Separação de misturas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Separação de misturas

on

  • 2,824 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,824
Views on SlideShare
2,823
Embed Views
1

Actions

Likes
2
Downloads
61
Comments
0

1 Embed 1

http://www.slideshare.net 1

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Separação de misturas Separação de misturas Document Transcript

  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS - CAMPUS URUAÇU COLÉGIO ESTADUAL ALFREDO NASSER Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Subprojeto de Química Professora coordenadora: Fabiana Gomes Professor Coordenador: Wilcimar Patriarca Acadêmicas Bolsistas: Solange Batista A. Reis Leonice Paraguai dos S. Ramos SEPARAÇÃO DE MISTURAS • SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS Para se tratar do termo referente à separação de misturas énecessário que se entenda exatamente o que é substância. Substâncias são agrupamentos de moléculas com mesmascaracterísticas físico-químicas e composição definida, ou seja,iguais entre si. As substâncias podem ser: Simples – formadas por um único elemento. Compostas – formadas por mais de um tipo de elemento.
  • • MISTURA Ela é definida como uma substância impura feita de dois oumais tipos de elementos (átomos) ou compostos ou ambosmecanicamente misturados em qualquer proporção, e que pode sersubdividida em substâncias mais simples através de meios físicos(mecânicos). As misturas são classificadas em: Homogêneas – quando a mistura apresenta uma única fase, não sendo assim possível, visualizar as substâncias presentes. Heterogênea – quando a mistura apresenta duas ou maisfases, sendo essas fases as partes visíveis da amostra.
  • • MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS Então, para sabermos se um composto é uma substância ou umamistura poderemos recorrer aos métodos de separação de misturas.E estes métodos são diferentes para misturas homogêneas e paramisturas heterogêneas. Misturas heterogêneas Peneiração – Utilizado quando uma mistura de sólidosgranulados, cujo tamanho das partículas é sensivelmente diferente, écolocada sobre uma peneira e submetida à agitação. Catação – Método baseado na diferença de tamanho e deaspectos das partículas de uma mistura de sólidos granulados. Umdos sólidos é retirado com pinças ou com as mãos.
  • Ventilação – O sólido mais leve é separado através de uma corrente de ar. Levigação – O sólido mais leve é separado através de água corrente. Separação magnética – separa misturas do tipo sólido-sólido, onde um dos componentes tem propriedades magnéticas e éatraído por um ímã.
  • Filtração comum – é a retenção de um sólido através deuma superfície porosa (filtro). Utilizada para separar misturas deum líquido com um sólido não dissolvido, quando o tamanho daspartículas do sólido é relativamente grande em relação ao tamanhodos poros do papel de filtro. Filtração à vácuo – quando o sólido e o líquido formamuma mistura de difícil filtração, como é o caso da água com farinha,pode-se acelerar o processo por meio da filtração a pressõesreduzidas. Nesse processo utiliza-se o funil de Büchner e oKitassato.
  • Flotação ou sedimentação fracionada – o sólido maisleve (menos denso) flutua em um líquido, enquanto o mais densosedimenta. Esse método é usado na mineração para separar a areiado minério, onde o minério é pulverizado e tratado com óleo paraflutuar na água. Sublimação – é a passagem do sólido para o gasoso, queocorre quando a pressão do ambiente não é suficiente para frear aspartículas e permite que elas atinjam o estado gasoso sem passarpelo líquido. Sedimentação ou decantação – é o processo no qual asfases se separam devido a uma diferença de densidade.
  • Sifonação – consiste em retirar o líquido proveniente dasedimentação com o auxílio de uma mangueira. Centrifugação – é o uso de uma força centrífuga relativagerada quando uma partícula ou conjunto de partículas são sujeitosa um movimento circular. Dissolução fracionada e/ou Cristalização fracionada –Baseia-se na diferença de solubilidade dos sólidos em umdeterminado líquido. Primeiro, adiciona-se um líquido que dissolva
  • apenas um dos sólidos. Depois, filtr se a mistura e retira o material filtra-seretido no filtro. Em seguida efetua se a evaporação da solu efetua-se solução e osólido restante se cristaliza. Misturas homogêneas Evaporação – ocorre quando o líquido misturado a umsólido sofre naturalmente ou não, uma mudança de estado físico, dolíquido para o gasoso. Destilação simples – é o processo de aquecimento, queserve para separar líquidos com diferença de pontos de ebuliçãomuito acentuadas.
  • Destilação fracionada – separa misturas de várioslíquidos com pontos de ebulição diferentes, mas geralmente muitopróximos. Liquefação fracionada – é usada para separar misturasque se encontram na fase gasosa. Sendo que estas depois devempassar por um processo de destilação. Fusão fracionada – serve para separar misturas na fasesólida, que sejam capazes de derreter, através do seu ponto de fusão.