagem formal, adequada ao assunto.
  7. 7. Exemplo de texto dissertativo Nenhuma ciência é definitivamente A dissertação pode ser . correta Sempre há teorias novas, e definida como uma compreensões novas. Mas há descobertas que são irreversíveis . A interpretação astronomia moderna, por exemplo, é bastante diferente a da de Copérnico, genérica da realidade mas ninguém, hoje, pode acreditar que a Terra é plana e que o Sol gira em torno em que se veiculam dela. O mesmo se aplica à teoria psicanalítica. Desde a descoberta da opiniões explícitas sexualidade infantil, da agressividade e da descoberta de , processos do por meio de conceitos inconsciente vitais para a nossa vida consciente, ninguém pode mais pode abstratos. Numa achar que os primeiros anos de vida e a infância não formam o nosso caráter. dissertação não Concluindo , vou repetir a frase que escrevi com W.R. Bion para o obituário predomina a de Melanie Klein: “Toda ciência busca a verdade. A psicanálise é única por progressão temporal, acreditar que a busca da verdade é, em si, um processo terapêutico.” mas a progressão ( Hanna Segal. Veja, 22/4/98) lógica.
  8. 8. O texto dissertativo argumentativoCaracterísticas Ataque e defesa....• Exposição de um ponto de vista combatendo outros.• Dirige-se a um interlocutor específico (explícito ou subentendido) .• Seleção de argumentos que legitimem o ponto de vista defendido, com o objetivo de enfraquecer argumentação contrária.• O enunciador se preocupa com a exposição e a defesa de sua tese, tentando com isso persuadir o interlocutor. (aquele que almeja a adesão deste.)• Linguagem adequada ao assunto e ao interlocutor.
  9. 9. Exemplo de texto dissertativo Ao elaborar um textoargumentativo argumentativo visando a O Rio que paga carreirinha de coca é o conseguir a adesão de mesmo Rio que foge do seqüestro, eis a verdade. Diz-se que a violência vem determinado (s) do morro. Bobagem, tolice. Como a interlocutore (s) o passeata do Reage Rio, a violência também é obra do carioca bem-posto. enunciador precisa (...) Dois dos objetivos palpáveis do escolher os argumentos, reage Rio são o reaparelhamento da polícia e a urbanização das favelas. conhecer a dimensão Erraram de alvo. Estão mirando na deles e estabelecer uma direção errada(...) Pouco adianta dar novos 38 à polícia se não for ordem de apresentação interrompido o fluxo de dinheiro que dos mesmos. Em outras garante os AR-15 do tráfico palavras, deve ter SOUZA, Josias. O Rio chora e berra. Folha de São Paulo, 05/12/95. consciência da pertinência e da força dos seu argumentos.

×