Overview sobre o CMS Drupal

769 views

Published on

Esta apresentação dá uma idéia geral do que é o Drupal, em que estágio ele se encontra e qual a atuação da Just Digital com Drupal.

Published in: Technology
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
769
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
10
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Overview sobre o CMS Drupal

  1. 1. Parceira
  2. 2. Overview Drupal O objetivo desta sessão é mostrar de forma geral o potencial de mercado do DRUPAL Parceira
  3. 3. #DRUPAL é Open Source Lançado em 2001 como software de código aberto sob a Licença Pública GNU. Isso significa que o uso e modificações podem ser feitas sem custo. http://www.gnu.org/licenses/licenses.html
  4. 4. #DRUPAL é web É uma plataforma web em PHP, que por default utiliza MySQL, porém é possível utilizar outros bancos de dados relacionais. Os desenvolvedores tiram proveito da arquitetura extensível do Drupal para ir muito além do pacote padrão chamado de "core" do Drupal.
  5. 5. #DRUPAL é social Drupal é um sistema multi-usuário. É possível de forma simples controlar os níveis de acesso de cada área do site, e também poder atribuir "papéis" para vários níveis de permissão.
  6. 6. #DRUPAL é conteúdo O Drupal está pronto para se conectar com mídias sociais, e com buscadores ao que tange os aspectos de SEO. É uma plataforma pronta para gerenciar seu conteúdo e ainda propagá-lo pela web.
  7. 7. #DRUPAL é performance O Drupal é robusto: em sites de mais de 1 milhão de páginas, respondendo 20 mil requisições por segundo. Sua instalação padrão controla mais de 99% dos casos, enquanto outras ferramentas de otimização gratuitas, topologias inteligentes e uma grande base de administradores de Drupal cobrem o 1% restante.
  8. 8. #DRUPAL é design Trabalha com uma camada separada para gestão da apresentação visual. Esta camada é totalmente flexível dando liberdade total para criar o seu tema ou até mesmo seus temas. O Drupal trabalha com heranças de templates e temas o que possibilita trabalhar em um mesmo site com layouts totalmente diferentes.
  9. 9. #DRUPAL é global O Drupal é executado em milhões de sites, incluindo muitos dos maiores do mundo. É especialmente forte entre os principais governos, instuições de ensino e grandes empresas.
  10. 10. #DRUPAL é segurança O código do Drupal é auditado e revisado diariamente para evitar vulnerabilidades de segurança, tais como as definidas pelo Open Web Application Security Project (OWASP).
  11. 11. + detalhes sobre performance
  12. 12. #escalabilidade conforme a sua necessidade
  13. 13. #performance Precisa de mais performance que a Casa Branca?
  14. 14. + detalhes sobre segurança
  15. 15. #segurança Um time de desenvolvedores focado em segurança com as seguintes missões: 1. Resolver problemas de segurança relatados em um alerta de segurança 2. Prestar assistência para os mantenedores do módulo que contribuíram para resolver as questões de segurança 3. Fornecer a documentação sobre como escrever código seguro 4. Fornecer a documentação sobre como proteger o seu site 5. Ajudar a equipe a infra-estrutura para manter a infra-estrutura drupal.org seguro https://drupal.org/security-team
  16. 16. Os números impressionam De forma rápida e simples vamos entender o estágio atual do Drupal.
  17. 17. #idade 12 anos no mercado desde a primeira versão Lançado em 2001
  18. 18. #comunidade drupal.org +1milhão de membros +25mil desenvolvedores contribuindo +1.600 devs trabalhando no Drupal 8 em 228 países falando em 181 idiomas números de 16/10/2013 (drupal.org)
  19. 19. #software ~25mil módulos 1.850 temas 650 distribuições + de 3mil commits semanais em módulos números de 16/10/2013 (drupal.org)
  20. 20. #eventos DrupalCon - 3 grandes eventos anuais EUA, EUROPA e América Latina + Eventos regionais Drupal Camps organizados pelas comunidades e associações locais Drupal Latino DrupalPitchu 2014 20 a 24 de janeiro Drupalcon Austin 2014 2 a 6 de junho Drupalcon Amsterdam 2014 2 a 6 de junho
  21. 21. #prêmios 2012 2008 - Infoworld Bossie Awards 2012 - Webware 100 - The best open source applications - Packt Publishing Open Source CMS Awards: Best Overall Open Source CMS (1st place) 2011 Best PHP Open Source Content Management System (1st place) - Infoworld Bossie Awards 2011 - The best open source applications 2007 - Webware 100 2010 - Infoworld Bossie Awards 2010 - The best open source applications - Open Source CMS Hall of Fame (2nd place) - Packt Publishing Open Source CMS Awards: Best Overall Open Source CMS (1st place) Best PHP Open Source Content Management System (2nd place) Best Open Source Social Networking Content Management System (2nd place tie) 2009 - Webware 100 - Packt Publishing Open Source CMS Awards: Best PHP Open Source Content Management System (1st place) - Open Source CMS Hall of Fame 2006 - Packt Publishing Open Source CMS Awards: Best Overall Open Source CMS (2nd place)
  22. 22. Principais recursos do Drupal
  23. 23. #gestão de usuários De forma extremamente flexível e granular é possível controlar os perfis de usuários e dizer o que podem visualizar e usar.
  24. 24. #gestão dos módulos Com uma interface simples você tem controle total sobre todos os módulos instalados podendo facilmente configurá-los, habilitá-los e desabilitá-los.
  25. 25. #responsivo A estrutura do Drupal possibilita facilmente criar interfaces semânticas, limpas e para funcionar em diferentes dispositivos.
  26. 26. #blocos / regions Para maior flexibilidade e reaproveitamento de funcionalidades o Drupal trabalha com o conceito de blocos para construir uma página. Os blocos podem ser específicos para uma página ou utilizados em várias páginas. Alguns blocos às vezes são verdadeiras aplicações.
  27. 27. #pronto para mashups O Drupal está pronto e atualizado para conversar e consumir conteúdos de outras fontes. Existem módulos prontos para consumir conteúdos de redes sociais ou até mesmo importar de forma estruturada conteúdos de sistemas legados.
  28. 28. #command line (Drush) Drupal Shell (Drush) simplifica a administração do site, permitindo-lhe usar um único comando para concluir as operações que via interface administrativa exigem vários passos e cliques. Com a interface de shell script e linha de comando, Drush, pode-se instalar, atualizar, habilitar e desabilitar automaticamente seus módulos, atualizar versão do Drupal, instalar novos patches, limpar o cache, gerar scripts em batch e realizar operações do CRON de forma programada.
  29. 29. #drupal API Com a API é possível integrar o seu site com outros serviços, construir seus próprios módulos.
  30. 30. #diferentes tipos de conteúdo Com o Drupal você gerencia os tipos de conteúdos que serão usados no seu projeto. Vamos supor que você tenha um cadastro de endereços. Você poderá criar um tipo de conteúdo que lida apenas com esta natureza de informação.
  31. 31. #mais que um CMS O Drupal vai além de ser um CMS. É um framework que possibilita a criação de redes colaborativas usando o Organic Groups, permite criar aplicações como o Open Atrium que é um sistema de gestão de chamados, voltado para atendimento / suporte ou até mesmo bug tracker.
  32. 32. #webservices O Drupal está pronto para consumir e entregar web services nos padrões SOAP ou REST.
  33. 33. #isso e muito mais O Drupal tem uma infinidade de funcionalidades / features. Para simplificar segue uma pequena lista de algumas das mais usadas e importantes: ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● Workflow Views Webforms Controle de revisão Sistema nativo de cache Log da aplicação Taxonomia Web services SOAP e REST Testes automatizados Trabalha com banco de dados relacional ou não relacional Importação via feeds (xml, csv, xls, txt, rss) Sem limites de templates E-commerce Gerenciamento completo do conteúdo Drag and Drop para construção das páginas e organização dos blocos ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● Biblioteca de arquivos e media Gerenciamento completo dos menus URL amigáveis SEO friendly Preview de conteúdo não publicados Clonagem de conteúdos Ordenação de conteúdos por peso Relacionamento de conteúdos por tags e taxonomia Galeria de imagens Compatibilidade com SSL Multisite Multilíngua Editor WYSWYG
  34. 34. 10 razões para mergulhar no Drupal
  35. 35. Curva de crescimento do Drupal 1 Com apenas 12 anos desde a primeira versão o Drupal hoje tem uma generosa fatia do mercado e já não briga com soluções Open Source. É visto como uma solução Enterprise confiável. Análise do Gartner http://goo.gl/PIKXZD
  36. 36. Qualidade da documentação 2 A comunidade é muito rigorosa quanto à documentação. Existem tutoriais, especificações técnicas, livros para abordar tanto funcionalidades default como módulos específicos.
  37. 37. Comunidade 3 A comunidade do Drupal é bastante ativa. É possível tirar dúvidas e se envolver facilmente em projetos da comunidade. Mais de 1.600 desenvolvedores já trabalharam no desenvolvimento da nova versão do Drupal.
  38. 38. Bons profissionais no mercado 4 Quando falamos de CMS OpenSource o Drupal é a preferência dos desenvolvedores. A estrutura do Drupal é convidativa para desenvolvedores web mais experientes. Isso eleva o nível dos profissionais.
  39. 39. Designers não programam em Drupal 5 Diferente de soluções como Wordpress ou mesmo Joomla, a curva de aprendizado no Drupal é maior, o que inibe a atuação de designers se arriscando como desenvolvedores. É sim, necessário contar com profissionais especializados.
  40. 40. Flexibilidade e robustez 6 O Drupal está pronto para ser customizado. Foi pensado de forma modular. Além disso está pronto para trabalhar com servidores de Cache externos como CDN, Akamai. Pronto para trabalhar com replicação de banco de dados, memcached, varnish... É UMA SOLUÇÃO ENTERPRISE OPEN SOURCE!
  41. 41. Funciona como um framework 7 Não é incomum se deparar com aplicações extremamente complexas com regras de negócios super específicas desenvolvidas com o Drupal. Isso é possível por se tratar de mais que um CMS mas sim um Framework web. Não se assuste com o termo CMF (Content Management Framework), a nova versão, Drupal 8 (baseado no framework PHP - Symphony 2), leva isso muito a sério.
  42. 42. Qualidade dos módulos 8 Diferente de outras soluções OpenSource, os módulos do Drupal estão concentrados no site da comunidade. Isso quer dizer que todos os módulos ali disponíveis e publicados passaram por um comitê de aprovação que verifica os padrões e qualidade do código, funcionamento e compatibilidade com as versões do Drupal e vulnerabilidades de segurança.
  43. 43. Preocupação com padrões 9 Os desenvolvedores estudam os padrões estabelecidos pela comunidade e seguem à risca estes padrões durante o desenvolvimento. As empresas que trabalham com Drupal levam muito a sério o cumprimento dos padrões acordados pela comunidade.
  44. 44. Cases com alto nível de maturidade 10 Os cases de Drupal, tanto no Brasil como ao redor do mundo provam que a solução é madura e bem aceita em grandes instituições governamentais e privadas. São cases que envolvem integrações com legados, alto tráfego, enorme concentração de conteúdo, alta performance e grande preocupação com segurança.
  45. 45. #quem já utiliza Drupal
  46. 46. #principais segmentos Governo Educação (universidades, diretórios acadêmicos) Empresas de tecnologia Entretenimento / Media (canais de TV, programas de TV, gravadoras musicais) Publicações (notícias, revistas, jornais)
  47. 47. #aderência (tipos de projetos) Portais de conteúdo Intranets Redes colaborativas Portais horizontais E-commerce
  48. 48. #cases +10 milhões de sites em DRUPAL 24% dos sites do governo americano usam Drupal 7 em 8 universidades top americanas usam Drupal 9 em 12 grandes empresas de tecnologia usam Drupal 7 em 8 das maiores empresas de mídia usam Drupal
  49. 49. Just Digital + Drupal
  50. 50. #o que fazemos ● consultoria; ● arquitetura da informação; ● desenvolvimento de portais de conteúdo, intranets, redes colaborativas e e-commerces; ● desenvolvimento de módulos para Drupal; ● suporte; ● hosting e gestão da infra do projeto; ● treinamentos personalizados;
  51. 51. #6 anos de experiência Desde 2008 atuando em projetos de CMS com Drupal Desde 2010 como empresa membro da Drupal.org
  52. 52. #apoio e patrocínio Apoio e patrocínio nas Drupal Camps realizadas no Brasil
  53. 53. #associação no Brasil Fundada em 2013 a Associação Drupal Brasil, para fomentar o uso da ferramenta, apoiar eventos e desenvolver a comunidade brasileira de Drupal Rafael Cichini Sócio-fundador da Just Digital Co-fundador da associação no Brasil e atualmente ocupa o cargo Vice-Presidente
  54. 54. #equipe +10 "drupaleiros" que respiram Drupal diariamente
  55. 55. #cases +200 sites em Drupal +150 sites em uma única instalação Drupal No Brasil muitos dos grandes cases foram feitos pela Just Digital
  56. 56. ESPM http://www.espm.br Drupal Integração com ERP Integração com CRM
  57. 57. ESPM Prêmio Renato Castelo Branco http://prcb.espm.br Drupal Sistema de votação
  58. 58. E-Commerce - ESPM Venda de revistas e assinaturas http://loja.espm.br Drupal Commerce
  59. 59. TCE-SP Tribunal de contas do estado de São Paulo http://www.tce.sp.gov.br Drupal Integrações com sistemas de licitações e outros legados
  60. 60. Portal do cidadão TCESP - Tribunal de contas do estado de São Paulo www.portaldocidadao.tce.sp.gov.br Drupal Integrações com sistemas de licitações e outros legados
  61. 61. Multirede http://www.multirede.com.br Drupal Integração com ERP Venda de treinamentos
  62. 62. Dove (Unilever) http://dove.com.br Drupal CMS Cerca de 250.000 acessos mensais (parceria com a Agência Ogilvy - sp)
  63. 63. Sonda Telsinc http://www.telsinc.com.br Drupal CMS Cerca de 50.000 acessos mensais (Empresa do Grupo Chileno Sonda de TI)
  64. 64. Jac Motors - http://www.jacmotorsbrasil.com.br Atualmente com Drupal CMS Projeto de lançamento da Jac Motors no Brasil, lançado no salão do automóvel (parceria com a Agência Ogilvy - SP)
  65. 65. AdeS (Unilever) - http://www.ades.com.br Drupal CMS (Parceria com a Agência Ogylvy)
  66. 66. Portal da Confederação Nacional do Comércio http://www.cnc.org.br Drupal CMS + de 3.000 páginas no dia do lançamento
  67. 67. Grupo Solera (Brasil) www.solerabrasil.com.br Drupal CMS Integração com Microsiga, Salesforce, Banco Itaú
  68. 68. Revista Harvard Business Review Brasil www.hbrbr.com.br Drupal 7
  69. 69. RetailPro Brasil www.retailpro.com.br Drupal 7
  70. 70. Futuro… Drupal 8
  71. 71. #previsto para o início de 2014
  72. 72. OBRIGADO!!! Perguntas? Rafael Cichini rafael@justdigital.com.br

×