Apostila futsal
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Apostila futsal

on

  • 17,534 views

 

Statistics

Views

Total Views
17,534
Views on SlideShare
17,534
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
216
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Apostila futsal Apostila futsal Document Transcript

    • TEMA: FUTSALDISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICAII BIMESTREPROFESSORA ALESSANDRA B.BURGOSÉRIE: 1ºH VESPERTINO
    • O futsal é jogado com os pés e o jogador se desloca conduzindo ou tocando a bola com 2011qualquer parte do corpo, exceto com as mãos. Uma partida é disputada por duasequipes, cada uma composta por cinco jogadores, um dos quais é o goleiro. Osjogadores deverão se apresentar uniformizados, isto é, com calção, camisa numerada,meia e tênis. Num jogo oficial de futsal, são três os oficiais de arbitragem, responsáveispelo controle da partida: dois árbitros, um cronometrista, que marca o tempo de jogo, eum anotador. Oficialmente, uma partida consta de dois tempos de 20 minutos cada um,cronometrados, com um intervalo de 10 minutos para descanso. No início da partida aescolha de lado ou saída de bola será decidido por meio de sorteio procedido peloárbitro principal. A equipe vencedora do sorteio escolherá a meia quadra onde irá iniciarjogando e a equipe perdedora terá o direito de iniciar o jogo. Após o apito do árbitro, ojogador encarregado do toque inicial deve movimentar a bola para frente e nenhumatleta da equipe contrária à iniciadora da partida poderá aproximar-se a menos de trêsmetros da bola. O objetivo do jogo é marcar gols, isto é, colocar a bola dentro da metado adversário, ultrapassando totalmente a linha de gol. Vence a equipe que no final deuma partida tiver marcado o maior número de gols. Poderá haver empate.Fundamentos básicos do futsal 1) Drible 2) Recepção 3) Condução de bola 4) Passe 5) Chute ao golDrible: é o ato de enganar, fintar, livrar-se da marcação do adversário, com o totaldomínio da bola durante sua execução. O drible manifesta a habilidade na condução dabola que caracteriza o talento individual de um jogador.Recepção: é o ato de receber a bola vinda de um passe ou arremesso, pode ser feita coma cabeça, a coxa, o peito e com as várias partes do pé, como no passe.Condução de bola: é o ato de conduzir a bola, levar onde você deseja. A bola deveráser conduzida com o lado externo, interno, peito e ponta do pé, colocada ao lado docorpo sempre em posição de chute.Passe: é o ato de trocar a posse de bola. O passe é à base de toda estrutura tática etécnica da equipe. Geralmente avalia-se o desempenho de uma equipe, pela boa troca depasses dos seus Existem vários tipos de passe: com a face externa do pé, face interna, de calcanhar,com o peito do pé, de cabeça e “planta” do pé.Chute ao gol: Geralmente usado com força objetivando o gol. O chute pode ser dado,assim como o passe, com várias partes do pé: de bico, peito do pé, calcanhar, faceexterna do pé e face interna do pé.
    • Para ser um bom marcador de futsal1. Mantenha-se entre seu adversário e sua própria meta.2. Procure encarar seu adversário a uma distância razoável em que você possa vigiá-lo 2011sem problema de ser fintado.3. Quando seu adversário estiver com a bola, diminua a distância e mantenha a posiçãodefensiva de guarda, tomando o cuidado para que o adversário não possa lançar a bolapor entre suas pernas.4. Movimente-se sem perder o equilíbrio.5. Procure fazer com que seu adversário, com a bola dominada, se desloque para aslaterais da quadra.6. Não permita o chute de seu adversário contra a meta.7. Converse com seus companheiros, alertando-os sobre os deslocamentos dosadversários.8. Seja um jogador decidido, mas nunca desleal.9. Se você for fintado, recupere-se rapidamente e insista até tomar a bola do seuadversário. Não desistaPara ser um bom atacante de futsal1. O futsal é um jogo de conjunto. Quando você estiver de posse da bola e à suafrente um companheiro estiver livre, faça o passe sem perda de tempo. Não sejaindividualista e egoísta.2. Procure se deslocar para os espaços vazios, colocando-se em posições que ocompanheiro de posse de bola possa vê-lo.3. Use a finta apenas quando for necessário.4. Chute para o gol sempre que for possível.5. Quando, no ataque, você perder a bola, não fique parado. Lute e dê combate aoadversário que lhe roubou a bola. SISTEMAS TÁTICOS DO FUTSAL Sistema tático 2x 2Este sistema utiliza dois jogadores na defesa e dois no ataque. Um dos jogadores dadefesa tem a função de fazer o papel de homem fixo, enquanto o outro cuida da armaçãoda jogada e da infiltração na defesa adversária. Eles podem inverter as suas funções,conforme a jogada. Quando aos atacantes, um deles ocupa a posição de pivô, enquantoo outro desempenha a função de ponta, recuando para ajudar a defesa sempre quenecessário. O recuo e o avanço dos jogadores devem ser muito cautelosos e devem serfeitos com uma estruturação garantida por uma cobertura eficiente e segura.
    • 2011 Sistema tático 3x 1Neste sistema, a equipe defende-se e ataca com três atletas. Deve haver um homem fixodefinido e um pivô que ampara a equipe em todos os momentos difíceis. O sistema écompletado pelo trabalho dos pontas, que armam, atacam e defendem.FUTEBOL DE CAMPOO futebol é um esporte coletivo jogado, com seu próprio nome diz foot= pé; ball = bola,principalmente com os pés. Os jogadores deslocam-se conduzindo ou tocando a bolacom qualquer parte do corpo, exceto as mãos. Uma partida de futebol de campo édisputada por duas equipes, cada uma composta por 11 jogadores, um dos quais é ogoleiro. As equipes devem se apresentar uniformizadas com calção, camisa, meia echuteiras próprias para jogo sobre campo gramado.Oficialmente, uma partida de futebol de campo é composta de dois tempos de 45minutos cada, com intervalo de 15 minutos de descanso. O objetivo do jogo é marcargols e impedir que o adversário faça o mesmo. Para isso, é necessário que a bola sejadeslocada pelos jogadores, que a passam entre si, conduzindo-a e progredindo atéchegar a uma posição que lhes permita arremessar ou chutar contra a meta adversária. Vence a partida a equipe que fizer mais gols.Algumas regras do futebol de campo* Início e reinício do jogo- tiro inicial (chute inicial) é uma forma de iniciar ou reiniciar o jogo: no começo dapartida, depois de ter marcado um gol e no começo do segundo tempo. Poder-se-áconsignar um gol diretamente de um tiro inicial.
    • - Procedimentos: todos os jogadores deverão encontrar-se em seu próprio campo, osjogadores da equipe contrária àquela que efetuará o tiro inicial deverão encontrar-se nomínimo a 9,15m da bola até que esta seja jogada e movimentada.* O impedimento 2011- Esta talvez seja a regra do futebol que mais provoca discussões. De fato, não é simplesassinalar um impedimento, uma vez que ele deve ser determinado no exato momentoem que a bola é lançada para o jogador. Nessa hora, para ter condição legal deprosseguir na jogada, o atleta que recebe a bola precisa que pelo menos dois adversários(incluindo ou não o goleiro) estejam mais próximos da linha de fundo do que ele. Alémdisso, se um jogador estiver impedido, mas não participar diretamente da jogada, oárbitro poderá deixar o lance prosseguir.- Não existirá infração por impedimento se o jogador receber a bola diretamente de: umtiro de meta, um arremesso lateral e uma cobrança de tiro de canto.*O arremesso lateral- Diferente do futsal, onde a bola é posta no chão, no futebol de campo ela é lançadacom as mãos.* Semelhanças com o futsal- Tiros de canto- Gol marcado- Bola fora de jogo- Poderes dos árbitros* Diferenças com o futsal- Tamanho do campo- Número de jogadores- Chuteiras- Duração da partida- Tiro de meta-Existência do impedimento* Alguns tipos de futebol- Futebol society- Futebol de areia- Futebol de botão- Futebol de robôs- Peabolim- Futebol de sabãoExercícios de fixação para avaliação bimestral1 - Sobre o futsal, complete o trecho abaixo, com as palavras apropriadas: cinco, vinte,pés, goleiro, mãos, partida, conduzindo, dez.
    • O futsal é jogado com os____________ e o jogador se desloca_________________ outocando a bola com qualquer parte do corpo, exceto com as _______________.Uma______________ é disputada por duas equipes, cada uma composta por_____________ jogadores, um dos quais é o __________________. Oficialmente, uma 2011partida consta de dois tempos de________________ minutos cada um, cronometrados,com um intervalo de ________________ minutos para descanso.2 – Quais os fundamentos básicos do futsal?3 – Descreva o fundamento básico passe. Cite três tipos de passes do futsal.4- Descreva o fundamento básico drible.5– Cite duas atitudes positivas de um bom marcador no futsal.6 – Cite três atitudes positivas de um bom atacante no futsal.7 - Escolha um dos sistemas táticos do futsal, comente e desenhe.8 - De acordo com o texto da apostila, complete o trecho abaixo sobre futebol decampo.Oficialmente, uma partida de futebol de campo é composta de ________tempos de____________ minutos cada, com intervalo de _______________ minutos de descanso.É disputada por duas equipes, cada uma composta por _____________ jogadores, umdos quais é o______________.9 - Explique através de texto ou desenhe como se dá um impedimento no futebol decampo.10- De acordo com os conhecimentos adquiridos complete respectivamente: Quantosatletas são necessários para formar um time completo de futebol de campo e de futsal11 – Sobre o futsal e o futebol de campo, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:( ) Arremesso lateral : será cobrado sempre que a bola atravessar inteiramente as linhaslaterais, quer pelo solo ou pelo alto.( ) Se um atleta arremessar a bola da lateral contra a meta (gol) adversária e a bolapenetrar na mesma, tocando no goleiro, o tento não será válido.( ) Semelhanças entre futsal e futebol de campo: tamanho do campo, bola e número dejogadores.( ) O arremesso lateral no futebol de campo: a bola é posta no chão e lançada com asmãos.Fonte de pesquisa
    •  Nogueira, Cláudio Jose Gomes. Educação Física na sala de aula.. Rio de Janeiro: SPRINT – 3º edição, 2000. Teixeira, Hudson Ventura. Educação Física e Desportos. São Paulo: Editora Saraiva, 2001. Unzelte, Celso. O livro de ouro do futebol. São Paulo: Ediouro, 2002. Coletivo de autores 2011 www.futeboldecampo.com.br www.educacaofisica.org.br www.futsal.com.br
    • ESCOLA ESTADUAL PROF.ª ALDA G. SCOPEL TRABALHO DO 2º BIMESTRE DE EDUCAÇÃO FÍSICA Para os alunos dispensados 2011Professora: Alessandra Burgo ENTREGA ATÉ DIA: 29/07/2011 Instruções: VALOR: 5,0O trabalho deverá ser entregue manuscrito;A pesquisa deverá ser realizada nos sites, livros ou outro material sugerido pelo professorSites: www.quadrodemedalhas.com; educacao.uol.com.br/biografias;www.sobresites.com;Revistas: placar biografias; Veja biografias;Livros disponíveis on-line:  Virna no suor e na luta: a trajetória de uma guerreira;  Cartas a um jovem atleta: determinação e talento: o caminho da vitória;  Medalhistas olímpicos brasileiro memórias, histórias e imaginário:  Pelé os 10 corações do rei;Pesquise a biografia de um atleta brasileiro do futebol de campo ou do futsal. Você fará aleitura do material encontrado após um resumo de no mínimo 3 e no máximo 5 páginas;Capa;Dados de identificação;Fonte de pesquisa;OBS: Para tirar dúvidas sobre o trabalho procurem a professora em horário de aulaDICAS DE COMO ELABORAR UMA BIOGRAFIAElaborar uma biografia é um trabalho de pesquisa, uma forma de construir o conhecimento, um métodoativo de conquistar o saber, desenvolvendo acapacidade de observação e análise, e, em muitos casos de enriquecer o gostopela leitura.1. escolher alguém que se tenha distinguido (escritor, político, artista plástico, cientista, desportista...)2. recolher informação sobre a(s) pessoa(s) sobre quem se quer fazer a biografia:2.1 enciclopédias, publicações da especialidade, biografias já produzidas,livros, revistas2.2 consulta de jornais, revistas ou outras publicações2.3 entrevistas concedidas pela(s) própria(s) ou por quem a(s) conheça2.4 na internet3. registrar a informação:3.1data e local de nascimento3.2percurso acadêmico//profissional3.3 obra4. escolher uma ordem de apresentação (por datas ou outra)5. incluir documentos resumidos ou totais e fotografias6. criar um título adequado ao trabalho7. organizar a narrativa, registrando as conclusões e dando-lhe uma sequência lógica8. utilizar um discurso com clareza e correção linguística9. registar a bibliografia consultada
    • BOM TRABALHO! 2011