Gincana Interdisciplinar: os continentes e suas culturas

2,564 views
2,383 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,564
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
33
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Gincana Interdisciplinar: os continentes e suas culturas

  1. 1. GINCANA INTERDISCIPLINAR: OSCONTINENTES E SUAS CULTURAS AUTORES/AS: Rafael Barros (UFRGS) Jade de Barros (UFRGS) Kélen Guedes (UFRGS COORDENADORAS: Maria Lúcia Rodrigues de Freitas Moritz (UFRGS) Roseli Inês Hickmann (UFRGS)
  2. 2. GINCANA INTERDISCIPLINAR: OSCONTINENTES E SUAS CULTURASExperiência interdisciplinar entre os subprojetos PIBID-CiênciasSociais e PIBID-Geografia, ambos da UFRGS.Gincana de Final de Ano numa escola na periferia de Porto Alegre-RS, onde o PIBID-Geografia atuou o ano inteiro de 2011.Público-alvo: estudantes da 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental.
  3. 3. Houve a necessidade de acompanhar algumas atividades do PIBID- Geografia antes da Gincana a fim de conhecer os estudantes e avaliar as atividades pensadas.Problemática do conceito de “Cultura” nas Ciências Sociais.Conhecer os arredores da Escola foi conhecer um pouco do trajeto casa-escola dos estudantes.
  4. 4. A GINCANATema da Gincana versou sobre: “Continentes e suas Culturas”, sendoque os dois subprojetos estiveram juntos em todos momentos: desdea elaboração até a execução da Gincana.Desafio de projetar atividades que dialoguem com os conhecimentosprévios dos estudantes.
  5. 5. Mesa de Materiais e Pontuação
  6. 6. Bandeiras das Equipes
  7. 7. A temática dos continentes foi apresentada com o objetivo de desafiar os estudantes para que se localizassem geograficamente no mapa-múndi.
  8. 8. Twister Geográfico
  9. 9. Equipes jogando Twister GeográficoEm cada equipe havia a presença de um bolsista.
  10. 10. Equipes jogando Twister GeográficoEm cada equipe havia a presença de um bolsista.
  11. 11. O tema das culturas locais foi trabalhado em relação à localização geográfica de pontos turísticos e de países sedes de grandes eventos esportivos que aconteceram nos cinco continentes.
  12. 12. FINALIZANDOPara bolsistas PIBID-Ciências Sociais: conhecer outra realidade que nãoestávamos trabalhando anteriormente, quando estávamos apenas em umaescola da região central de Porto Alegre.Surgiram dificuldades com Twister Geográfico devido ao fato dosestudantes não conseguirem identificar os continentes. Mesmo assim, aGincana possibilitou novas formas de produção de conhecimento.Como bolsistas, a gincana proporcionou a responsabilidade de construir eexecutar atividades no Ensino Fundamental, desafiando-nos a concretizaros diversos aprendizados sobre identidade docente.
  13. 13. Grupo dos Bolsistas PIBID-Ciências Sociais ePIBID-Geografia

×