Mudanças climáticas: riscos

1,296 views
1,211 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,296
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
85
Actions
Shares
0
Downloads
24
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Mudanças climáticas: riscos

  1. 1. Mudança do clima, Qual a importância? Martin Hedberg, meteorologista Centro Meteorológico Sueco
  2. 2. Tempo (Precipitação, nuvens, ventos, humidade, temperatura…) A forma que a Natureza tem de equilibrar as forças na atmosfera.
  3. 3. Clima Clima: Estatísticas relativas ao estado do tempo. O clima é o padrão médio do estado do tempo no decurso de um longo período de tempo. 100 anos
  4. 4. Mudança do clima (padrões de tempo, glaciares, subida do nível da água do mar…) A mudança do clima é uma mudança significativa nos padrões do estado do tempo. Quando posto em perspectiva ao longo de um extenso período de tempo, torna-se óbvio que já aconteceu outras vezes. 100 000 anos
  5. 5. Efeito de Estufa Em qualquer planeta com uma atmosfera.
  6. 6. Energia irradia da superfície terrestre Energia irradia da atmosfera Os gases de efeito de estufa são aquecidos Radiações do sol pela radiação emitida aquecem a pela Terra. superfície terrestre. Com Sem gases de efeito de estufa: +15 graus! -18 graus!
  7. 7. - Mudança do clima - Causas Externas  Actividade solar  Órbita terrestre  Meteoritos Causas Internas Causas Internas Antropogénicas Naturais  Emissões de gases de efeito de  Retribuição estufa  Erupções vulcânicas  Partículas/nuvens Acaso  Mudanças na terra
  8. 8. Gases de efeito de estufa (têm um efeito de aquecimento) Permanecem na atmosfera por 100 anos Partículas (sobretudo um efeito de arrefecimento) Permanecem na atmosfera por 1 semana
  9. 9. Roger Revelle e Hans E. Suess. Carbon Dioxide Exchange Between Atmosphere and Ocean and the Question of an increase of Atmospheric CO2 during the Past Decades. Tellus 1957. E portanto, os seres humanos estão neste momento a levar a cabo uma experiência científica que não poderia ter sido feita no passado nem poderá ser reproduzida no futuro. No período de alguns séculos, estamos a devolver à atmosfera e aos oceanos o carvão orgânico concentrado e armazenado nas rochas sedimentares da Terra ao longo de centenas de milhões de anos.
  10. 10. O dióxido de carbono é utilizado para descrever como nós estamos a afectar o clima.  É Fácil fazer análises estatísticas  É fácil fazer comparações históricas.  Existem outros gases de efeito de estufa, tanto naturais com antropogénicos.  Há outras coisas além dos gases de efeito de estufa que também afectam o clima.
  11. 11. A mudança do clima daqui a 100 anos: Cerca de meia Idade do Gelo, mas do lado quente do termómetro. Ano 2100? Ano 2000 Ano 1900 Idade do Gelo
  12. 12. A temperatura como uma ferramenta para medir a mudança do clima.  É Fácil fazer análises estatísticas  É fácil fazer comparações históricas. As pessoas podem confundir “clima-temperatura” com temperatura do dia-a-dia.  A mudanca do clima inclui também a precipitacão, humidade, ventos, etc.
  13. 13. O termómetro é o nosso instrumento para medir a mudança de clima. Mas a questão não é a temperatura em si.. O importante são as consequências.
  14. 14. Ideström & Skinnarmo
  15. 15.  Está a ficar mais calor.  Há mais evaporação. E mais chuva.  O nível da água do mar está a subir, os glaciares estão a derreter, as condições do tempo são mais extremas... Animais e plantas ou se adaptam ou desaparecem. As pessoas e as sociedades adaptam-se.
  16. 16. O maior engano da Humanidade ”É só a mudança natural do clima” ”Quando o conhecimento científico evoluir o suficiente, podemos parar a mudança do clima” ”Os outros é que têm de baixar as suas emissões”
  17. 17. Muitos pequenos passos. Juntos fazem a diferença.
  18. 18.  Utilização mais eficaz da energia  Energias renováveis  Captura de dióxido de carbono de bio-combustíveis e de combustíveis fósseis
  19. 19. A temperatura média aumenta Os padrões de tempo mudam: quando, onde, com que frequência e intensidade… Mais precipitação e mais intensa: Mais evaporação: cheias, deslizamentos de terra… seca, erosão, fogos florestais…
  20. 20. O clima tem… Longa distância de travagem
  21. 21. O clima tem… Efeito dominó…
  22. 22. O clima tem… Vários processos irreversíveis.
  23. 23. SIM A mudança do clima é importante. http://ec.europa.eu/environment/climat/campaign/index.htm

×