Regionalização e áreas estratégicas

14,305 views
14,051 views

Published on

Slides disponibilizados pelo Professor Enzo do Colégio Castro Alves - Cariacica - ES

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
14,305
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
79
Actions
Shares
0
Downloads
99
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Regionalização e áreas estratégicas

  1. 1. REGIONALIZAÇÃO E ÁREAS ESTRATÉGICAS NO MUNDO GEO – PROFESSOR ENZO
  2. 2. CONTINENTE AMERICANO DIVISÃO FÍSICO-GEOGRÁFICA
  3. 3. AMÉRICA DO NORTE AMÉRICA CENTRAL
  4. 4. CANAL DO PANAMA O Canal do Panamá é um canal com 82 quilômetros de extensão, que corta o istmo do Panamá , ligando assim o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico , no Panamá . A Zona do Canal do Panamá (em espanhol Zona del Canal de Panamá ) era um território de 1432 km² (553 milhas²) dentro do Panamá , consistindo do Canal do Panamá e de uma área de 8,1 km (5 milhas) de largura de cada lado. Essa zona foi criada em 8 de novembro de 1903 com a assinatura do Tratado Hay-Bunau-Varilla . De 1903 a 1977 , o território foi controlado pelos Estados Unidos da América , que construiu e financiou a construção do canal. De 1977 a 1999 , o canal esteve sob jurisdição conjunta dos EUA e do Panamá. Em 1977, os Tratados Torrijos-Carter estabeleceram a neutralidade do canal e a cessão do controle de toda a zona ao Panamá
  5. 5. AMÉRICA DO SUL
  6. 6. DIVISÃO DO CONTINENTE AMERICANO SOB O CRITÉRIO HISTÓRICO-CULTURAL
  7. 7. EUROPA Europa Nórdica Situada no extremo norte da Europa, os países Nórdicos são caracterizados por serem de alto padrão de vida social e economias estáveis. Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia Europa Central Conhecida também como centro geoeconômico da Europa, por agrupar os países mais ricos e influentes em questões mundiais, essa região é na verdade o coração europeu em todos os sentidos. Esta área é formada por doze nações que são difundidas em todo o mundo como governantes da União Européia (UE), pois nesta região está localizada a sede da UE em Bruxelas, capital da Bélgica. Países como: Alemanha, Reino Unido, França e Itália, são grandes potências econômicas e também participam como membros do G-7 (Grupo dos Sete: os países mais ricos do mundo), e Áustria, Bélgica, Irlanda, Holanda, Luxemburgo, Liechtenstein, Suíça, Mônaco, San Marino e Vaticano dão suporte econômico para a União Européia. Península Ibérica São três nações que compõem esta região: Andorra, Espanha e Portugal Leste Europeu Com a maior extensão territorial das divisões regionais da Europa, o Leste Europeu é composto por países originados com o fim da Guerra Fria e com nações que faziam parte do bloco socialista da Europa. Península das Balcãs Conhecida nos últimos anos como palco da Guerra da Iugoslávia, essa região está mergulhada em diversos problemas de ordem sociais e econômicos, onde Iugoslávia, Croácia, Bósnia-Herzegóvina e Macedônia levarão anos para se reestruturar internamente. Porém, Grécia, Bulgária, Eslovênia, Albânia e Turquia (parte européia) já não se encontram em situação tão precária, vale destacar que a Grécia é um país-membro da União Européia desde sua criação e possui índices sócio-econômicos muito diferentes de seus vizinhos. Países Bálticos Tendo o menor território de todas as regiões da Europa, os Países Bálticos são formados por três nações provindas do extinto mundo socialista: Estônia, Letônia e Lituânia. Vale lembrar que esta região possui este nome em razão do mar que banha essas três nações, o Mar Báltico.
  8. 8. EUROPA: OCIDENTAL (CAPITALISTA) E ORIENTAL (SOCIALISTA)
  9. 9. PONTO ESTRATÉGICO NA EUROPA: ESTREITO DE GIBRALTAR: Estreita passagem que liga o Mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico O estreito de Gibraltar é uma separação natural entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico , e entre dois continentes - Europa e África . Ao norte, encontram-se a Espanha e o território britânico ultramarino de Gibraltar; ao sul, Marrocos e Ceuta , enclave espanhol no norte de África. A soberania sobre o território de Gibraltar é do Reino Unido , gozando a população de Gibraltar cada vez mais autonomia. Em referendos na última década o povo de Gibraltar rechaçou qualquer possibilidade de associação com o Estado espanhol.
  10. 12. ÁFRICA BRANCA Características Localiza-se na parte norte ou setentrional e uma parte do oeste; banhada pelo mar Mediterrâneo ao norte. Região mais rica e com melhor IDH (índice de desenvolvimento humano). ÁFRICA NEGRA Características Também chamada de África verdadeira. Dividida em África Ocidental (Nigéria), Central (bacia do rio Congo), Oriental (Somália, Ruanda) e Meridional (África do Sul). Região bastante pobre (exceto África do Sul). Base econômica agrária, destacando também a extração de minerais (voltados a exportação). Vários conflitos internos. As duas regiões são separadas pelo deserto do Saara, que ocupa áreas das duas partes, e se caracteriza como um divisor natural. O Saara tem no seu limite sul uma extensa área que está sendo atingida por um forte processo de desertificação – região conhecida como Sahel – que vem ampliando muito sua extensão, pelo uso irregular da terra para fins agrícolas e urbanos, empobrecendo ainda mais essa região africana. Em razão das péssimas condições de vida, da falta de investimentos na área de saúde, educação e emprego, a África negra, ou subsaariana, vem enfrentando uma epidemia nos casos de aids, tornando-se a região com maior incidência de doentes infectados com HIV. A situação, além de escandalosa, é bastante preocupante, pois as políticas assistencialistas hoje empregadas na região não estão surtindo efeito benéfico,
  11. 13. Chifre da África Nessa região estratégica, área de ligação entre o Mar Vermelho e o Golfo de Áden, estão localizados a Etiópia, a Somália, Djibuti e Eritréia. Região extremamente pobre e que passa por constantes conflitos que no atual momento atravessa um período de trégua que não se sabe quanto tempo vai durar. A região do Sahel possui uma economia predominantemente formada pela agricultura de subsistência e pela criação nômade de animais. Com a crescente pobreza no continente a região tem seus recursos naturais devastados principalmente pelas técnicas rudimentares de cultivo utilizadas na região como as queimadas. Com a retirada da vegetação típica a umidade diminui e o Deserto do Saara avança em direção ao sul.
  12. 15. O ataque ao ônibus da delegação do Togo na região da Cabinda , ao Norte de Angola, foi apenas mais um entre os vários atentados que já aconteceram na região. O motivo é a tentativa de independência em relação ao país – luta que acontece desde 1975. Confira detalhes do conflito: Localização: Cabinda é uma das 18 províncias de Angola. A região está localizada ao Norte do país, entre o Congo e a República Democrática do Congo. Independência: Angola conseguiu sua independência de Portugal em 1975. Desde então, a Cabinda também busca sua autonomia. Um dos argumentos é o fato de a região não estar ligada territorialmente a Angola, que não aceita a separação. Atentados A questão do Darfur: Darfur é uma região do Sudão com cerca de quinhentos mil quilômetros quadrados, com um comprimento máximo da ordem dos mil e duzentos KM e uma largura máxima de cerca de quinhentos quilômetros, com uma população da ordem dos seis milhões de pessoas. A região que constitui um planalto árido, deserto arenoso a norte e floresta de arbusto a sul, é pobre, com agricultura de subsistência, produzindo cereais, fruta, tabaco e gado, essencialmente. a exploração e a exportação. A partir de 1999 começaram os trabalhos que permitiriam a exploração de petróleo no sul do Sudão, de acordo com as prospecções iniciadas cerca de trinta anos antes. A conclusão do pipeline que liga os principais poços do sul ao Mar Vermelho, junto a Porto Sudão veio possibilitar a exploração e a exportação. CONFLITOS NA ÁFRICA
  13. 16. A Ásia é o maior continente do globo (cerca de um terço das terras emersas do globo), localizado totalmente no Hemisfério Oriental, possuindo áreas nos Hemisférios Norte e Sul, determinando o motivo principal da grande variedade de paisagens naturais do continente. Esse continente é banhado por três oceanos: o Índico (ao sul), o Pacífico (a leste) e o Ártico (ao norte).
  14. 17. RELAÇÃO COREANA Essa região foi um dos ícones principais no início da Guerra Fria. A Coréia do Norte invadiu a Coréia do Sul destacando que era necessário unificar o país. Nesse contexto, entraram os EUA (Coréia do Sul) e URSS (Coréia do Norte). Ao fim de três anos e vários mortos, as fronteiras permaneceram onde estavam desde o início. Atualmente localizada no norte do subcontinente indiano , a Caxemira é disputada por Índia e Paquistão desde o fim da colonização britânica . As tensões na região têm início com a guerra de independência, em 1947 , que resulta no nascimento dos dois Estados - a Índia, de maioria hindu , e o Paquistão, muçulmano . Segundo uma resolução da ONU datada de 1947 , a população local deveria decidir a situação política da Caxemira por meio de um plebiscito acerca da independência do território. Tal plebiscito, porém, nunca aconteceu, e a Caxemira foi incorporada à Índia, o que contrariou as pretensões do Paquistão e da população local - de maioria muçulmana - e levou à guerra de 1947 a 1948 . O conflito termina com a divisão da Caxemira: cerca de um terço fica com o Paquistão ( Caxemira Livre e Territórios do Norte ) e o restante com a Índia ( Jammu e Caxemira ).
  15. 18. Região localizada no sudoeste asiático, possui localização geográfica estratégica pois, se encontra entre os Continentes asiático, africano e europeu.
  16. 19. PONTOS ESTRATÉGICOS DO ORIENTE MÉDIO 1: GOLFO PÉRSICO: ÁREA DE MAIOR EXPLORAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE PETRÓLEO NO MUNDO, PRÓXIMO A ELE ESTÃO OS MAIORES PRODUTORES DE PETRÓLEO NO MUNDO. 2: ESTREITO DE BÓSFORO: Estreita passagem que liga a Ásia (Mar Negro) à Europa (Mar Mediterrâneo). 3: MAR VERMELHO: Passagem que liga os continentes: asiático, africano e europeu. 4: CANAL DE SUEZ: Canal construído para encurtar distância entre o principal centro produtor de petróleo (Oriente Médio) e os grandes centros consumidores (Europa, Estados Unidos).
  17. 20. CANAL DE SUEZ (EGITO) Estendendo-se da cidade de Suez, ao sul, até Port Said, ao norte, o Canal de Suez ("Qanat as-Suways", em árabe) liga o Mar Mediterrâneo ao Golfo de Suez e ao Mar Vermelho, permitindo uma via navegável até o Oceano Índico. O comprimento do Canal é de 163 km e atravessa quatro lagos: Manzala, Timsah, Grande Bitter e Pequeno Bitter. Após as reformas de 1963, passou a ter largura mínima de 55m e 12m de profundidade mínima. O Canal, também, separa os continentes da África e Ásia. O Canal de Suez foi construído sob a direção do francês Ferdinand de Lesseps e inaugurado em 1869.  
  18. 21. A palavra monção teve a sua origem na designação dada pelos antigos marinheiros árabes do noroeste do Oceano Índico e do Mar Arábico às periódicas mudanças de direcção do vento que ocorrem ao largo das costas da Índia e da Península Arábica, especialmente no Mar Arábico , no Golfo Pérsico e no noroeste do Índico, onde o vento sopra desde o sudoeste uma metade do ano e desde o nordeste durante a outra metade. A partir da designação árabe de موسم ( mausim ), a palavra foi-se estendendo pelos povos marítimos da região até ser incorporada na língua inglesa através da palavra monsoon , usada inicialmente para designar a estação chuvosa da Índia. A partir da palavra inglesa, o seu uso expandiu-se pelos diversos idiomas europeus, onde o fenómeno é designado por temos com esta etimologia .
  19. 22. O arquipélago malaio , também conhecido como Insulíndia , é um vasto e numeroso grupo de ilhas situado entre o continente do Sudeste Asiático e a Austrália . Localizado entre os oceanos Índico e Pacífico , este grupo de mais de 20.000 ilhas é o maior arquipélago do mundo por área. As ilhas dividem-se por territórios da Indonésia , Filipinas , Singapura , Brunei , Malásia , Timor-Leste e a maior parte da Papua-Nova Guiné . [2] Há, entretanto, argumentos para excluir o último país por razões culturais e geográficas: a Papua-Nova Guiné é culturalmente completamente diferente dos outros países da região, e a ilha de Nova Guiné geologicamente não faz parte do continente asiático, como as ilhas de Sonda [2] ao passo que a Malásia peninsular também é incluida no Sudeste Asiático Marítimo .
  20. 23. MELANÉSIA: ilhas negras POLINÉSIA: conjunto de ilhas. A maior parte das ilhas pertence aos Estados Unidos ( Havaí , Midway , Samoa ), à Nova Zelândia ( Ilhas Cook , Tokelau ), à França (as Ilhas Marquesas , Tuamotu , Tubuai e ilhas da Sociedade que formam a Polinésia Francesa ) e ao Chile ( Ilha da Páscoa , Sala e Gómez). MICRONÉSIA: É formada por centenas de pequenas ilhas agrupadas em vários arquipélagos ILHAS DA OCEANIA

×