Débora Sebriam - REA: Políticas Públicas no Brasil

564 views
503 views

Published on

Mesa-redonda Políticas públicas para REA e Software livre na educação na Campus Party Brasil 2013

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
564
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
231
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Débora Sebriam - REA: Políticas Públicas no Brasil

  1. 1. Recursos Educacionais Abertos Políticas Públicas no Brasil Débora Sebriam Projeto REA Brasil
  2. 2. Os REA são materiais educacionais que podem ser utilizados, alterados, remixados e compartilhados livremente por todas as pessoas. São livros, planos de aula, softwares, jogos, resenhas, trabalhos escolares, vídeos, áudios, imagens e outros recursos compreendidos como bens educacionais essenciais ao usufruto do direito de acesso à educação e à cultura.
  3. 3. Políticas Foco PúblicasREA Brasil Educação em Comunidade tempos de Cultura Digital
  4. 4. Existem políticas públicas ou leis que incentivem REA no Brasil? Decreto REA doProjeto de Lei Federal (PL Projeto de Lei do Estado município de São Paulo 1513/2011) - Paulo de São Paulo (PL (Decreto nº Teixeira 989/2011) - Simão Pedro 52.681/2011) – Alexandre Schneider http://rea.net.br/site/politicas-publicas-para-rea/
  5. 5. Políticas Públicas http://rea.net.br/site/politicas-publicas-para-rea/Plano Nacional de Educação: REA émencionado em 2 metas (5.13, 7.11 e 7.13)O novo PNE (PL 8035/10) apresenta 10 diretrizesobjetivas e 20 metas, seguidas de estratégiasespecíficas de concretização. O texto prevêformas de a sociedade monitorar e cobrar cadauma das conquistas previstas.
  6. 6. Meta 5: Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até ofinal do terceiro ano do ensino fundamental. 5.3) Selecionar, certificar e divulgar tecnologiaseducacionais para alfabetização de crianças, asseguradaa diversidade de métodos e propostas pedagógicas, bemcomo o acompanhamento dos resultados nos sistemasde ensino em que forem aplicadas, devendo serdisponibilizadas, preferencialmente, como recursoseducacionais abertos.
  7. 7. Meta 7: Fomentar a qualidade da educação básica em todas asetapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e daaprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionaispara o IDEB:7.11) Selecionar, certificar e divulgar tecnologias educacionais paraa educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio,assegurada a diversidade de métodos e propostas pedagógicas,com preferência para softwares livres e recursos educacionaisabertos, bem como o acompanhamento dos resultados nossistemas de ensino em que forem aplicadas.7.13) Implementar o desenvolvimento de tecnologias educacionais,e de inovação das práticas pedagógicas nos sistemas de ensino,inclusive a utilização de recursos educacionais abertos, queassegurem a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem dos (as)alunos (as).
  8. 8. Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
  9. 9. Projeto de Lei Federal - 1513/2011
  10. 10. Projeto de Lei do Estado de São Paulo (PL 989/2011)
  11. 11. http://www.avaaz.org/po/petition/Educacao_Aberta_em_Sao_Paulo/
  12. 12. Qual a importância de políticas públicas de REA?• Bom aproveitamento dos recursos públicos empregados na compra e desenvolvimento de material didático.• Legislação específica para garantir que não haja retrocesso.• Acesso a educação, a materiais de qualidade e geração de inovação metodológica por TODOS.
  13. 13. www.rea.net.brhttps://groups.google.com/group/rea-lista?pli=1https://www.facebook.com/groups/reabrasilhttp://twitter.com/reanetbr tag #reabr
  14. 14. Obrigada! Débora Sebriamdebora@educadigital.org.br

×