História da América

1,864 views
1,740 views

Published on

Slides disponibilizados pelo Professor Sávio Gontijo do Colégio Castro Alves - Cariacica

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,864
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
130
Actions
Shares
0
Downloads
28
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

História da América

  1. 1. História da AméricaO processo de Independência da América Espanhola1. Sofreu forte influência dos movimentos liberais da Europa (Revolução Inglesa, Revolução Industrial, Iluminismo e Revolução Francesa) e na América (Independência dos EUA)2. A organização política interna das Colônias foi determinante para o processo (Chapetones e Criollos)3. O enfraquecimentos dos Estados Absolutistas na Europa
  2. 2. Haiti1. As lutas anticoloniais tinham um caráter racial.2. O fim da Escravidão decretado pelos jacobinos em1793,acelerou as revoltas na ilha.3.Em 1801 François Dominique Toussaint lidera o movimento deindependência e a tomada de poder pelos ex-escravos.4. Napoleão Bonaparte invade o Haiti e prende Toussaint.5. 1804, Jean Jacques Dessalines vence as tropas napoleônicas edeclara a independência.OBS: A independência do Haiti reforça o caráter republicano naAmérica espanhola e em particular, a participação negra, ex-escrava, no processo.
  3. 3. O processo de emancipação e suas fases1. Período de maturação (1780- 1810): amadurecimento do idealde independência - principal rebelião Tupac-Amaru, no Peru,tentativas emancipacionistas, destacando-se as de Juan Guerrerono México e de Francisco Miranda na Venezuela.2. Período das primeiras grandes revoltas antiespanholas (1810-1816): as rebeliões não deram certo fracassando por váriosmotivos: (1) as forças fiéis à Espanha mantiveram-se unidas,apoiadas por uma minoria criolla; (2) a Inglaterra e os EUA seencontravam em guerra e não puderam socorrer os rebeldes; (3)os rebeldes achavam-se divididos pelas rivalidades pessoais.
  4. 4. 3. Período de novas rebeliões e independências: (1817- 1825)(1) derrota de Napoleão na França, fortalecimento da Inglaterra edos EUA; interferência norte-americana na América, DoutrinaMonroe.(2) grande extensão geográfica da América.(3) a Espanha passava por uma situação interna de crise.(4) forte ação de 2 líderes americanos, Simon Bolívar e José deSan Martín.

×