Your SlideShare is downloading. ×
Cosme araújo, exigindo ação do governo federal
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Cosme araújo, exigindo ação do governo federal

1,468
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,468
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Vereador Cosme Araújo convoca, participa de sessão especial e exige resposta do governo em favor dos pequenos agricultores. O vereador e advogado Dr. Cosme Araújo participou na última quinta-feira, 29, de sessão especial realizada na Câmara de Vereadores de Ilhéus, para tratar dos conflitos de terras no sul da Bahia. Num discurso técnico e bem fundamentado, o vereador exigiu respostas urgentes do governo federal, em face ao clima de guerra e terror que vem sendo patrocinado por ‘pseudos-índios’, que invadem terras de pequenos produtores, muitas das vezes usando do terrorismo e da violência, como o recém-episódio do Sr. Juraci José dos Santos, que covardemente fora assassinado dentro de sua propriedade. “Já se passam mais de cem dias do homicídio, ninguém foi preso e muito menos acusado pelo crime”, ressaltou o parlamentar. Defensor incansável da causa, o vereador Cosme Araújo vem participando de audiências públicas na capital baiana e até mesmo Brasília, defendendo os interesses da Associação dos pequenos agricultores, em especial das cidades de Ilhéus, Buerarema e Una, e orientando juridicamente nos processos judiciais e propondo ratificações de reintegrações de posses. Os conflitos acontecem desde 2008, especialmente na Serra do Padeiro, onde ali se alojam alguns lideres chefes de volantes, a exemplo do sanguinário Cacique Babau, que com sua imperatividade vem
  • 2. desafiando as autoridades policiais, inclusive a Força Federal. “Esses marginais não respeitam a lei. A FUNAI e o CIMI são coautores pela marginalidade sofrida pelos pequenos agricultores e suas famílias”, responsabiliza Dr. Cosme Araújo. O autor da proposta da sessão, Dr. Cosme Araújo, destacou também a importância da aprovação em caráter de urgência do Projeto de Emenda Parlamentar que desautoriza a intervenção da FUNAI nos processos de demarcações de terras, atribuindo ao Congresso Nacional tal responsabilidade. “Estarei fazendo as articulações e contatos necessários, principalmente com os nossos parlamentares do PDT, de Salvador e Brasília, para que se movimentem e exijam rapidez na votação desta matéria”, afirmou Dr. Cosme Araújo, que ainda esta semana terá um encontro com o presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Marcelo Nilo, na intervenção desta PEC. Para o presidente da ASPAIUB, Abiel Silva, muitas ações foram impetradas na justiça, mas até agora não existe uma resposta concreta do STJ quanto às invasões. “Somente algumas fazendas foram desocupadas e, graças a luta e ações do nosso defensor Cosme Araújo as coisas começam a clarear”, afirmou em plenário. Esteve presente nesta sessão especial o Bispo diocesano da cidade de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli; Elias Reis, representando a imprensa local; políticos das cidades de Ilhéus, Buerarema e São José da Vitória; Dr. Vinicius Garcia, representante da Federação da Agricultura do Estado da Bahia e, mais de setenta pequenos agricultores da região.
  • 3. Na sua mensagem de apoio, o bispo Dom Mauro Montagnoli se colocou a disposição da Associação na pacificação dos conflitos e diálogo com o CIMI, e saudou o vereador Cosme Araújo pelo apoio e iniciativa que vem dando às causas sociais. “Parabenizo o vereador Cosme Araújo por sua presença constante nos embates que envolvem a sociedade”, ratificou. Ascom CA.