• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Construindo o conceito de competência   empregabilidade
 

Construindo o conceito de competência empregabilidade

on

  • 5,069 views

 

Statistics

Views

Total Views
5,069
Views on SlideShare
5,069
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
88
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Construindo o conceito de competência   empregabilidade Construindo o conceito de competência empregabilidade Presentation Transcript

    • Construindo o Conceito de Competência
    • A competência é algo imprescindível às organizações e ao indivíduo, pois deve agregar valor a ambos. Noção de Competências .
    • Dentre os diversos conceitos, a diferenciação entre competência, aptidões, habilidades e conhecimentos, é que a competência é percebida como estoque de recursos, que o indivíduo detém. Noção de Competências .
    • No futuro as organizações deverão competir não mais apenas mediante produtos, mas por meio de competências, buscando atrair e desenvolver pessoas com combinações de capacidades complexas, para atender às suas “ core competences” . Noção de Competências .
    • Em face da complexidade e a constante mutação da atual situação profissional, o diferencial será a competência do indivíduo de adaptabilidade, com rápidas respostas às diversas adversidades que normalmente são impostas no dia a dia, e não as tarefas mecanicistas. Noção de Competências .
    • A competência deve ser uma fonte de valor para o indivíduo e a organização, ela é apoiada no constante aprender, razão pela qual se evidencia as organizações que aprendem, pois estas desenvolvem uma capacidade corrente de ampliar suas competências, valor estratégico para as organizações. Noção de Competências .
    • A competência do indivíduo atende a questões determinantes para a vantagem competitiva, como a dificuldade de se imitar, uma vez que ela é específica ao mesmo, oferecendo reais benefícios aos consumidores e acesso a diferentes mercados. (PRAHALAD & HAMEL apud FLEURY & FLEURY, 2001, p.189). Noção de Competências .
    • A competência assume uma forma essencial à estratégia da empresa, porém a sua discussão deve ir mais além deste ponto, pois a mesma deve também vir ao encontro aos interesses do indivíduo, passando por toda uma compreensão do comportamento humano e fatores que o influenciam. Noção de Competências .
    • A motivação e as necessidades atreladas a estas, o que torna o projeto ou implementação de uma estratégia de “organização que aprende”, muito mais complexa do que o talvez imaginado por muitas organizações. Noção de Competências .
    • EMPREGABILIDADE
    • Para nos colocarmos no mercado de trabalho é necessário planejar e implantar o nosso marketing pessoal direcionado para o principal objetivo: colocação no mercado de trabalho. EMPREGABILIDADE:
    • Mas para isto temos que ter mais habilidades, saber ouvir, ter obstinação, ser generalista, estar em aprendizado constante, ter espírito de equipe, ser flexível e etc..  Inglês e Informática tornam-se obrigação. EMPREGABILIDADE:
    • Muitas vezes para obter essas ferramentas é preciso muito sacrifício como: participar de palestras e seminários na parte da noite, estudando aos sábados, muita leitura e até mesmo esquecendo o domingo com a familia e amigos.  EMPREGABILIDADE:
    • Mas para que tudo isso? Se por mais qualificada que a pessoa seja, ela não encontra a oportunidade de um bom trabalho onde possa pôr em prática tudo que sabe; que lhe assegure a satisfação das necessidades básicas ? EMPREGABILIDADE:
    • Enfim, não são encontrados meios de retornar para si, todo o investimento feito ao longo dos anos de estudo e preparo para enfrentar o mercado que a cada dia se torna mais e mais exigente e competitivo. EMPREGABILIDADE:
    • Então, surgem varias perguntas:       Para que estudei tanto?       Será a minha idade?       A minha raça ou cor?       Minha crença?       Minha aparência? Etc... EMPREGABILIDADE:
    • Assim como existem vírus mutantes, temos que nos adequar a todo momento, e estarmos abertos às mudanças do mercado de trabalho. O conforto de um emprego estável, sem dúvida gera segurança; mas,  gera também acomodação. EMPREGABILIDADE:
    • É hora de esquecer que um dia já trabalhamos com carteira assinada, tivemos os nossos benefícios, chefes, cartão de ponto e etc... A realidade é que, temos que aceitar as mudanças que estão aí. Não aceitá-las, faz-nos parecer com o avestruz, que com medo, esconde sua cabeça num buraco. Nos escondermos no nosso mundinho não adianta, achando que, ele sim é o certo. EMPREGABILIDADE:
    • Temos que nos dar oportunidade, fazer o momento, e o principal: aprender a ousar. Hoje o mercado de trabalho encontra-se retraído pelo momento político-econômico no qual estamos vivendo e mais do que nunca a visão de mercado agora é outra. Precisamos sim: estar prontos para sermos gestores do nosso próprio trabalho . EMPREGABILIDADE:
    • O que fazer para se tornar peça indispensável na empresa onde você trabalha e ser muito cortejado pelas outras ? EMPREGABILIDADE:
    • Seria ótimo ter em mãos uma fórmula mágica que impedisse o malfadado desemprego de bater na nossa porta. EMPREGABILIDADE:
    • Como ela não existe e ninguém está imune ao contratempo, vale a pena investir na prevenção. Uma das formas mais eficazes é aumentar seu quociente de empregabilidade reforçando a cada dia a lista de motivos para o seu chefe não demiti-lo e se empenhando em abrir muitas portas, que poderão ser úteis na eventual busca de um novo emprego. EMPREGABILIDADE:
    • 1 - Você adora o que faz? É requisito básico. Quem trabalha com o que gosta realiza tudo com mais disposição, desenvoltura e interesse. Se você ainda não está na carreira dos seus sonhos, vá à luta. É exatamente lá que mora sua chance de alcançar o sucesso. EMPREGABILIDADE:
    • 2 - Mantenha o pé na escola Basta alguém pensar que sabe tudo sobre a área em que atua para começar a ficar para trás. As novidades pipocam de todos os lados e o bom profissional precisa estar sempre atualizado. Então, caderno e caneta a postos. Descubra que tipo de curso irá valorizá-la e siga em frente. Talvez não traga resultados imediatos para o bolso, mas a possibilidade de ser escolhido para levar o cartão vermelho diminui. "Também é um bom diferencial na hora da promoção ou da seleção para uma vaga" EMPREGABILIDADE:
    • 3 - O inglês está ótimo? Parta para o espanhol É muito importante demonstrar ao menos conhecimentos intermediários nessas duas línguas. O inglês virou pré-requisito para boa parte dos cargos - além de ser vital para você alcançar posições mais altas. Já o espanhol está cada dia mais valorizado. EMPREGABILIDADE:
    • 4 - Marketing pessoal não é pecado Se você optar pela total discrição, ninguém ficará sabendo do seu potencial. Por isso, não tenha medo de fazer marketing pessoal. Procure sempre interagir com colegas e clientes, participar ativamente das reuniões e aproveitar as oportunidades para falar sobre os projetos em que está envolvida. "Não dá outra: para manter ou conquistar um bom emprego, você tem que se expor”. EMPREGABILIDADE:
    • 5 - Fique íntimo do computador Isso significa ir muito além das pesquisas na internet e do envio de e-mails. Alguns programas se tornaram ferramenta básica de trabalho. Não há desculpa para não escrever um texto com boa apresentação no Word, montar uma planilha no Excel ou uma apresentação em Power Point. EMPREGABILIDADE:
    • 6 - Insista para ser avaliado Tomar consciência dos seus pontos fortes e daqueles que devem ser aprimorados é tiro certo para manter o emprego - especialmente quando são seus superiores que dão o parecer. Aproveite qualquer oportunidade para pedir a opinião da empresa sobre seu trabalho e seu futuro - no mínimo, você demonstra disposição para se desenvolver. EMPREGABILIDADE:
    • 7 - Afine a sintonia com a empresa Conhecer os objetivos da direção é uma forma de se orientar e apresentar idéias e atitudes conectadas com eles. Se a proposta agora for buscar mais lucro, fique de olho nas oportunidades. Se querem cortar custos, ajuste seu foco para essa meta. Confira os avisos nos murais, as notícias na intranet e ligue-se nas diretrizes comentadas nas reuniões. Não hesite em tirar as dúvidas com o superior. É mais uma chance de demonstrar interesse. EMPREGABILIDADE:
    • 8 - A vez do equilíbrio emocional A cada época as empresas apostam em um tipo de perfil. Agora colocam todas as fichas no funcionário bem-resolvido em todos os aspectos: pessoal, profissional, emocional, familiar e até espiritual. Quanto mais centrado, bem-humorado e positivo, mais interessante. Isso sem esquecer o espírito de equipe, um atributo também em alta no mercado. EMPREGABILIDADE:
    • 9 - Exercite e divulgue suas habilidades Dominar um tipo de trabalho e não se interessar por nada além dele é uma roubada. Tanto na hora de uma reestruturação na empresa como na busca de um novo emprego. "Poucos atributos são mais reconhecidos em um mundo mutante como o nosso que a flexibilidade“ "Por isso, prepare-se para mudanças de função aprendendo um pouco sobre o trabalho em outros departamentos e desenvolvendo o máximo possível de habilidades. Nunca se sabe quando você irá precisar delas." EMPREGABILIDADE:
    • 10 - Ler jornal e revista é mais que lazer Em tempos de globalização, toda notícia dada em um canto do mundo influencia outro. Mostre que é uma mulher bem-informada e está preparada para dar seu ponto de vista sobre os mais diversos temas, seja no local onde trabalha, num almoço de negócios, seja numa entrevista de emprego. EMPREGABILIDADE:
    • 11 - Cultive sua rede de relacionamentos (net work) Já não há mais dúvida quanto à eficácia dessa santa medida. Vale a pena reservar um tempinho para um almoço, uma happy hour ou um café da manhã com colegas e ex-chefes. Assim como trocar muitas idéias e cartões em palestras, congressos e cursos. EMPREGABILIDADE:
    • 12 - Não feche portas Você foi incluído na lista de demissões? Mantenha o sangue frio. Discutir ou sair pisando duro não resolverá o problema atual e poderá atrapalhar muito seu futuro. Agindo com elegância e profissionalismo, você causará boa impressão - o que levará alguém a se lembrar de você um dia, em outro local. Ou até na própria empresa, numa dessas muitas voltas da vida. EMPREGABILIDADE:
    • Na realidade, outro aspecto que também ajuda e muito, é fazer por merecer , é bem provável que o Universo conspire a seu favor... Boa Sorte, Sucesso a todos e.... EMPREGABILIDADE:
    • Muito Obrigado !!!
    • Adm.Prof. Paulo Sérgio Bastos
      • UDESC-ESAG;
      • UNISUL;
      • Instituto do Saber;
      • Associação Horizontes.
      • Planejamento Estratégico;
      • Administração de Serviços;
      • Metodologia de Planejamento Participativo;
      • Comportamento do Consumidor;
      • Pesquisa de Marketing;
      • Marketing Estratégico;
      • Gestão Comercial Avançada.
      Johnson & Johnson Co.; Vulcabras S.A.; Vallèe S.A. Ernst & Young Co.; Delphos S.A.; Governo de Santa Catarina; C.E.P.A.M.; N.B. Mkt Consultoria. Administração – PUC-SP; Esp. Mkt – ESPM-SP; Esp. Gestão Hospitalar – Unisaocamilo-SP; MBA Gestão Empresarial FGV-RJ; Mestrado UDESC-ESAG-SC. Instituições de Ensino Experiência Profissional Disciplinas Lecionadas Formação Acadêmica