Aula tema 02  panorama mundial e nacional – mudanças climáticas e políticas públicas emergentes
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Aula tema 02 panorama mundial e nacional – mudanças climáticas e políticas públicas emergentes

on

  • 28,551 views

 

Statistics

Views

Total Views
28,551
Views on SlideShare
28,551
Embed Views
0

Actions

Likes
3
Downloads
65
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Aula tema 02  panorama mundial e nacional – mudanças climáticas e políticas públicas emergentes Aula tema 02 panorama mundial e nacional – mudanças climáticas e políticas públicas emergentes Document Transcript

    • Aula tema 2 Panorama mundial e nacional – mudanças climáticas e políticaspúblicas emergentesQuestion 1O Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) – Painel Intergovernamentalsobre as Alterações Climáticas, entidade científica – traçou cenários de consumo deenergia até 2050. Mantendo as tendências atuais, teremos uma emissão de 16gigatoneladas de carbono (GTCs), o que equivale a um bilhão de toneladas de carbono.Isso representaria 6ºC de aumento na temperatura do planeta, por volta do ano de 2100.Os efeitos desse cenário seriam mudanças substanciais na biodiversidade, com aextinção de muitas espécies, sem considerar os efeitos econômicos e sociais. Tambémhá projeções populacionais de acréscimo de três bilhões de pessoas em 2050 e de doisbilhões de veículos circulando no mundo.Diante desse cenário, o IPCC propõe que a tendência da emissão de 16 GTCs alcance ameta de redução para 9 GTCs. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:Escolher uma resposta. a. Há necessidade de fontes alternativas de energia, como asolar, a eólica, a geotérmica, a das ondas e marés.b. 50% das usinas de carvão deverão estar equipadas com novas tecnologias, ainda nãodisponíveis atualmente.c. O setor de transporte precisará ser reformulado, pois, da forma como está, não ésustentável.d. O consumo de energia de eletrodomésticos deverá ser estimulado, pois representamuito pouco em termos de economia.e. As estruturas urbanas devem ser revistas para introdução de construçõessustentávies, sejam residenciais, comerciais e industriaisResposta correta: A alternativa correta é: o consumo de energia de eletrodomésticosdeverá ser estimulado, pois representa muito pouco em termos de economia.Question 2(Feevale 2007)Em 1997, durante a Convenção de Kyoto, no Japão, mais de 160 países definiram metaspara reduzir a emissão de gases poluenstes. Desde o século XIX, vários fatorescontribuíram para elevar a quantidade desses gases na atmosfera em até 25% acima donormal. Dentre esses fatores, podemos citar o desenvolvimento industrial acelerado e aexplosão demográfica, que aumentaram a queima de combustíveis fósseis, além degrandes desmatamentos e queimadas de florestas. O resultado de tudo isso é a elevaçãoda temperatura em todo o planeta, o chamado aquecimento global. Tendo em vista esseaquecimento, assinale a alternativa que preenche, respectivamente, a sequência a seguir.Escolher uma resposta. a. dióxido de carbono (CO₂) – efeito estufa – climáticas.b. clorofluorcarbono (CFC) – camada de ozônio – climáticas.c. metano (CH4) – camada de ozônio – climáticas.d. clorofluorcarbono (CFC) - dióxido de carbono (CO₂) – químicase. oxigênio (O₂) – camada de ozônio – químicas.Resposta correta: Dióxido de carbono (CO2) – efeito estufa – climáticas.
    • Question 3Considere a leitura e interpretação da tirinha da Mafalda e o texto que se segue. Ao finaldo texto, está a questão 03. "A Terra está doente", alertam, hoje, ambientalistas de todoo globo. Um diagnóstico é feito há quase três décadas pelo cientista ambiental JamesLovelock. O cientista inglês formulou, em 1979, a revolucionária "Teoria de Gaia", quepercebe a Terra como um enorme organismo vivo que se autorregula e reage quando éagredido. Lovelock aponta que os seres humanos se comportam como um vírus que semultiplica e causa infecções em seu habitat. "Nessa relação, há quatro estágiospossíveis: destruição dos organismos invasores, infecção crônica, destruição dohospedeiro ou a simbiose, um relacionamento duradouro de benefício mútuo entrehospedeiro e invasor", diz. (Gaia – cura para um planeta doente. Disponível em:http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/estante/estante_263492.shtml. Acesso em:27 mar. 2011.)Analise as seguintes afirmativas:I) É possível recuperar a saúde do planeta Terra desde que as políticas públicas, asociedade e as empresas privadas planejem e realizem ações em prol dasustentabilidade.II) A preocupação maior das políticas governamentais deve ser em relação aosterroristas, pois eles proporcionam maiores riscos à sociedade que a questão ambiental.III) Somente uma gestão pública integrando pessoas e recursos financeiros e naturaispoderá recuperar de forma eficaz a saúde e a sustentabilidade do planeta Terra.Estão corretas as afirmativas:Escolher uma resposta. a. I, II e III.b. Somente I e II.c. Somente I e III.d. Exclusivamente II e III.e. Nenhuma das alternativas.Resposta correta: As alternativas I e III estão corretas.Question 4Acertos: 1 A partir da leitura a respeito da instituição ASA, responda à questão a seguir.A Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) é um fórum de articulação política dasociedade civil, que surgiu em 1999 e congrega atualmente cerca de 750 entidades dediversos segmentos, as quais atuam para o desenvolvimento social, econômico, políticoe cultural do semiárido brasileiro. Essa região abrange onze estados carentes de água,cuja população, muitas vezes, consome água contaminada, o que pode levar as pessoas àmorte. Para melhorar a qualidade de vida da população, as organizações participantes daASA elaboraram o Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC) e criaram a AssociaçãoPrograma 1 Milhão de Cisternas, com sede em Pernambuco, com o objetivo de construirum milhão de cisternas para armazenar água da chuva e beneficiar cinco milhões depessoas que sofrem com a falta de água potável. Trabalham nesse programa cerca decinco mil voluntários, nas comissões municipais e comunitárias. Essas comissões sãoresponsáveis pela distribuição do material de construção e pela organização dostrabalhos coletivos e do monitoramento das ações. (Adaptado do sitehttp://objetivosdomilenio.org.br/casos/) Que objetivo do milênio o P1MC poderáalcançar com esse tipo de ação?Escolher uma resposta.
    • a. Erradicar a miséria e a fome.b. Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.c. Desenvolver a educação básica e conscientização.d. Melhorar a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente.e. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.Resposta correta: Melhorar a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente.Question 5A Vale Fertilizantes, após dois anos da implementação do projeto de Mecanismos deDesenvolvimento Limpo (MDL), conseguiu reduzir em 80% a emissão de óxido nitroso(N₂O) gerado nas unidades de produção de ácido nítrico de dois de seus complexosindustriais em Cubatão (SP). Em acordo com a política internacional de comércio decréditos de carbono, recebeu este mês o equivalente a 135.663 créditos de carbono(CER – Certificado de Redução de Emissões). A Vale Fertilizantes, pioneira nesseprocesso no polo de Cubatão, planeja aplicar o montante arrecadado com os créditos decarbono em projetos de melhoria do desempenho ambiental das suas unidadesprodutivas. (Vale Fertilizantes recebe primeiros créditos de carbono. 28 jan. 2011.Disponível em: http://www.anapa.com.br/principal/index.php?option=com_content&view=article&catid=39%3Anoticias&id=4958%3A28012011-vale-fertilizantes-recebe-primeiros-creditos-de-carbono&Itemid=77&lang=pt. Acessoem: 27 mar. 2011.)A partir da leitura do texto, assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos créditosde carbono:Escolher uma resposta. a. Os países ou indústrias que não conseguem atingir as metasde reduções de emissões, tornam-se compradores de créditos de carbono, o que épermitido pelo Protocolo de Kyoto.b. Quando um país compra créditos de carbono de outro que libera pouco carbono,garante o direito de continuar emitindo, no ambiente, gases que contribuem para o efeitoestufa, anulando as metas de redução acordadas no Protocolo de Kyoto.c. Com os recursos financeiros oriundos da venda dos créditos de carbono, a Valepoderá revertê-los em benefício de projetos sociais ou melhoria do desempenhoambiental.d. Os créditos de carbono são certificados que são emitidos a empresasambientalmente responsáveis que conseguem reduzir a emissão de gases do efeitoestufa no ambiente.e. O objetivo do mercado de créditos de carbono é estimular investimentos emMecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) e em eficiência energética.Resposta correta: Quando um país compra créditos de carbono de outro que liberapouco carbono, garante o direito de continuar emitindo, no ambiente, gases quecontribuem para o efeito estufa, anulando as metas de redução acordadas no Protocolode Kyoto.
    • Question 6Quando falamos em gases de efeito estufa e mudanças climáticas, em geral o dióxido decarbono recebe mais atenção, por ser emitido em maior quantidade na atmosfera. O quetodos os gases-estufa têm em comum é que eles permitem a entrada de luz solar naatmosfera, mas absorvem parte da radiação infravermelha que deveria sair do planeta.Com isso, o ar se aquece. A existência de certa quantidade de gases de efeito estufa ébenéfica. Sem eles, a temperatura média da Terra ficaria por volta de 18ºC negativos –ou seja, nada agradável. Os gases-estufa ajudam a manter a superfície da Terra a umatemperatura mais agradável – por volta de 15ºC. No entanto, por conta dasconcentrações cada vez maiores de gases-estufa produzidos pelo homem na eramoderna, estamos elevando a temperatura média do planeta e criando as perigosasmudanças climáticas. O CO2, em geral, é considerado o principal culpado, poisresponde por 80% do total das emissões de gases-estufa. Quando queimamoscombustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão), seja em casa, seja em carros,fábricas ou usinas elétricas, quando cortamos ou queimamos florestas, ou ainda quandoproduzimos cimento, liberamos CO2 na natureza. (GORE, Albert. Uma verdadeinconveniente – o que devemos saber (e fazer) sobre o aquecimento global. Barueri:Manole, 2006, p. 28).De acordo com o texto de Al Gore, NÃO se pode deduzir que:Escolher uma resposta. a. Todos os gases-estufa absorvem a radiação infravermelha econtribuem para o aquecimento da superfície da Terra.b. O dióxido de carbono (CO2) é o único gás do efeito estufa responsável peloaquecimento global.c. O efeito estufa é um processo natural, mas com o aquecimento global provocadesequilíbrio no planeta.d. O efeito estufa decorre principalmente da queima de combustíveis fósseis e odesmatamento, provocando consequências desastrosas, como o derretimento de partedas calotas polares e mudanças climáticas.e. Os gases do efeito estufa não são totalmente prejudiciais à sociedade humana e aoplaneta.Resposta correta: O dióxido de carbono (CO2) é o único gás do efeito estufaresponsável pelo aquecimento global.