Your SlideShare is downloading. ×
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
 Apresentação2
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Apresentação2

141

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
141
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. BARBALHA - 2012
  • 2. O Centro Acadêmico Leão Sampaio (CALS), assim como toda a famíliaFAMED/Cariri parabeniza a todos pela aprovação no vestibular no curso mais concorridodo Brasil! Essa será uma semana de muitas discussões, apresentações, reflexões e oinício do plantio de uma grande colheita que, regada propriamente, dará seus frutos aomundo em alguns anos. Bem vindos!
  • 3. FEVEREIRO QUINTA 23/02 SEXTA 24/02 SEGUNDA 27/02 TERÇA 28/02 QUARTA 29/02 - Apresentação - Apresentação do - Visita à - Visita ao - Apresentação Geral: a faculdade, currículo: SOPRAFA na vila HEMOCE na da Biblioteca doManhã o CALS, vídeo *Ciclo básico; Malvinas; cidade do Crato; Curso de sobre o Cariri/NE; *Ciclo Clínico; Medicina. - Dinâmica da - Trote solidário - Dinâmica com os *Internato; novatos. Mística. por meio da *PBL; doação de - Estágios, pesquisa e sangue. extensão. - Palestra do - Exibição de - Discussão - Servidores da - Abordagem Coordenador do documentário; sobre o UFC. introdutória porTarde curso; movimento meio de PBL e - Abordagem - Apresentação estudantil e o tutorias; geral sobre o das instalações da CALS. faculdade; SUS. - Avaliação da semana de - Coquetel/Noite recepção. do Jaleco.
  • 4. Medicina, derivada do latim ars medicina, significa a arte da cura “Sedare dolorem opus divinum est” (Hipócrates)Práticas, abordagens e conhecimentos, - incorporando conceitosmateriais e espirituais -, técnicas manuais e exercícios, aplicadosindividualmente ou combinados, a indivíduos ou a colectividades, demaneira a tratar, diagnosticar e prevenir doenças, ou visando a manter obem-estar.
  • 5. O cuidado dos mais frágeis existe desde a mais longínqua data, entre quase todas as espécies de seres vivos. Medicina e Espiritualismo; As grandes civilizações e sua medicina; A Medicina ocidental moderna:-Sistema médico humoral onde o tratamento deveriarestaurar o equilíbrio entre os clássicos elementos ehumores dentro do corpo;- Hipócrates – “pai da medicina”;- Evolução da arte/ciência médica;- Aspectos atuais.
  • 6. Caduceu de Hermes O bordão, bastão ou caduceu de Esculápio ouAsclépio é um símbolo antigo, relacionado com a astrologia e com a cura dos doentes através da medicina.
  • 7. A Medicina existe desdeindatáveis épocas, antes mesmo deexistirem universidades ou cursos dedoutoramento; e desde então, étradicional de quase todas aspopulações tratarem por “Dr.” aqueleque exerce o ofício da cura – em muitospaíses, o título de “MD” obtido ao finaldos anos de estudos médicos tem omesmo valor do “phD”!
  • 8. Duração – Ideal: 6 Anos (12 semestres); Máxima: 10 anos.Carga Horária: 9.080 horas-4.592 h – Primeiro ao Oitavo Semestres;- 4.448 h – Internato (23 meses).Ciclos:- Básico (1º ao 3º semestres);- Profissional (4º ao 8º semestres);- Internato: Clínica Médica, Cirurgia, Tocoginecologia, Saúde Comunitária ePediatria (9º ao 12º semestres).
  • 9. MISSÃO: Graduar o médico, através de metodologias de ensino adequadas e em ambientes apropriados, proporcionando-lhe formação compatível com os vários níveis de atenção à saúde e conhecimento técnico, científico ehumanístico, que o capacite a identificar, conhecer, vivenciar os problemas de saúde do indivíduo e da comunidade e a participar da solução dos mesmos, agindo com criatividade, espírito crítico-científico e de acordo com princípios éticos.
  • 10. Fundado em 2001, é vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do CearáUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC A Universidade Federal do Ceará éuma autarquia vinculada ao Ministério daEducação. Nasceu como resultado de umamplo movimento de opinião pública. Foicriada pela Lei nº 2.373, em 16 de dezembrode 1954, e instalada em 25 de junho do ano seguinte.
  • 11. ESTAR NA UNIVERSIDADE
  • 12. Apresentando o CALS – Centro Acadêmico Leão Sampaio, sua representação estudantil perante toda comunidade acadêmica. Coordenação Geral: Marina Rabello Francieudo Sampaio S2 S4
  • 13.  Secretariado Finanças Raul Barros Kelvin Albuquerque Juliana Santos S3 S2 S3
  • 14.  Comunicação, Integração e Avaliação Arthur Esmeraldo Kédma Barros Joana Bouvié S4 S3 S3
  • 15.  Pesquisa e Extensão Estágios e VivênciasArthur Fernandes Aline Quental Téo Thyale S3 S2 S2 S4
  • 16.  Eventos e Esportes Ana Carolina Pedro Felipe Karla Almeida Felipe Gurgel S2 S4 S2 S5
  • 17.  Patrimônio Educação MédicaMateus Holanda Geórgia Oliveira Cassius Ramiro Isadora Gregório S4 S3 S3 S3
  • 18.  Assistência Estudantil Camille Abreu Rafaela Melo S2 S2
  • 19. O Médico é o profissional que se ocupa da saúde humana, prevenindo, diagnosticando, tratando e curando as doenças, o que requer conhecimentodetalhado de disciplinas acadêmicas por detrás das doenças e do tratamento. Mas é só isso? Ser MÉDICO é MUITO MAIS do que ser um TÉCNICO EM DOENÇAS!
  • 20. Assistência Integral; Reabilitação; Cuidados Paliativos; PROMOÇÃO DA SAÚDE!
  • 21. CAMPOS DE ATUAÇÃO:
  • 22. SUBÁREAS DA MEDICINA:CLÍNICA MÉDICA GINECOLOGIA NEUROLOGIACIRURGIA OBSTETRÍCIA NEUROCIRURGIAPEDIATRIA UROLOGIA GERIATRIAONCOLOGIA NEFROLOGIA OFTALMOLOGIAINFECTOLOGIA GASTROENTEROLOGIA DERMATOLOGIA E outras mais...
  • 23. - Formação geral e sólida – três níveis de atuação;- Comprometimento com as transformações da sociedade;- Comprometimento com a defesa da vida e com oautodesenvolvimento;- Cooperativismo;- Criatividade, poder analítico e detomada de decisões
  • 24. Dentro do sistema público de saúde, a classe médica é uma das mais (se não a mais) privilegiadas em relação às lutas sociais por qualidade e garantida de serviços do SUS!
  • 25. Conselho Federal de Medicina - CFM O Conselho Federal de Medicina – CFM, criado em 1951, éum órgão que possui atribuições constitucionais de fiscalização enormatização da prática médica. É mantido por contribuições anuaisobrigatórias de todos que exercem medicina no Brasil. É representado estadualmente pelos Conselhos Regionaisde Medicina – CRMs. Ambas as organizações extrapolaram suasfunções cartoriais, fiscalizadores e normatizadoras (registroprofissional do médico e aplicação de sanções do Código de ÉticaMédica) e adquiriram importante papel nas lutas sociais pela saúdeno país ao longo de sua existência. Associação Médica Brasileira - AMB A Associação Médica Brasileira é uma sociedade sem fins lucrativos, fundada em 1951, cuja missão é defender a dignidade profissional do médico e a assistência de qualidade à saúde da população brasileira. Buscando o aprimoramento científico e a valorização profissional do médico, desde 1958, a AMB concede Títulos de Especialista aos médicos aprovados em rigorosas avaliações teóricas e práticas.
  • 26. Federação Nacional dos Médicos - FENAM Sindicato nacional médico de caráter compulsório mantido por contribuições anuais por todos que exercem medicina no Brasil. Objetiva a defesa dos médicos como classe na luta social- trabalhistas. Academia Nacional de Medicina Desde 1829 a Academia Nacional deMedicina dedica-se a promover e debater a ciênciamédica, congregar profissionais de excelência e auxiliarem questões de saúde pública. É, pois, uma instituiçãocentenária e de caráter científico.
  • 27. Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina - DENEM É a entidade representativa nacional dos estudantes de medicina,tendo participado de várias lutas e mobilizações desde sua fundação. Divide-se em 8 regionais para facilitar o canal de dialogo entre a entidade nacional eos Centros Acadêmicos ou Diretórios Acadêmicos. DENEM – Nordeste 2 [NE 2]  Divisão da executiva em que seinsere a Faculdade de Medicina do Cariri.
  • 28. Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina IFMSA É uma organização não-governamental que representaassociações de estudantes de medicina de todo o mundo. Suas atividadesrelacionam-se com promoção de estágios clínicos e científicosinternacionalmente. A IFMSA organiza também projetos, seminários eworkshops nas áreas da saúde pública, educação médica, saúde reprodutivae AIDS, além de promover os direitos humanos e a paz junto das maisdiversas instituições.
  • 29. Diversas opções de atuação – setor público (atenção primária, secundária eterciária, plantões), setor privado (clínica fixa, auto-gestão, “free-lance”); Índice Nº de Médicos/Habitantes  1,95 médico/1000 habitantes - OMS preconiza – 1 médico/1000 habitantessDesigualdade na distribuição dos médicos: - Sudeste x Restante do País - Capitais x Interior - Setor Público x Setor PrivadoCrescimento do número de médicos em 530% em quatro décadas - Abertura desenfreada de escolas médicas (185 no total, 45% delas abertas nosúltimos 10 anos); - Chegada de estudantes brasileiros do exterior.
  • 30. “Médicos e administradores estão no topo da lista de profissões mais bem pagas do país, de acordo com o estudo O Retorno da Educação no Mercado de Trabalho, divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas)”.Médicos, com mestrado ou doutorado:- Salário médio – R$ 8.966,00 (corrigido = R$ 13.897,30)- Probabilidade de estar empregado – 93%Médicos, apenas graduados:-Salário médio – R$ 6.705,00 (corrigido = R$ 10.392,75)- Probabilidade de estar empregado – 90%CARGA HORÁRIA – A MAIOR ENTRE TODAS AS PROFISSÕES = 52H SEMANAIS! Será?
  • 31. ATO MÉDICO – Regulamentação da Profissão Médica- SIM: Áreas de atuação exclusiva do médico = melhor atendimento à população;regulação dos “limites da profissão médica”;- NÃO: Subordinação de outras categorias aos médicos; apropriação de funções deoutras profissões apenas para a medicina; as consultas médicas duram de 3 a 5minutos.
  • 32.  Piso salarial FENAM – R$ 9.813,00, para 20h semanais = é respeitado?; Piso no serviço público- Inexistente; Carreira de médico de estado – Inexistente; Limitação de carga horária - Inexistente; A exploração dos Planos de Saúde:- Valor Médio de R$ 35,00 a R$ 40,00 por consulta (incluso retorno em 15 dias);- Planos imprimem “correntes” ao diagnóstico ao limitarem o número de exames aser autorizado. Médicos – Os culpados pelos problemas da saúde pública?
  • 33. Comitê Internacional da Cruz Vermelha É uma sociedade humanística de socorro voluntário cuja missão é prestar assistência à saúde humana em guerras para as vítimas civis e militares, assim como na paz. É de caráter neutro e independente e detentora de dois prêmios Nobel da Paz. http://www.icrc.org/por/index.jsp
  • 34. Médecins sans Frontières - MSF É uma organização internacional não-governamental sem fins lucrativosque oferece leva ajuda médica e humanitária a situações de emergência, em casoscomo conflitos armados, catástrofes naturais, epidemias, fome e exclusão social. http://www.msf.org.br/
  • 35. Médicos do Mundo Médecins du monde é uma organização não-governamental baseada na benevolência de profissionaisda saúde para levar ajuda humanitária a populações vulneráveisna França e no mundo. Atualmente, atua em mais de 60 países. http://www.medecinsdumonde.org/
  • 36. Expedicionários da saúde A Associação Expedicionários da Saúde é uma organização que reúnemédicos voluntários em expedições que levam medicina especializada,principalmente atendimento cirúrgico, à populações indígenas da Amazôniabrasileira. http://www.expedicionariosdasaude.org.br/

×