Your SlideShare is downloading. ×
 Apresentação2
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Apresentação2

941

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
941
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. BARBALHA - 2012
  • 2. O Centro Acadêmico Leão Sampaio (CALS), assim como toda a famíliaFAMED/Cariri parabeniza a todos pela aprovação no vestibular no curso mais concorridodo Brasil! Essa será uma semana de muitas discussões, apresentações, reflexões e oinício do plantio de uma grande colheita que, regada propriamente, dará seus frutos aomundo em alguns anos. Bem vindos!
  • 3. FEVEREIRO QUINTA 23/02 SEXTA 24/02 SEGUNDA 27/02 TERÇA 28/02 QUARTA 29/02 - Apresentação - Apresentação do - Visita à - Visita ao - Apresentação Geral: a faculdade, currículo: SOPRAFA na vila HEMOCE na da Biblioteca doManhã o CALS, vídeo *Ciclo básico; Malvinas; cidade do Crato; Curso de sobre o Cariri/NE; *Ciclo Clínico; Medicina. - Dinâmica da - Trote solidário - Dinâmica com os *Internato; novatos. Mística. por meio da *PBL; doação de - Estágios, pesquisa e sangue. extensão. - Palestra do - Exibição de - Discussão - Servidores da - Abordagem Coordenador do documentário; sobre o UFC. introdutória porTarde curso; movimento meio de PBL e - Abordagem - Apresentação estudantil e o tutorias; geral sobre o das instalações da CALS. faculdade; SUS. - Avaliação da semana de - Coquetel/Noite recepção. do Jaleco.
  • 4. Medicina, derivada do latim ars medicina, significa a arte da cura “Sedare dolorem opus divinum est” (Hipócrates)Práticas, abordagens e conhecimentos, - incorporando conceitosmateriais e espirituais -, técnicas manuais e exercícios, aplicadosindividualmente ou combinados, a indivíduos ou a colectividades, demaneira a tratar, diagnosticar e prevenir doenças, ou visando a manter obem-estar.
  • 5. O cuidado dos mais frágeis existe desde a mais longínqua data, entre quase todas as espécies de seres vivos. Medicina e Espiritualismo; As grandes civilizações e sua medicina; A Medicina ocidental moderna:-Sistema médico humoral onde o tratamento deveriarestaurar o equilíbrio entre os clássicos elementos ehumores dentro do corpo;- Hipócrates – “pai da medicina”;- Evolução da arte/ciência médica;- Aspectos atuais.
  • 6. Caduceu de Hermes O bordão, bastão ou caduceu de Esculápio ouAsclépio é um símbolo antigo, relacionado com a astrologia e com a cura dos doentes através da medicina.
  • 7. A Medicina existe desdeindatáveis épocas, antes mesmo deexistirem universidades ou cursos dedoutoramento; e desde então, étradicional de quase todas aspopulações tratarem por “Dr.” aqueleque exerce o ofício da cura – em muitospaíses, o título de “MD” obtido ao finaldos anos de estudos médicos tem omesmo valor do “phD”!
  • 8. Duração – Ideal: 6 Anos (12 semestres); Máxima: 10 anos.Carga Horária: 9.080 horas-4.592 h – Primeiro ao Oitavo Semestres;- 4.448 h – Internato (23 meses).Ciclos:- Básico (1º ao 3º semestres);- Profissional (4º ao 8º semestres);- Internato: Clínica Médica, Cirurgia, Tocoginecologia, Saúde Comunitária ePediatria (9º ao 12º semestres).
  • 9. MISSÃO: Graduar o médico, através de metodologias de ensino adequadas e em ambientes apropriados, proporcionando-lhe formação compatível com os vários níveis de atenção à saúde e conhecimento técnico, científico ehumanístico, que o capacite a identificar, conhecer, vivenciar os problemas de saúde do indivíduo e da comunidade e a participar da solução dos mesmos, agindo com criatividade, espírito crítico-científico e de acordo com princípios éticos.
  • 10. Fundado em 2001, é vinculado à Universidade Federal do CearáUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC A Universidade Federal do Ceará éuma autarquia vinculada ao Ministério daEducação. Nasceu como resultado de umamplo movimento de opinião pública. Foicriada pela Lei nº 2.373, em 16 de dezembrode 1954, e instalada em 25 de junho do ano seguinte. ENADE 2010 – Nota 4,01/5 (22º segundo lugar entre as escolas médicas do Brasil) Conceito Preliminar de Curso [CPC] – 2,67/3
  • 11. ESTAR NA UNIVERSIDADE ESTAR NA ESCOLA Matrícula e notas: SIGAA; Direitos; Horários;  Responsabilidades; Comportamento;  Estrutura Modular.
  • 12. Estrutura: Salas de aula e Salas de Tutorias; Laboratórios:- Microscopia 1 (histologia e histopatologia);- Microscopia 2 (parasitologia e microbiologia);- Laboratório Multidisciplinar de apoio à Bioquímica, Fisiologia e Farmacologia;- Laboratório de Microbiologia e Parasitologia;- Laboratório de Imunofarmacologia;- Sala de Preparos e pesagem;- Sala de lavagem e esterilização;- Laboratório de Apoio à Pós-Graduação;- Laboratório de Histopatologia com Serviço de Patologia Cirúrgica, Citopatologia e Serviço de Verificação de Óbitos (autópsias clínicas);- Anfiteatros para aulas práticas de Anatomia e Patologia;- Laboratório de Informática;- Biotério; Biblioteca
  • 13.  Hospitais Conveniados:- Hospital Maternidade São Francisco de Assis (Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia, Ginecologia/Obstetrícia) – Crato- Hospital Maternidade Santo Antônio (Clínica Médica) - Barbalha- Hospital do Coração do Cariri (Clínica Médica, Cirurgia) - Barbalha- Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (Cirurgia, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia) - Barbalha
  • 14. Hospital Regional do Cariri – Juazeiro do Norte ???
  • 15. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais  principal objetivo ampliar o acesso e a permanência na educação superior. Correção no valor e aumento do Número de Bolsas de assistência estudantil;Investimentos em recursos físicos e humanos; Acompanhamento com Indicadores de Qualidade. REUNI – Herói ou vilão?
  • 16. Projeto de Lei nº 2208/2011: Prevê a criação da nova instituição federal de ensino superior no modelomulticampi, a partir do desmembramento do Campus da UFC no Cariri, com aimplantação dos campi de Icó e Brejo Santo. Faculdade de Medicina de Barbalha + Campi Juazeiro do Norte + Campi Crato + Novos Campi = UFCA Alunos ingressantes a partir de 2012.1 receberão o diploma como UFCA -Conforme aviso no SiSU =O ATUAL FUTUROPromessas: 187 Professores 384 Professores Maior autonomia administrativa; 1635 Alunos 6.490 Alunos Maior injeção de recursos; 62 Servidores 592 Servidores
  • 17. Apresentando o CALS – Centro Acadêmico Leão Sampaio, sua representação estudantil perante toda comunidade acadêmica. Coordenação Geral: Marina Rabello Francieudo Sampaio S2 S4
  • 18.  Secretariado Finanças Raul Barros Kelvin Albuquerque Juliana Santos S3 S2 S3
  • 19.  Comunicação, Integração e Avaliação Arthur Esmeraldo Kédma Barros Joana Bouvié S4 S3 S3
  • 20.  Pesquisa e Extensão Estágios e VivênciasArthur Fernandes Aline Quental Téo Thyale S3 S2 S2 S4
  • 21.  Eventos e Esportes Ana Carolina Pedro Felipe Karla Almeida Felipe Gurgel S2 S4 S2 S5
  • 22.  Patrimônio Educação MédicaMateus Holanda Geórgia Oliveira Cassius Ramiro Isadora Gregório S4 S3 S3 S3
  • 23.  Assistência Estudantil Camille Abreu Rafaela Melo S2 S2
  • 24. O Médico é o profissional que se ocupa da saúde humana, prevenindo, diagnosticando, tratando e curando as doenças, o que requer conhecimentodetalhado de disciplinas acadêmicas por detrás das doenças e do tratamento. Mas é só isso? Ser MÉDICO é MUITO MAIS do que ser um TÉCNICO EM DOENÇAS!
  • 25. Assistência Integral; Reabilitação; Cuidados Paliativos; PROMOÇÃO DA SAÚDE!
  • 26. CAMPOS DE ATUAÇÃO:
  • 27. SUBÁREAS DA MEDICINA:CLÍNICA MÉDICA GINECOLOGIA NEUROLOGIACIRURGIA OBSTETRÍCIA NEUROCIRURGIAPEDIATRIA UROLOGIA GERIATRIAONCOLOGIA NEFROLOGIA OFTALMOLOGIAINFECTOLOGIA GASTROENTEROLOGIA DERMATOLOGIA E outras mais...
  • 28. - Formação geral e sólida – três níveis de atuação;- Comprometimento com as transformações da sociedade;- Comprometimento com a defesa da vida e com oautodesenvolvimento;- Cooperativismo;- Criatividade, poder analítico e detomada de decisões
  • 29. Dentro do sistema público de saúde, a classe médica é uma das mais (se não a mais) privilegiadas em relação às lutas sociais por qualidade e garantida de serviços do SUS!
  • 30. Conselho Federal de Medicina - CFM O Conselho Federal de Medicina – CFM, criado em 1951, éum órgão que possui atribuições constitucionais de fiscalização enormatização da prática médica. É mantido por contribuições anuaisobrigatórias de todos que exercem medicina no Brasil. É representado estadualmente pelos Conselhos Regionaisde Medicina – CRMs. Ambas as organizações extrapolaram suasfunções cartoriais, fiscalizadores e normatizadoras (registroprofissional do médico e aplicação de sanções do Código de ÉticaMédica) e adquiriram importante papel nas lutas sociais pela saúdeno país ao longo de sua existência. Associação Médica Brasileira - AMB A Associação Médica Brasileira é uma sociedade sem fins lucrativos, fundada em 1951, cuja missão é defender a dignidade profissional do médico e a assistência de qualidade à saúde da população brasileira. Buscando o aprimoramento científico e a valorização profissional do médico, desde 1958, a AMB concede Títulos de Especialista aos médicos aprovados em rigorosas avaliações teóricas e práticas.
  • 31. Federação Nacional dos Médicos - FENAM Sindicato nacional médico de caráter compulsório mantido por contribuições anuais por todos que exercem medicina no Brasil. Objetiva a defesa dos médicos como classe na luta social- trabalhistas. Academia Nacional de Medicina Desde 1829 a Academia Nacional deMedicina dedica-se a promover e debater a ciênciamédica, congregar profissionais de excelência e auxiliarem questões de saúde pública. É, pois, uma instituiçãocentenária e de caráter científico.
  • 32. Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina - DENEM É a entidade representativa nacional dos estudantes de medicina,tendo participado de várias lutas e mobilizações desde sua fundação. Divide-se em 8 regionais para facilitar o canal de dialogo entre a entidade nacional eos Centros Acadêmicos ou Diretórios Acadêmicos. DENEM – Nordeste 2 [NE 2]  Divisão da executiva em que seinsere a Faculdade de Medicina do Cariri.
  • 33. Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina IFMSA É uma organização não-governamental que representaassociações de estudantes de medicina de todo o mundo. Suas atividadesrelacionam-se com promoção de estágios clínicos e científicosinternacionalmente. A IFMSA organiza também projetos, seminários eworkshops nas áreas da saúde pública, educação médica, saúde reprodutivae AIDS, além de promover os direitos humanos e a paz junto das maisdiversas instituições.
  • 34. Diversas opções de atuação – setor público (atenção primária, secundária eterciária, plantões), setor privado (clínica fixa, auto-gestão, “free-lance”); Índice Nº de Médicos/Habitantes  1,95 médico/1000 habitantes - OMS preconiza – 1 médico/1000 habitantessDesigualdade na distribuição dos médicos: - Sudeste x Restante do País - Capitais x Interior - Setor Público x Setor PrivadoCrescimento do número de médicos em 530% em quatro décadas - Abertura desenfreada de escolas médicas (185 no total, 45% delas abertas nosúltimos 10 anos); - Chegada de estudantes brasileiros do exterior.
  • 35. “Médicos e administradores estão no topo da lista de profissões mais bem pagas do país, de acordo com o estudo O Retorno da Educação no Mercado de Trabalho, divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas)”.Médicos, com mestrado ou doutorado:- Salário médio – R$ 8.966,00 (corrigido = R$ 13.897,30)- Probabilidade de estar empregado – 93%Médicos, apenas graduados:-Salário médio – R$ 6.705,00 (corrigido = R$ 10.392,75)- Probabilidade de estar empregado – 90%CARGA HORÁRIA – A MAIOR ENTRE TODAS AS PROFISSÕES = 52H SEMANAIS! Será?
  • 36. ATO MÉDICO – Regulamentação da Profissão Médica- SIM: Áreas de atuação exclusiva do médico = melhor atendimento à população;regulação dos “limites da profissão médica”;- NÃO: Subordinação de outras categorias aos médicos; apropriação de funções deoutras profissões apenas para a medicina; as consultas médicas duram de 3 a 5minutos.
  • 37.  Piso salarial FENAM – R$ 9.813,00, para 20h semanais = é respeitado?; Piso no serviço público- Inexistente; Carreira de médico de estado – Inexistente; Limitação de carga horária - Inexistente; A exploração dos Planos de Saúde:- Valor Médio de R$ 35,00 a R$ 40,00 por consulta (incluso retorno em 15 dias);- Planos imprimem “correntes” ao diagnóstico ao limitarem o número de exames aserem autorizados. Médicos – Os culpados pelos problemas da saúde pública?
  • 38. Comitê Internacional da Cruz Vermelha É uma sociedade humanística de socorro voluntário cuja missão é prestar assistência à saúde humana em guerras para as vítimas civis e militares, assim como na paz. É de caráter neutro e independente e detentora de dois prêmios Nobel da Paz. http://www.icrc.org/por/index.jsp
  • 39. Médecins sans Frontières - MSF É uma organização internacional não-governamental sem fins lucrativosque oferece leva ajuda médica e humanitária a situações de emergência, em casoscomo conflitos armados, catástrofes naturais, epidemias, fome e exclusão social. http://www.msf.org.br/
  • 40. Médicos do Mundo Médecins du monde é uma organização não-governamental baseada na benevolência de profissionaisda saúde para levar ajuda humanitária a populações vulneráveisna França e no mundo. Atualmente, atua em mais de 60 países. http://www.medecinsdumonde.org/
  • 41. Expedicionários da saúde A Associação Expedicionários da Saúde é uma organização que reúnemédicos voluntários em expedições que levam medicina especializada,principalmente atendimento cirúrgico, à populações indígenas da Amazôniabrasileira. http://www.expedicionariosdasaude.org.br/
  • 42. VÍDEO

×