Guião de Pesquisa de Informação

16,979 views
17,647 views

Published on

Published in: Education, Technology, Business

Guião de Pesquisa de Informação

  1. 1. TOP TIC Trabalho Orientado de Pesquisa – Tratamento da Informação e (sua) Comunicação
  2. 2. Como fazem os alunos os trabalhos de pesquisa? 1. Digitam num qualquer motor de busca o tema fornecido pelo professor:
  3. 3. 2. Copiam os conteúdos que encontram num dos sites existentes na Internet:
  4. 4. 3. Abrem um documento no Word e colam o texto copiado da Internet:
  5. 5. 4. Fazem uma capa onde se assumem como autores da informação:
  6. 6. Que competências foram exercitadas ou desenvolvidas?
  7. 7. Seguir um Modelo de Pesquisa que inclua as diferentes etapas de elaboração de um trabalho: MODELO PLUS <ul><li>Planificar o trabalho; </li></ul><ul><li>Localizar a melhor informação (procurar fontes de informação; recolher e seleccionar informação pertinente); </li></ul><ul><li>Usar com eficácia a informação (tratar a informação; comunicar a informação, produzindo o trabalho); </li></ul><ul><li>Auto - Avaliar o trabalho realizado. </li></ul>Como evitar que isto aconteça?
  8. 8. 1ª etapa – Planificar o Trabalho <ul><li>1. Qual o objectivo do meu trabalho ? </li></ul><ul><li>Defino e registo qual é o objectivo do meu trabalho. </li></ul><ul><li>Exemplos: </li></ul><ul><li>  </li></ul>Preparar a apresentação de um tema numa aula Fazer um relatório Fazer uma biografia Estudar um assunto … O que quero saber?
  9. 9. <ul><li>2. Qual a dimensão do trabalho ? </li></ul><ul><li>Procuro saber qual a dimensão e forma do trabalho que tenho que apresentar, porque disso depende o tipo e quantidade de informação a recolher. </li></ul><ul><li>Exemplos: </li></ul>- 2 ou 3 páginas - Apresentação PowerPoint - 10 páginas - Cartaz …
  10. 10. <ul><li>3. O que já sei? O que ainda não sei? </li></ul><ul><li>Preencho uma grelha como a seguinte que me permite tomar consciência do que já sei sobre o assunto e do que ainda preciso de investigar. </li></ul>O que já sei? O que quero saber?
  11. 11. <ul><li>Exemplo: </li></ul>4. Plano de Trabalho Ordeno estas questões, tendo a preocupação de partir do mais simples para o mais complexo e do mais abrangente/geral para o mais específico. O que já sei? O que quero saber? A Sida é uma infecção contagiosa Como se transmite? A Sida transmite-se sexualmente. O que posso fazer para não ficar infectado? A Sida pode levar à morte. Quais os sinais e sintomas desta infecção? Existe cura?
  12. 12. <ul><li>Desta forma, fica delineado/definido o esquema do trabalho. A resposta a cada uma das questões pode ser cada um dos capítulos. Assim, ficas com um índice provisório. </li></ul><ul><li>Exemplo: </li></ul>I. Definição de SIDA (O que é a SIDA?) II. Formas de transmissão (Como se transmite?) III. Sinais e sintomas da infecção (Como se manifesta esta infecção?) IV. Prevenção (O que posso fazer para não contrair SIDA?) V. Cura (Existe? Não existe? Como se trata?) VI. …
  13. 13.   2ª etapa – Localizar a Melhor Informação <ul><li>Há muitos sítios onde podes encontrar informação: </li></ul><ul><li>  </li></ul><ul><li>Informação é o conjunto de todos os dados que podes consultar, recolher e utilizar na produção do teu trabalho. </li></ul>Onde posso procurar?
  14. 14. <ul><li>Podes encontrar esses dados em: </li></ul><ul><li>Enciclopédias </li></ul><ul><li>- Para obter definições e informações gerais. </li></ul><ul><li>Ex: O que é a SIDA? </li></ul><ul><ul><ul><ul><ul><li>Livros </li></ul></ul></ul></ul></ul><ul><li>Para recolher informação segura e imagens </li></ul><ul><li>Periódicos </li></ul>Para encontrar artigos mais específicos e actuais
  15. 15. <ul><ul><ul><ul><ul><li>Material Não Livro (CD’rom; DVD;…) </li></ul></ul></ul></ul></ul><ul><li>Para recolher informação e imagens  </li></ul><ul><li>Na Internet </li></ul><ul><li>Para recolher imagens e informações em geral </li></ul><ul><li>Através de Entrevistas/Inquéritos </li></ul><ul><li>Para consultar especialistas no assunto, recolher opiniões, testemunhos, fazer estatísticas </li></ul>Atenção: Nem todos os sites têm a mesma qualidade!
  16. 16. <ul><li>Faço uma lista de palavras-chave. </li></ul><ul><li>A partir das questões do meu plano de trabalho, traçadas na etapa anterior, faço uma lista de palavras-chave que me possam ajudar a encontrar informação, tanto no material livro e não livro, como na internet. </li></ul>Exemplo: SIDA VIH Dica Procura um livro sobre o assunto. A partir do índice, podes chegar a novas palavras-chave.
  17. 17. 2. Consulto a tabela da CDU (Classificação Decimal Universal). 0 Generalidades (enciclopédias, dicionários) 1 Psicologia 2 Religião 3 Ciências Sociais (sociologia, política, economia, direito, valores (Cidadania), educação 4 Não existe de momento 5 Ciências Exactas (ecologia, biologia, matemática, física e química, astronomia, zoologia, botânica) 6 Ciências Aplicadas (medicina, tecnologia, culinária) 7 Arte (belas artes, divertimento, música, desporto) 8 Literatura/Linguística 9 História, Geografia, Biografia 0 2 3 5 6 7 8 9 1 4 CDU
  18. 18. <ul><li>3. Vou às estantes e retiro os documentos:   </li></ul><ul><li>folhei-os; </li></ul><ul><li>consulto os índices; </li></ul><ul><li>visiono-os, </li></ul><ul><li>oiço-os. </li></ul><ul><li>  </li></ul>
  19. 19. 4. Selecciono os documentos que encontrei. Consulto todos os documentos que encontrei, escolho os que considero que me vão ser úteis e registo informações sobre os mesmos numa grelha idêntica à que se segue: Este documento é importante! ÍNDICE Bibliografia Título/Endereço Tipo Documento Cota Páginas
  20. 20. Exemplo: ÍNDICE BIBLIOGRAFIA Título/Endereço Tipo Documento/Cota Páginas I- Definição de SIDA II- Formas de transmissão III- Sinais e sintomas da infecção IV- Prevenção … Labirintos da Sexualidade , de Mª Isabel Andrade www.roche.pt/sida Educar para prevenir a infecção VIH/SIDA – Programa de Promoção e Educação para a Saúde www.aidsportugal.com Entre a Sida e a vida , de Maria Isabel Andrade A salvo para a vida Livro/ 613.88 ANDR-M. Endereço electrónico Livro 616.988 E.P.P. Endereço Electrónico Livro 616.988 ANDR-M. CDrom 086.DVD613.88 E.E.SEXUAL 70 62-66 20 - 22
  21. 21. 5. Com as mesmas palavras-chave, pesquiso na Internet e tomo nota dos endereços que me parecem melhores. Dica Começa por um motor de busca . Escreve, na barra de pesquisa, uma palavra/expressão-chave relativamente ao assunto que queres pesquisar e clica em “Pesquisar”. Irás aceder a uma série de sites. Alguns motores de busca: www.sapo.pt ; www.google.pt ; www.yahoo.com ; www.aeiou.pt ; www.altavista.pt
  22. 22. 6. Os CD-ROMs e DVDs são uma fonte de informação importante. Não só fornecem muita informação escrita, como também imagens, sons, vídeo e animação. Dica Analisa o Catálogo do Material Audiovisual e acede às páginas desejadas. Selecciona textos e/ou imagens consideradas pertinentes e grava essa informação para posterior tratamento.
  23. 23. 3ª etapa – Usar com eficácia a Informação <ul><li>Leio, visiono, oiço as minhas fontes e tomo notas. </li></ul><ul><ul><li>1. Como tiro notas? </li></ul></ul> O resumo É um texto que apresenta, de forma breve, as ideias desenvolvidas no texto original. As ideias fundamentais são expressas respeitando o conteúdo e a ordem por que aparecem no texto original, com frases curtas e directas. Preciso de tratar esta informação…
  24. 24. Exemplo: Texto Original Resumo Terapêuticas e Investigação A medicina possui cada vez mais conhecimentos acerca das terapêuticas a ministrar aos doentes com sida. E isso porque ao longo dos anos a ciência tem descoberto múltiplos e variados medicamentos para tratar o Homem. Da revolução dos antibióticos à dos produtos químicos o objectivo é sempre o mesmo: destruir os micróbios, vírus ou bactérias prejudiciais ao organismo. Relativamente à sida, multiplicaram­se os tratamentos que previnem a sua irrupção, retardam a sua evolução e impedem as recaídas fatais. Embora não tragam a cura, contribuem para o melhoria do estado geral de saúde do doente. Quando penetra num linfócito, o VIH atravessa, sucessivamente, um certo número de etapas, correspondendo a cada uma delas um tratamento específico com vista a dificultar as probabilidades de destruição do sistema de defesas do organismo. Mas, hoje, os médicos sabem que a sida não é apenas uma doença do sistema imunitário. Sabem, por exemplo, que o sistema nervoso é afectado pelo vírus desde os primeiros dias da infecção. Daí a necessidade imperiosa de utilizar medicamentos capazes de actuar ao nível mais profundo do sistema nervoso. Maria Isabel Andrade , Entre a Sida e a Vida Apesar desta infecção não ter cura, têm aumentado os tratamentos que previnem o aparecimento súbito desta infecção, que retardam a sua evolução e que evitam as recaídas fatais. Para cada fase da infecção, existem tratamentos específicos que procuram minimizar a destruição do sistema imunitário.
  25. 25. <ul><li>A citação </li></ul><ul><li>Sempre que copio um texto, tal como ele foi escrito pelo seu autor, estou a fazer uma citação. Esse texto deve aparecer </li></ul><ul><li>entre aspas; </li></ul><ul><li>com uma nota ao lado ou em rodapé, referindo o nome do autor (APELIDO, Nome Próprio, o nome da obra citada e a página em que o mesmo se encontra.) </li></ul>Exemplo : “ As pessoas precisam de saber como as coisas são, para conseguirem calcular os riscos que correm. É a mesma coisa que eu atravessar uma estrada, existir um buraco, e não avisar quem vem atrás de mim “ (VENTURA, Fernando Aires. Testemunhos , p. 19) No Word , no fim da citação, clica em Inserir – Referência - Nota de rodapé e escreve o nome do autor, obra e nº da página. Dica
  26. 26. <ul><li>2. Faço entrevistas/Inquéritos </li></ul><ul><ul><ul><li>a) Penso nos vários capítulos do trabalho e em quem posso entrevistar acerca dos assuntos aí tratados. </li></ul></ul></ul><ul><ul><ul><li>b) Preencho uma grelha idêntica à seguinte: </li></ul></ul></ul>Quem entrevistar? Quem inquirir? (amostra) Acerca de quê?
  27. 27.  Como percebo que estou infectado? Exemplo : <ul><ul><ul><li>c) Elaboro as questões. </li></ul></ul></ul>Exemplo :  O que devo fazer se estiver infectado com o VIH?  O que podemos fazer para nos protegermos desta infecção? Quem entrevistar? Quem inquirir? (amostra) Acerca de quê? - Professor de Ciências - Profissional de Saúde … - Prevenção - Cura/Tratamentos …
  28. 28. <ul><ul><ul><li>d) Contacto a(s) pessoa(s) e faço a entrevista/inquérito. </li></ul></ul></ul>Podes gravar a entrevista e depois transcrevê-la. 3. Releio todas as minhas notas e organizo-as, em cada capítulo, de acordo com a sua importância. 4. Analiso a(s) entrevista(s) e transcrevo as informações mais importantes. <ul><li>5. Faço o tratamento dos inquéritos: </li></ul><ul><ul><ul><li>a) Elaboro tabelas de dados </li></ul></ul></ul><ul><ul><ul><li>b) Faço gráficos </li></ul></ul></ul><ul><ul><ul><li>c) Registo as conclusões </li></ul></ul></ul>Dica
  29. 29. 6. Construo o meu trabalho, de acordo com o plano feito na 1ª etapa. <ul><ul><li>6.1. Estrutura do trabalho </li></ul></ul><ul><li>a) Capa </li></ul><ul><li>Identificação da escola </li></ul><ul><li>Disciplina/Área a que o trabalho se destina </li></ul><ul><li>Título do trabalho </li></ul><ul><li>Identificação de quem o realizou - nome do(s) aluno(s); ano; turma; número(s) </li></ul><ul><li>Ano lectivo </li></ul>Coloca uma imagem expressiva, relacionada com o tema. Escolhe tipos de letra fáceis de ler. Dica Vou produzir o meu trabalho.
  30. 30. Exemplo : ESCOLA EB 2,3/S DE RIO CALDO Área de Projecto A SIDA Diogo Pinheiro 7º F, nº 9 2009/2010
  31. 31. b) Índice Contém os títulos principais (capítulos) e a indicação da página em que se encontram. Estes capítulos podem dividir-se em partes (subcapítulos). Aos capítulos (escritos em maiúsculas) corresponderá a numeração romana (I, II, III…) e aos subcapítulos a numeração árabe (1, 2, 3, …) Ao longo do trabalho, escreve os títulos/subtítulos com a mesma numeração e o mesmo tipo de letra com que foram apresentados no índice . Dica
  32. 32. Exemplo : <ul><li>Índice </li></ul><ul><li>INTRODUÇÃO………………………………………………………………………. 3 </li></ul><ul><li>I. DEFINIÇÃO DE SIDA …………………………………………………………. 4 </li></ul><ul><li>II. FORMAS DE TRANSMISSÃO …………………………………………….. 6 </li></ul><ul><li>1. Transmissão Sexual ……………………………………………. 6 </li></ul><ul><li>2. Transmissão Sanguínea ……………………….…………….. 8 </li></ul><ul><li>3. Transmissão Peri-Natal (Mãe/Filho)………………….. 10 </li></ul><ul><li>III. SINAIS E SINTOMAS DA INFECÇÃO ………………………………. 11 </li></ul><ul><li>IV. PREVENÇÃO ……………………………………………………………….. 13 </li></ul><ul><li>V. CURA ………………………………………………………………………….. 17 </li></ul><ul><li>CONCLUSÃO ………………………………………………………………….. 18 </li></ul><ul><li>BIBLIOGRAFIA ……………………………………………………………….. 19 </li></ul>
  33. 33. c) Introdução <ul><li>A introdução é uma apresentação sumária do teu trabalho, onde referes o que fizeste e como fizeste. Nela deves referir, por exemplo: </li></ul><ul><li>a identificação do tema do trabalho; </li></ul><ul><li>principais objectivos do trabalho; </li></ul><ul><li>- a metodologia usada. </li></ul>Exemplo : O tema deste trabalho é … Com este trabalho pretendo demonstrar/saber… Resolvi começar por… e continuar… Foi feito um inquérito com o objectivo de…
  34. 34. d) Desenvolvimento Construo os vários capítulos (de acordo com o ponto 4. da 1ª etapa – índice provisório). Insiro imagens, esquemas e gráficos nos locais certos, sem esquecer as legendas. Refiro as fontes das citações que utilizo. Fig. 1 - A Sida no Mundo
  35. 35. e) Conclusão Apresento as conclusões do estudo. Resumo o conteúdo da parte do desenvolvimento do meu trabalho e exprimo a minha opinião sobre o tema e sobre o modo como o realizei. <ul><ul><li>Com este trabalho concluí que… </li></ul></ul><ul><ul><li>Consegui responder às questões que coloquei na preparação deste trabalho… </li></ul></ul><ul><ul><li>Abriram-se, assim, possibilidades de novas questões e de novas pesquisas que poderão dar origem a outros trabalhos. </li></ul></ul>Exemplo :
  36. 36. f) Bibliografia (Norma Portuguesa 405)  Livros: Se se tratar de uma publicação SEM AUTOR definido, o título surgirá no início, em maiúsculas. Exemplo : ANDRADE, Maria Isabel – Labirintos da Sexualidade . 1ª ed. Porto: Porto Editora, 1997. APELIDO, Nome – Título . Edição. Local da edição : Editor, data da publicação. Exemplo : LABIRINTOS DA SEXUALIDADE. 1ª ed. Porto: Porto Editora, 1997. Dica
  37. 37. Se se tratar de uma publicação de vários autores: 1) Até três autores: São todos referenciados, separados por ponto e vírgula; 2) Mais de três autores: Indica-se apenas o nome do primeiro ou daquele que aparece mais destacado, seguido da expressão [ et al. ] Exemplos : ANDRADE, Maria Isabel; FERREIRA, Ana Maria – Labirintos da Sexualidade . 1ª ed. Porto: Porto Editora, 1997. ANDRADE, Maria Isabel [et al.] – Labirintos da Sexualidade . 1ª ed. Porto: Porto Editora, 1997. Dica
  38. 38.  Periódicos (jornais/revistas) APELIDO, Nome do autor do artigo – Título do artigo. Nome da revista/ Jornal . Nº da publicação (data) Páginas. Exemplo : DEFESA É O MELHOR ATAQUE . Teste Saúde . nº 70 (Dezembro 2007/ Janeiro 2008) p. 25-28.
  39. 39.  CD- Roms; CD audio; DVD’s: APELIDO, Nome – Título [indicação do tipo de documento]. Edição. Local da edição: Editor, data da publicação. Exemplo : A SALVO PARA A VIDA [DVD]. Lisboa: Didáctico, 2003.
  40. 40.  Endereços electrónicos: APELIDO, Nome do autor. Título do documento . Acedido em dia/mês/ano, em: URL Exemplo : O QUE É A SIDA. Acedido em 18 de Fevereiro de 2008, em: www. roche.pt/sida
  41. 41. Na lista bibliográfica, os autores/títulos deverão ser colocados por ordem alfabética. ANDRADE, Maria Isabel – Labirintos da Sexualidade . 1ª ed. Porto: Porto Editora, 1997. Exemplo: A SALVO PARA A VIDA [DVD]. Lisboa: Didáctico, 2003. DEFESA É O MELHOR ATAQUE . Teste Saúde . nº 70 (Dezembro 2007/ Janeiro 2008) p. 25-28. O QUE É A SIDA. Acedido em 18 de Fevereiro de 2008, em: www. roche.pt/sida Dica
  42. 42. g) Anexos Esta parte não é obrigatória. Os anexos são elementos que completam as afirmações ao longo do teu trabalho. Poderás colocar aqui os inquéritos/ entrevistas que fizeste, … <ul><li> Trabalho escrito </li></ul><ul><li>- Preparo a impressão; </li></ul><ul><li>- Releio, verifico a ortografia, a construção frásica; </li></ul><ul><li>- Verifico a paginação, o tipo e tamanho de letra, o espaçamento das linhas; </li></ul><ul><li>- Imprimo e encaderno o trabalho. </li></ul><ul><ul><li>6.2. Apresentação do trabalho </li></ul></ul> Cartaz - Retiro do trabalho as imagens e os textos mais significativos. - Construo o cartaz. ATENÇÃO! Os textos devem ser sintéticos e escritos em letra de tamanho grande (igual ou maior que 16)
  43. 43.  Apresentação oral - Faço um esquema do meu trabalho (no quadro, em suporte digital, em cartaz…) com as ideias organizadas desde a introdução à conclusão. - NUNCA devo fazer leitura integral de parte ou totalidade do trabalho, mas posso ler pequenas citações ou excertos que considero pertinentes/importantes. - Se se tratar de uma apresentação colectiva todos os elementos do grupo devem “estar dentro do assunto” e com tarefas bem definidas e distribuídas. -Se possível devo envolver a turma, questionando-a e solicitando a sua ajuda/participação – é uma forma de captar a atenção dos ouvintes!
  44. 44.  Apresentação em PowerPoint - Faço um diapositivo de abertura com o mesmo esquema da capa. - No 2º diapositivo, apresento o esquema do meu trabalho (os vários capítulos). - Em cada capítulo, selecciono imagens e conteúdos e com eles, faço diapositivos . ATENÇÃO! Cada slide não deve ter muito texto, pois os slides destinam-se a apoiar uma apresentação feita oralmente. - Animo os meus diapositivos. ATENÇÃO! Demasiadas animações distraem quem está a assistir. - Faço um último diapositivo com a bibliografia .
  45. 45.   4 ª etapa – Avalio o meu trabalho 1. Avalio a forma como fiz o trabalho. <ul><ul><li>a) Preencho um inquérito com sinceridade . </li></ul></ul>b) Somo os pontos que obtive e tiro a minha conclusão. Ufa! Terminei!

×