• Save

Loading…

Flash Player 9 (or above) is needed to view presentations.
We have detected that you do not have it on your computer. To install it, go here.

Like this presentation? Why not share!

Linguagem dos espíritos

on

  • 725 views

 

Statistics

Views

Total Views
725
Views on SlideShare
725
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Linguagem dos espíritos Linguagem dos espíritos Presentation Transcript

  • LINGUAGEM DOS ESPÍRITOS. NAS COMUNICAÇÕES ESPIRITUAIS, À SEMELHANÇA DOS TRABALHOS INTELECTUAIS DOS HOMENS, NEM TUDO QUE OS ESPÍRITOS ENSINAM SÃO COISAS BOAS E VERDADEIRAS. OS ESPÍRITOS SÃO CORRESPONDENTE QUE JAMAIS VIMOS, COM OS QUAIS TODA CAUTELA E VIGILÂNCIA É POUCO, PARA NÃO CAIRMOS EM ABSURDOS E NEGAÇÕES. EFETUEMOS ALGUMAS REFLEXÕES, TENDO POR BASE ALGUNS DOS EXTRAORDINÁRIOS ENSINAMENTOS DE ALLAN KARDEC, CONTIDOS EM O LIVRO DOS MÉDIUNS, NO CAPÍTULO XXIV, INTITULADO IDENTIDADE DOS ESPÍRITOS QUE DESCREVE PRINCÍPIOS PARA SE CONHECER MELHOR A NATUREZA DOS ESPÍRITOS, QUE MERECE TODO O CARINHO E OBSERVAÇÃO, ATENÇÃO E ESFORÇO SINCERO DE INTERPRETAÇÃO EM BENEFÍCIO DE NOSSOS TRABALHOS NAS CASAS ESPÍRITAS.
  • O QUE NOS INTERESSA NÃO SÃO AS PESSOAS, MAS O ENSINO. ORA, SE O ENSINO É BOM, POUCO IMPORTA QUE VENHA DE PEDRO OU DE PAULO. DEVEMOS JULGÁ-LO PELA QUANTIDADE E NÃO PELO NOME. ( L.M.Q.N256 ) O QUE NÃO DEVEMOS DAR VALOR NAS COMUNICAÇÕES DE UM ESPÍRITO É AO SEU NOME, SUA FAMA E SUA PESSOA. PREOCUPEMO-NOS COM SERIEDADE DO CONTEÚDO DE SUA MENSAGEM, OBSERVANDO O QUE PODERÁ ESTAR INSINUANDO-NOS COM SUAS PALAVRAS E CONSELHOS. INFELIZMENTE, EXISTEM GRUPOS E EDITORAS ESPÍRITAS QUE ACEITAM SEM PASSAR PELO CRIVO DA LÓGICA E DA RAZÃO AS COMUNICAÇÕES, SEJAM ELAS PSICOFÔNICAS OU PSICOGRÁFICAS, BASTANDO OUVIR UM NOME RESPEITÁVEL OU VER GRAFADO NA MENSAGEM UM NOME FAMOSO.
  • A INTELIGÊNCIA ESTÁ LONGE DE SER UM SINAL SEGURO DE SUPERIORIDADE, PORQUE A INTELIGÊNCIA E A MORAL NEM SEMPRE ANDAM JUNTAS. ( L.M.Q.N 265 ) NÃO SE AVALIA O GRAU DE ELEVAÇÃO MORAL DE UM ESPÍRITO TÃO-SOMENTE POR SUA INTELIGÊNCIA E CULTURA. UM ESPÍRITO PODERÁ SER INSTRUÍDO E CULTO, CONTUDO SER INFERIOR NO CARÁTER. MUITAS VEZES, NÃO DESEJA PRATICAR NADA DAS BOAS PALAVRAS QUE PREGA E NEM CONHECE UM POUCO DA VERDADE QUE SE PROPÕE ENSINAR. NÃO SÃO SOMENTE OS ESPÍRITOS SUPERIORES QUE DIZEM BOAS COISAS: OS INFERIORES TAMBÉM O FAZEM. NAS PRODUÇÕES MEDIANÍMICAS, HÁ MENSAGENS E LIVROS RECHEADOS DE INTERPRETAÇÕES ABSURDAS, FANTASIAS E FALSIDADES CRIADAS PELA FÉRTIL IMAGINAÇÃO DO ESPÍRITO QUE DESEJA, DE TODAS AS FORMAS, DIVULGAR SUAS IDEIAS FANTÁSTICAS E DOMINAR AS MENTES HUMANAS. UM ESPÍRITO PODERÁ DISSERTAR COM ACERTO ALGUMAS VERDADES DA CIÊNCIA HUMANA E DEMONSTRAR, AO MESMO TEMPO, UMA ENORME IGNORÂNCIA, QUANDO QUER ENSINAR DOUTRINA ESPÍRITA E MORAL EVANGÉLICA.
  • IMPRESCINDÍVEL SE TORNA AOS ESPÍRITAS, NOS TRABALHOS MEDIÚNICOS E PRINCIPALMENTE OS RESPONSÁVEIS POR EDITORAS, USAR COM CONVICÇÃO A PRUDÊNCIA E O DISCERNIMENTO, A FIM DE NÃO LEVAREM AO GRANDE PÚBLICO MENSAGENS E LIVROS POUCO RECOMENDÁVEIS DOUTRINARIAMENTE E QUE PREJUDIQUEM A MARCHA DO ESPIRITSMO. SUBMETENDO-SE TODAS AS COMUNICAÇÕES A RIGOROSO EXAME, SONDANDO E ANALISANDO SUAS IDEIAS E EXPRESSÕES, COMO SE FAZ AO JULGAR UMA OBRA LITERÁRIA E REJEITANDO SEM HESITAR TUDO QUE FOR CONTRÁRIO À LÓGICA E AO BOM SENSO.....(L.M.Q.N266) O QUE MENOS SE EXERCITA COM RELAÇÃO ÀS MENSAGENS DOS ESPÍRITOS É PASSÁ-LAS PELO FILTRO DA RAZÃO ILUMINADA PELOS ENSINAMENTOS DE KARDEC. A CAUSA DESTE DESCUIDO CULPOSO POR PARTE DE DIRIGENTES E EQUIPES DE MÉDIUNS É O DESPREZO CONSCIENTE DAS EXPLICAÇÕES DO CODIFICADOR E TAMBÉM PELA FASCINAÇÃO COM QUE O GRUPO ACEITA TODAS AS ORIENTAÇÕES DOS ESPÍRITOS MISTIFICADORES.
  • ALGUÉM PERGUNTARÁ: ONDE APRENDEREMOS LÓGICA E BOM SENSO ? RESPONDEREMOS, MUITO SIMPLESMENTE, QUE SOMENTE ESTUDANDO, MEDITANDO, ANOTANDO, ANALISANDO, DIALOGANDO E DEBATENDO EM TORNO DOS ENSINAMENTOS DE ALLAN KARDEC, NUM ESFORÇO DE APRENDIZAGEM INDIVIDUAL E TAMBÉM EM GRUPO, DE MANEIRA PERSEVERANTE E SÉRIA, CONQUISTAREMOS TAIS VIRTUDES TÃO NECESSÁRIAS PARA NOSSOS TRABALHOS DE CONTATO COM O MUNDO DOS ESPÍRITOS. QUEM QUISER CONHECER A VERDADE QUE LIBERTA DEVERÁ FAZER SUA PARTE DE ESTUDO E OBSERVAÇÃO INCESSANTES, POIS TAL COMO O REINO DE DEUS, A VERDADE NÃO VEM COM A APARÊNCIA EXTERIOR. AS COMUNICAÇÕES SÉRIAS E INSTRUTIVAS NÃO SURGEM NATURALMENTE, NAS SESSÕES MEDIÚNICAS, TÃO SOMENTE PORQUE O GRUPO ESPÍRITA FAZ PRECES, TEM LIVROS ESPÍRITAS NA MESA E OS MÉDIUNS AMAM ATÉ MESMO COM DEVOÇÃO OS ESPÍRITOS-GUIAS.
  • NÃO SE CONQUISTA NADA DE BOM, SEM O ESFORÇO CONTINUADO. ANOTEMOS TAMBÉM QUE O MESTRE KARDEC ACONSELHA REJEITAR SEM HESITAR TODA COMUNICAÇÃO QUE FUJA À LÓGICA E AO BOM SENSO, MAS NÃO NOS RECOMENDOU CRITICAR, PERSEGUIR E HUMILHAR OS MÉDIUNS QUE AINDA SE ENCONTRAM EM SITUAÇÃO DE CEGUEIRA E INGENUIDADE. SOMENTE AJUDAREMOS O ESPIRITISMO, DIVULGANDO SUA DOUTRINA, ESTIMULANDO O DESEJO SINCERO DE APRENDER, DESENVOLVENDO O ESTUDO SÉRIO E SISTEMATIZADO DAS OBRAS BÁSICAS E PROPAGANDO O GOSTO PELA LEITURA DE OBRAS SUBSIDIÁRIAS DE CONTEÚDO COMPROVADO. NÃO DEVEMOS JULGAR OS ESPÍRITOS PELO ASPECTO FORMAL E A CORREÇÃO DO SEU ESTILO, MAS SONDAR-LHES O ÍNTIMO, ANALISAR SUA PALAVRAS, PESÁ-LAS FRIAMENTE, MADURAMENTE E SEM PREVENÇÃO. (L.M.Q.N267.5 )
  • UM ESPÍRITO PODERÁ REDIGIR UM TEXTO COM UMA LINGUAGEM ESCORREITA, ENRIQUECIDO DE ARGUMENTAÇÕES FILOSÓFICAS E CIENTÍFICAS, E EXPRESSAR TAMBÉM AO MESMO TEMPO MUITAS IDEIAS FALSAS, DEFICIÊNCIAS DE ENTENDIMENTO, INTERPRETAÇÕES FANTÁSTICAS E INGÊNUAS MAIS AO SABOR DAS RELIGIÕES TRADICIONAIS, EM PREJUÍZO DOS PRINCÍPIOS ESPÍRITAS. DEVEMOS COMPARAR PALAVRA POR PALAVRA, FRASE POR FRASE, IDEIA POR IDEIA, COM OS PRINCÍPIOS DE KARDEC, POR MEIO DE UM EXAME RIGOROSO, SE NÃO DESEJAMOS ALIMENTAR O ERRO, A FANTASIA E O MARAVILHOSO NOS TEXTOS E LIVROS ESPÍRITAS. PARA USAR COM LUCIDEZ A LÓGICA E O BOM SENSO, NECESSÁRIO SE FAZ ESTUDAR MUITO E REBUSCAR SEMPRE OS TEXTOS DOUTRINÁRIOS DO CODIFICADOR, PARA AVALIAR COMUNICAÇÕES PSICOFÔNICAS E AS MENSAGENS E LIVROS PSICOGRAFADOS QUE VÊM DO MUNDO ESPIRITUAL.
  • CRÉDITOS.
    • LIVRO. MEDIUNIDADE E DISCERNIMENTO.
    • AUTOR. WALTER BARCELOS.
    • EDITORA. DIDIER.
    • MÚSICA. ARQUIVO.
    • IMAGENS. INTERNET.
    • FORMATAÇÃO. PMM.