Conflitos etnicos na africa subsaariana
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

Conflitos etnicos na africa subsaariana

  • 3,921 views
Uploaded on

A presentação a seguir esta resumindo como foi os conflitos na Africa, e o porque.

A presentação a seguir esta resumindo como foi os conflitos na Africa, e o porque.

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
3,921
On Slideshare
3,921
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
91
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Conflitos Étnicos na áfrica-
  • 2. -Subsaariana
  • 3. A palavra subsaariana deriva da convenção eurocentrista, segundo a qual o Norte está "acima" e o Sul está "abaixo" (daí o prefixo "sub"). O eurocentrismo é como uma visão de mundo que tende a colocar a Europa (assim como sua cultura, seu povo, suas línguas, etc.) como o elemento fundamental na constituição da sociedade moderna, sendo necessariamente a protagonista da história do homem.
  • 4. A África subsariana(em Portugal) ou África subsaariana (no Brasil), também conhecida por África Negra, corresponde à região do continente africano a sul do Deserto do Saara, ou seja, aos países que não fazem parte do Norte de África.
  • 5. África Subsaariana Efectivamente, o deserto do Saara, com os seus cerca de 9 milhões de quilômetros quadrados, forma uma espécie de barreira natural que divide o continente africano em duas partes muito distintas quanto ao quadro humano e econômico. Ao norte encontramos uma organização sócio-econômica muito semelhante à do Oriente Médio, formando um mundo islamizado. Ao sul temos a chamada África negra, assim denominada pela predominância nessa região de povos de pele escura.
  • 6. Variedade étnica Relativo ou pertencente a povo ou raça A variedade étnica desta região de África é patente na diversidade de formas de cultura, música, arquitetura, religião, culinária e indumentária usadas pelos diferentes povos do continente. A imensa maioria da sua população pertence à raça negra, mas são reconhecidos nesta região mais de 1.500 línguas e dialetos.
  • 7. Os conflitos
  • 8. conflito A maioria dos conflitos na África após o processo de descolonização é decorrente de divergência étnica. Divergência é uma palavra de significado em parte igual a conflitos, ela foi criada com parte de significado de conflitos mas também na sua outra parte é diferença desentendimentos.
  • 9. Conflitos Étnicos Os conflitos ocorrem porque povos diferentes foram forçados a conviver dentro de um mesmo Estado, graças ao congresso de Berlim O Congresso de Berlim foi uma reunião de líderes estadistas das grandes potências europeias e o Império Otomano em Berlim, em 1884-1885.
  • 10. As fronteiras dos Estados africanos não respeitarão os limites tribais vigentes anteriormente á sua constituição. O resultado foi a ocorrência, ao longo da historia, de uma série de conflitos étnicos.
  • 11. Ocorrência, ao longo da história, de uma série de conflitos étnicos hauçás Ibos Guerra de Biafra (1967-1970) Na qual os ibos lutaram sem sucesso pela separação dessa região, parte do território da Nigéria. A Nigéria se tornou independente em 1960, foi formada pela reunião do povo IBO com o povo HUTUS. Os IBOS eram provenientes da província de biafra, a leste do pais, e formavam a elite da Nigéria. No entanto, o governo foi derrubado e os ibos passaram a ser Caçados e massacrados no país inteiro.
  • 12. O separatismo da étnia tigrina na Etiópia Eritreia como território, foi criado pela Itália em 1 de janeiro de 1890,pouco depois veio a ser protectorado da Grã-Bretanha.
  • 13. Porém a ONU decidiu fazer de Eritreia um país autônomo, federado com a Etiópia.O povo da Eritreia não concordava. Resultando na independência da eritreia em 1993 o mais novo país africano. A federação durou apenas 9 anos até 1961 quando o rei da Etiópia fechou o parlamento da Eritreia e iniciou uma campanha para extermina toda a resistência na Eritreia contra a união com a Etiópia. A guerra pela independência começou.
  • 14. Ocorrência, ao longo da história, de uma série de conflitos étnicos. Hutus tutsis O conflito é mais uma demonstração do efeito retardado da política colonial europeia, no continente africano. Os colonizadores fizeram distinção entre os dois povos graças a características físicas. Os tutsis foram escolhidos para assumirem cargos da administração estatal.
  • 15. O conflito se intensificou a partir de abril de 1994, quando os presidentes de Ruanda e Burundi, de étnia HUTU, foram mortos em um atentado que derrubou o avião onde viajavam juntos. Em julho de 1998, foi elaborado um acordo de cessar fogo.
  • 16. Nessa guerra civil em Ruanda (1994) ,que provocou a morte de cerca de um milhão de pessoas (90% tutsis, etnia minoritária do país).
  • 17. Resposta da ONU diante desse conflito: “Nós mantemos a paz, não a estabelecemos”. Um filme em que pode explicar melhor. Em que foi baseado em fatos reais: HOTEL RWANDA HOTEL RUANDA
  • 18. Ocorrência, ao longo da história, de uma série de conflitos étnicos. Mulçumanos Cristãos e animistas (conflito de Darfur) Iniciado em 2003,trata-se de um conflito armado de carácter étnico, opondo os povos não-Arabizados da região de Darfur, no oeste do Sudão. E as etnias arabizadas apoiadas pelo regime Islâmico de cartum.
  • 19. Existem áreas de conflito na maioria dos países africanos, e os confrontos comumente se espalha por outros países. A maioria dos acordos de paz assinados não possui força suficiente para colocar fim aos conflitos, pois rivalidades profundas continuam a existir, e a reconstrução dos países no pós-guerra é difícil, em razão da pobreza generalizada e da corrupção.
  • 20. Obrigado pela sua atenção!!! Nome: - Rafael Campos Turma:2*B Curso: Técnico em Agropecuária Disciplina: Geografia Professor: Lucas Guimarães .