• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Sistema digestorio - MACVEST
 

Sistema digestorio - MACVEST

on

  • 4,567 views

 

Statistics

Views

Total Views
4,567
Views on SlideShare
4,567
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
5
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Sistema digestorio - MACVEST Sistema digestorio - MACVEST Document Transcript

    • LISTA DE EXERCICIOS – FISIOLOGIA: SISTEMA DIGESTORIO1. (PUC-SP) No esquema abaixo estão representados três tubos de ensaio com seuscomponentes:Considere que o amido em presença de lugol torna-se azul-violeta, que resultados serãoesperados, se adicionarmos a cada tubo algumas gotas da solução de lugol? Por quê?2. (FUVEST) Da secreção de certa região do tubo digestivo de um cachorro purificou-se umaenzima. Essa enzima foi distribuída por quatro tubos de ensaio contendo as substânciasespecificadas na figura. Após duas horas, à temperatura de 38ºC, ocorreu digestão apenas notubo dois. a) De qual região do tubo digestivo foi extraída a secreção? b) Que enzima atuou no processo? Justifique sua resposta.
    • 3. (UFRN) Em um experimento, foram retiradas duas amostras do aparelho digestivo humano.Essas amostras foram reunidas e eqüitativamente distribuídas em quatro tubos de ensaio, aosquais foram adicionados alimentos mantidos em diferentes valores de pH, conforme o quadroabaixo, e conservados a 37ºC durante 6 horas. Tubo de ensaio Alimentos adicionados pH I Carne 2,0 II Carne 7,0 III Pão 6,8 IV Pão 3,0Considerando essas informações, responda:a) Em quais tubos ocorre a digestão?b) Quais as enzimas envolvidas e de que órgãos foram retiradas?c) Justifique a resposta dada em a.4. (VUNESP) Cerca de dez a quinze horas após a refeição, o que não foi absorvido peloorganismo forma as fezes. Pergunta-se:a) Onde as fezes se formam?b) Apesar de serem usados cerca de 10 a 12 litros de água na digestão, menos de 0,1 litro saicom as fezes em situações normais. Por quê?c) Escreva as funções da bile, das vilosidades do intestino e dos movimentos peristálticos.d) Apresente dois fatores que tornam possíveis a digestão e absorção de lipídos no sistemadigestório humano.e) Descreva a atuação de duas enzimas sobre a digestão de proteínas e de carboidratos,respectivamente.Gabarito:1-O tubo I fica com a cor azul-violeta, já que há amido. No tubo II o amido é digerido pelaamilase, o corante não tem amido para corar de azul-violeta. No tubo III a saliva é desnaturadapela alta temperatura. Dessa forma o amido não é digerido, a solução fica corada de azul-violeta.2- a) Foi extraído do estômagob) A enzima atuante no processo foi a pepsina, que hidrolisa proteínas no meio ácido.3 -a) Ocorreu a digestão nos tubos I e III.b) No tubo I é a enzima pepsina produzida na mucosa intestinal formando o suco gástrico. Notubo III a amilase salivar secretada pelas glândulas salivares.c) Em I encontramos carne, alimento rico em proteínas, que são digeridas pela pepsina, enzima
    • que atua em pH ácido. Em III há pão, alimento formado por amido (polissacarídeo), que édigerido pela amilase, enzima que atua levemente em pH praticamente neutro.4- a) As fezes se formam no intestino grosso.b) Ao longo do tubo digestivo a água juntamente com sais são absorvidas, sendo que a maiorparte é absorvida no intestino grosso.c) A bile tem a função de emulsionar gorduras. As microvilosidades do intestino delgado tem afunção de absorver os nutrientes resultantes da digestão.Os movimentos peristálticos têm afunção de impulsionar os alimentos pelo canal digestivo.d) Alguns fatores que possibilitam a digestão e absorção no intestino delgado são:- pH ligeiramente alcalino apropriado para a ação de enzimas;- à ação do hormônio secretina, secretado pelo instestino delgado e que estimula o pâncreas aliberar íons bicarbonato na luz do intestino delgado;- presença de sais e ácidos biliares para a emulsificação das partículas de gordura;- ação das enzimas (principalmente lípase pancreática e hepática), liberadas na luz do intestinodelgado;- presença de microvilosidades nas células do intestino delgado, possibilitando o aumento dasuperfície de absorção.e) Enzimas que atuam no processo de digestão de proteínas:- pepsina (estômago)tripsina (intestino delgado)Enzimas que atuam no processo de digestão de carboidratos:- amilase salivar e amilase pancreática que digerem o amido.- Sacarase - hidrólise da sacarose em moléculas de glicose e frutose;- Lactase - hidrólise da lactose em moléculas de galactose e glicose;- Maltase - hidrólise da maltose em moléculas de glicose.