Técnicas de Persuasão e Usabilidade

8,815 views

Published on

Published in: Education, Technology, Travel
0 Comments
8 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
8,815
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
66
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
8
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Técnicas de Persuasão e Usabilidade

  1. 1. TÉCNICAS DE PERSUASÃO E USABILIDADE PARA PROJETOS DE COMUNICAÇÃO INTERATIVA
  2. 2. Objetivo Persuadir o internauta a fazer o que você quer que ele faça; Incluir itens em um carrinho de compras; Preencher um formulário de cadastro; Enviar um e-mail de feedback.
  3. 3. Como fazer isso? É difícil transformar internautas em clientes Quanto + Usabilidade + nº de transações Aplique regras e orientações de Usabilidade Realize Testes de Usabilidade ...e isso tudo ainda não é o suficiente!
  4. 4. NÃO? Poder fazer alguma coisa não é QUERER FAZER. Você deve criar uma necessidade e convencê-los a AGIR. Você deve ser PERSUASIVO.
  5. 5. HIERARQUIA DE NECESSIDADES 100 75 Disposição para realizar 50 a transação 25 0 Disponibilidade Usabilidade Confiança Desejo
  6. 6. E O SEU PROJETO? Ele está disponível? As pessoas podem descobrir como navegar através dele? Você fornece informações, fotos ou demonstrações que façam com que as pessoas queiram seus produtos ou serviços? Você os ajuda a ter confiança o suficiente para fazer negócios online com você? Você cria um desejo em seus usuários que faz com que eles realizem a transação?
  7. 7. DEFINIÇÃO OBRIGATÓRIA DESIGN PERSUASIVO PARA A WEB: A arte e a ciência da criacão de projetos que ajudem os usuários a tomar decisões que resultem em transações desejadas.
  8. 8. 7 PRINCÍPIOS PARA SEREM LEMBRADOS 1. Sua concorrência inclui os sites do seu concorrente, a web e o mundo offline. 2. Nem tudo pode ser vendido na Internet 3. Você deve conquistar o direito de fazer transações com o usuário 4. Você sabe tudo sobre o seu site mas os seus usuários não sabem nada
  9. 9. 7 PRINCÍPIOS PARA SEREM LEMBRADOS 5. Faça previsão dos erros e das variações com bastante antecedência 6. Ou você faz o trabalho ou eles fazem 7. Ajude seus usuários a fazer o que você deseja que eles façam
  10. 10. FAZENDO OS USUÁRIOS CLICAREM O CICLO DE DECISÃO DO CONSUMIDOR RECONHECENDO UMA NECESSIDADE PESQUISANDO AS INFORMAÇÕES AVALIANDO AS OPÇÕES DECIDINDO COMPRAR SATISFAÇÃO
  11. 11. DOIS MOTIVADORES FUNDAMENTAIS Este é um resort 5 estrelas em uma praia particular de O DESEJO DE areia branca. Ele tem 5 piscinas, Hummm...isso parece bom. 6 restaurantes e um ótimo Eu vou pensar e volto RECOMPENSA programa de entretenimento. a ligar para você. Você poderá relaxar e passear bastante nesse resort. Este é um resort 5 estrelas em uma praia particular de areia branca. Ele tem 5 piscinas, 6 restaurantes e um ótimo Tudo bem, estou fazendo O MEDO DA programa de entretenimento. É melhor você fazer a sua reserva o meu depósito. Reserve um lugar para a minha mulher e para mim PUNIÇÃO logo, porque há apenas alguns agora mesmo. apartamentos disponíveis. Ele é tão procurado que o preço pode até mesmo subir.
  12. 12. OS SEIS ELEMENTOS DA INFLUÊNCIA Influência - Persuasão Pensamentos Sentimentos Comportamentos Mundo offline - Vendedor pode persuadir Mundo online - Tomar os melhores elementos da persuasão e aplicá-los como princípios de projeto na web.
  13. 13. OS SEIS ELEMENTOS DA INFLUÊNCIA Escassez Comprometimento e consistência Reciprocidade Prova social Autoridade Gosto
  14. 14. OS SEIS ELEMENTOS DA INFLUÊNCIA ESCASSEZ Muito usada em promoções Coisas escassas são mais compensadoras do que aquelas que existem em abundância Exemplo: Selos com erro de impressão Poster do O Retorno de Jedi
  15. 15. OS SEIS ELEMENTOS DA INFLUÊNCIA COMPROMETIMENTO E CONSISTÊNCIA Principais valores - manter a palavra. As vezes nos comprometemos com outras pessoas para cumprir promessas ou objetivos. Exemplo: Donativo para incentivo a leitura.
  16. 16. OS SEIS ELEMENTOS DA INFLUÊNCIA RECIPROCIDADE quot;Toma lá dá cáquot; Entrega algo no início para o comprador potencial para obter um retorno. Conceito de obrigação Reciprocidade não é tão forte na Internet - falta de comprometimento com os sites Exemplo: Sites de empregos.
  17. 17. OS SEIS ELEMENTOS DA INFLUÊNCIA PROVA SOCIAL Suposição de que se todos estão fazendo algo, isso é bom ou certo. Amazon.com - Revisões dos clientes - Popularidade (grupos de usuários) - Compradores desse livro também compraram... - Listas pessoais de livros recomendados
  18. 18. OS SEIS ELEMENTOS DA INFLUÊNCIA AUTORIDADE Faz parte da maneira como fomos criados Exemplo: 4 entre 5 dentistas recomendam... www.epinions.com
  19. 19. OS SEIS ELEMENTOS DA INFLUÊNCIA GOSTO Se você tem liberdade de escolha do vendedor, fará negócios com quem você quer ou gosta. Os bons vendedores farão de tudo para que você goste deles. Gosto online: - do próprio site - da empresa que está por trás do site
  20. 20. INFLUÊNCIA DA WEB EM QUE A WEB É DIFERENTE? Usuários podem ir do começo ao fim A Internet dá suporte aos usuários em todo o ciclo de decisão. Expectativa: site deve ajudá-los em todo o processo. Os usuários conectam-se com uma finalidade Conceito de ocasionalização O público pode ser definido pelos usuários que querem realizar uma transação e não por outras características. Chance maior em convertê-lo em cliente.
  21. 21. INFLUÊNCIA DA WEB EM QUE A WEB É DIFERENTE? Internet não tem vendedores Não existe abordagem chata. Não existe o mal estar em pedir ajuda sem comprar nada. Fornece ferramentas e informações para facilitar a compra.
  22. 22. PROJETO VOLTADO PARA AS DECISÕES Sites não devem vender Você não vende para pessoas. Você as ajuda a comprar. Não pode existir coação em realizar transações Permitir que os usuários convençam a si mesmos e tomem decisões. O melhor site permite que eles tomem decisões informadas.
  23. 23. PROJETO VOLTADO PARA AS DECISÕES TORNE AS DECISÕES FÁCEIS ECS P3-800 ASUS A7V300 ASUS A7V400 ECS motherboard 256 Mb PC 433 1 Gb PC 433 128 Mb PC 133 40 Gb 250 Gb 7200 rpm 10 Gb CD 40x 16/24/16 CD-RW 32 X DVD-RW S3 64Mb AGP TNT 128 Mb 4X AGP G-force 256 Mb Ethernet Ethernet Ethernet ONLINE BÁSICO HOME OFFICE PROFISSIONAL Esse sistema ajuda você a ser mais Esse poderoso sistema vai Este sistema tem tudo o que produtivo em casa. Uma unidade impulsionar o seu trabalho. você precisa para ficar online. A de disco de 20 Gb permite um Equipado com DVD e placa de unidade de disco de 10Gb excelente espaço para aplicativos video de 256 Mb, permite um permite que você trabalhe com avançados e para armazenar processamento brutal de gráficos processadores de texto e ainda arquivos. A rede ethernet facilita na tela, permitindo que você guarde músicas em mp3. sua conexão com banda larga. utilize os jogos mais avançados.
  24. 24. PROJETO VOLTADO PARA AS DECISÕES SIMPLIFIQUE AS OPÇÕES Muitas opções = maior dificuldade Exemplo: Agência de viagens (muitos pacotes). Nós temos 376 pacotes de Quais são os pacotes férias em todo o mundo. Estes de férias que você são os folhetos. Entre em tem? contato quando você se decidir por um deles.
  25. 25. PROJETO VOLTADO PARA AS DECISÕES REMOVA AS BARREIRAS DA DECISÃO
  26. 26. PROJETO VOLTADO PARA AS DECISÕES FORNEÇA INFORMAÇÕES CERTAS NO TEMPO CERTO O processo de tomada de decisão é sempre o mesmo. Usuários diferentes abordam o seu site em estágios diferentes: Eu estou pensando Eu preciso Eu quero me Eu já me inscrevi, e em comprar uma encontrar um inscrever para um agora? casa financiamento financiamento Entendendo as O que você vai Como pesquisar o Qual preço você opções de precisar para se status da sua pode pagar? financiamento inscrever inscrição online.

×