Your SlideShare is downloading. ×
Encontro pelo Conhecimento Livre: REA e Políticas Públicas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Encontro pelo Conhecimento Livre: REA e Políticas Públicas

279
views

Published on

ENCONTRO PELO CONHECIMENTO LIVRE: …

ENCONTRO PELO CONHECIMENTO LIVRE:
Grupo de Trabalho em Ciência Aberta

Evento para consolidar a formação de um grupo de trabalho em Ciência Aberta da Open Knowledge Foundation no Brasil constituído por pesquisadores brasileiros que compartilham o interesse em discutir e promover o entendimento e a prática de processos abertos na ciência, nas suas diversas manifestações:

- Acesso aberto a publicações científicas
- Dados científicos abertos
- Ferramentas científicas abertas
- Ciência cidadã
- Educação aberta e recursos educacionais abertos
- Wikipesquisas

Veja mais informações em: http://www.cienciaaberta.net/

Published in: Education, Technology, Business

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
279
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Débora SebriamProjeto REA BrasilRecursos Educacionais AbertosRecursos Educacionais AbertosPolíticas Públicas no BrasilPolíticas Públicas no BrasilEncontro pelo Conhecimento Livre - Grupo de Ciência AbertaUSP – 07/06/2013
  • 2. w w w . r e a . n e t . b r
  • 3. “Recursos Educacionais Abertos são materiaisde ensino, aprendizado e pesquisa emqualquer suporte ou mídia, que estão sobdomínio público, ou estão licenciados demaneira aberta, permitindo que sejamutilizados ou adaptados por terceiros. O uso deformatos técnicos abertos facilita o acesso eo reuso potencial dos recursos publicadosdigitalmente. Recursos Educacionais Abertospodem incluir cursos completos, partes decursos, módulos, livros didáticos, artigos depesquisa, vídeos, testes, software, e qualqueroutra ferramenta, material ou técnica que possaapoiar o acesso ao conhecimento.”Unesco/Commonwealth of Learning
  • 4. PolíticasPúblicasComunidadeEducação emtempos deCultura DigitalFocoFocoREA BrasilREA Brasil
  • 5. http://rea.net.br/site/politicas-publicas-para-rea/Projeto de Lei Federal (PL1513/2011) - PauloTeixeiraProjeto de Lei do Estadode São Paulo (PL989/2011) - Simão PedroDecreto REA domunicípio de São Paulo(Decreto nº52.681/2011) –Alexandre SchneiderExistem políticas públicas ou leisExistem políticas públicas ou leisque incentivem REA no Brasil?que incentivem REA no Brasil?
  • 6. Plano Nacional de Educação: REA émencionado em 2 metas (5.13, 7.11 e 7.13)http://rea.net.br/site/politicas-publicas-para-rea/PolíticasPúblicasPolíticasPúblicasO novo PNE (PL 8035/10) apresenta 10 diretrizesobjetivas e 20 metas, seguidas de estratégiasespecíficas de concretização. O texto prevêformas de a sociedade monitorar e cobrar cadauma das conquistas previstas.
  • 7. Meta 5: Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até ofinal do terceiro ano do ensino fundamental.5.3) Selecionar, certificar e divulgar tecnologiaseducacionais para alfabetização de crianças, asseguradaa diversidade de métodos e propostas pedagógicas, bemcomo o acompanhamento dos resultados nos sistemasde ensino em que forem aplicadas, devendo serdisponibilizadas, preferencialmente, como recursoseducacionais abertos.
  • 8. Meta 7: Fomentar a qualidade da educação básica em todas asetapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e daaprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionaispara o IDEB:7.11) Selecionar, certificar e divulgar tecnologias educacionais paraa educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio,assegurada a diversidade de métodos e propostas pedagógicas,com preferência para softwares livres e recursos educacionaisabertos, bem como o acompanhamento dos resultados nossistemas de ensino em que forem aplicadas.7.13) Implementar o desenvolvimento de tecnologias educacionais,e de inovação das práticas pedagógicas nos sistemas de ensino,inclusive a utilização de recursos educacionais abertos, queassegurem a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem dos (as)alunos (as).
  • 9. Secretaria Municipal de Educação deSão Paulo
  • 10. Projeto de Lei Federal - 1513/2011
  • 11. Projeto de Lei do Estado de São Paulo(PL 989/2011)
  • 12. Qual a importância de políticasQual a importância de políticaspúblicas de REA?públicas de REA?Bom aproveitamento dos recursos públicosempregados na compra e desenvolvimentode material didático.Legislação específica para garantir que não hajaretrocesso.Acesso a educação, a materiais de qualidade egeração de inovação metodológica porTODOS.
  • 13. www.rea.net.brhttps://groups.google.com/group/rea-lista?pli=1https://www.facebook.com/groups/reabrasilhttp://twitter.com/reanetbr tag #reabr
  • 14. Obrigada!Débora Sebriamdebora@educadigital.org.br