Your SlideShare is downloading. ×

Reunião de planejamento

572

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
572
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Reunião de Planejamento da PJ do Vicariato de Canoas Paróquia São Pio X - 20 de novembro de 2011PRESENTES: Nelson, Gisele, Fábio, Jéferson, frei Laércio, Tamires, Júnior, Mariele Hélton,Rafael, Giulio, Daniela.1. ORAÇÃO DO OFÍCIO DIVINO DA JUVETUDE:Histórias e trajetórias de vida que contam a caminhada da PJ no Vicariato de Canoas.2. RESGATE HISTÓRICO DO TRIÊNIO:2009: Romaria da Terra 2010: Encontro de Conferência Livre deAssembleia da PJ no IPJ Assessores JuventudeVisita aos Grupos de Base 16º Animadores 9º Despertar da FéRomaria do Trabalhador Encontrão na Paróquia 21º CAJOCurso de Iniciantes Santo Inácio de Loyola Missão Jovem em EsteioCurso de Lideranças Romaria das ComunidadesDNJ em Esteio Ordenação de frei André 2011: CRPJPlanejamento DNJ entre Vicariato Romaria das Comunidades15º Animadores Planejamento Visitas aos Grupos20º CAJO Retiro com Ministério da Encontros de Formação daEncontros da Área Niterói/ Palavra CampanhaRio Branco Encontros na Área Caminhos de Esperança…Encontro da Área Centro- Niterói/Rio Branco DNJ na HarmoniaLeste-Oeste CRPJ Conferência Municipal daRetiro da Área Centro- Trilhando novos JuventudeLeste-Oeste caminhos… Acampamento dos 30 anosCRPJ Reunião mensal no das PJs do RSJuventude Debate no IPJ Vicariato
  • 2. Encontro da Área Escola da Juventude de Missão Jovem em EsteioNiterói/Rio Branco Porto Alegre e Gravataí Setor Juventude doSemana Municipal da Multiplicadores da Vicariato de Canoas.Juventude Campanha3. LEVANTAMENTO DE PROPOSTAS: “a PJ é um espaço…”* Espaço de Encontro: entre os grupos de base e as áreas criando um sentimento depertença e responsabilidade na manutenção da identidade pejoteira.* Espaço de Militância: entre os jovens que já não estão em coordenações e queremcolaborar na pastoral. Tem em especial um trabalho de nucleação e missão.* Espaço de Formação: Escola da Juventude e Caminhos de Esperança.* Espaço de Assessoria.DÚVIDAS: organização da PJ: Coordenação do Vicariato? Equipe Executiva? Articulação?Representatividade (Setor Juventude, CRPJ)? Assessoria?CUIDADOS: juventude pós-moderna, sentido de ser pastoral, metodologia, participação dosjovens dos grupos nos espaços.4 DEFINIÇÕES DO PLANEJAMENTO:A. LEMA: “a PJ é um espaço…”B. METODOLOGIA DE TRABALHOS: grupos de trabalhos (chamados de Espaços) eorganizados pela Coordenação do Vicariato. B.1. Espaço de Encontro: entre os grupos de base e as áreas, criando um sentimento de pertença e responsabilidade na manutenção da identidade pastoral. B.1.1. Ações: Vivências da Coordenação de Vicariato, Escola da Juventude e Caminhos de Esperança. B.1.2. Responsabilidade: Mariele, Hélton, Augusto.
  • 3. B.2. Espaço de Militância: entre os jovens que não estão mais nas coordenações e querem colaborar na pastoral. Tem especial trabalho na nucleação de novos grupos e missão. B.2.1. Ações: Campanha contra Violência, Políticas Públicas de Juventude, Parcerias com outras juventudes, Contato com PJE. B.2.2. Responsabilidade: Jéferson, Giulio. B.3. Espaço de Assessoria: reunir assessores e acompanhantes dos grupos e assessores da Coordenação do Vicariato. B.3.1. Ações: CAG (Curso de Assessores de Grupos) e Encontro Regional de Assessores da PJ. B.3.2. Responsabilidade: JOVEM DA COORDENAÇÃO DE VICARIATO (a definir). B.3.3. Assessores listados: Frei Wilson (padre responsável no Vicariato), Frei Laércio, Ir Maria José, Jéferson. B.4. Convites a alguns jovens: Gisele, Fábio e Tamíres = Jéferson fará contato para saber em qual Espaço cada um poderá colaborar.C. ORGANIZAÇÃO: 1. COORDENAÇÃO DO VICARIATO (CV): composta por três jovens de cada Área Pastoral, onde um será o Articulador de Área e os demais irão trabalhar nos Espaços. Área Niterói/Rio Branco: Mariele, Hélton e MAIS 1 JOVEM. Área Centro-Leste-Oeste: Augusto, MAIS 1 JOVEM DA MATHIAS (Nelson e Frei Laércio encaminham) E MAIS 1 JOVEM DA HARMONIA (Nelson encaminha). Área Esteio/Sapucaia do Sul: 3 JOVENS (Júnior fará o contato para articular).2. ARTICULAÇÃO DO VICARIATO (AV): três jovens referenciais para as estruturas einstâncias de representação bem como articular a caminhada das áreas pastorais.
  • 4. *Nelson – Vicariato e Setor Juventude. *Júnior – Setor Juventude. *Rafael – CRPJ.3. REUNIÕES DE ÁREA: ocorrerão com a periodicidade de cada Área reunindo os três CV decada Área mais os representantes de todos os grupos de base da região. Deve buscarconstruir uma caminhada que possibilite o contato entre os grupos como estratégia deconhecimento e sentimentos de pertença e responsabilidade para com a pastoral.4. REUNIÃO DA COORDENAÇÃO DO VICARIATO: ocorrerá todo o segundo sábado de cadamês em seguida à reunião das lideranças de todas as pastorais do Vicariato na Paróquia SãoLuís Gonzaga.

×