Independências americanas

2,403 views
2,259 views

Published on

Aula do prof. Mauro (História) sobre os movimentos de independência dos EUA e da América Espanhola, ministrada aos alunos do Ensino Médio.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,403
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
69
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Independências americanas

  1. 1. Professor Mauro
  2. 2. As Treze Colônias Tinham se constituído ao longo da costa da América do Norte, treze colônias inglesas, independentes entre si. Grande movimento migratório proveniente sobretudo da Inglaterra, da Irlanda e da Escócia. Cada colônia tinha a sua administração própria e, apesar da presença de um governador inglês, gozavam de uma certa autonomia.
  3. 3. Algumas diferenças entre elas:Centro- Norte: • colônias de povoamento; • clima mais frio; • agricultura familiar; • mão de obra livre; • minifúndios; • policultura (diversidade na produção); • produção para mercado interno.
  4. 4. Sul:• colônias de exploração;• clima mais quente;• agricultura em larga escala;• mão de obra escrava;• latifúndios;• monocultura (um só produto);• produção para mercado externo.
  5. 5. Se muitos aspectos separavam as colônias, existiam outros que as uniam:-Língua inglesa era falada por quase 80% da população;-O protestantismo era a religião da maioria;- As necessidades de proteção contra os franceses e contra osíndios. …e isso as levou… …a lutar pela Independência !!!
  6. 6. Antes Chá em Boston Festa do do conflito: Inglaterra ganhara guerra (dos 7 anos) contra a França, mas precisa se recuperar.Colonos disfarçados Ingleses aumentam impostos criando leis. Colonos criam boicotes, evitando comprar produtos ingleses. O maior protesto foi com a Festa do Chá! Chá inglês Ingleses fecham o porto com as Leis Intoleráveis. Colonos apoiam protesto
  7. 7. Leis intoleráveis provocam os colonos...... E no segundo congresso de Filadélfia, Thomas Jefferson redigiu aDeclaração de Independência dos Estados Unidos da América (4 de Julho de 1776).
  8. 8. A declaração chega ao Rei George: Mas ele não aceitou abrir mão das 13 colônias tão facilmente...
  9. 9. E declarou guerra aos colonos! Comando desunido; A comunicação lenta; A população hostil; Ingleses começam vencendo, mesmo assim!
  10. 10. Mas com a ajuda dos rivais ingleses: Holanda Espanha FrançaColonos conquistam sua liberdade...
  11. 11. Em 1783, a Inglaterra aceitou a independência das suas colônias e cedeu- lhes ainda os territórios a leste do rio Mississipi.Pela 1.ª vez uma colônia se tornava independentepor meio de um ato revolucionário!
  12. 12. Nasciam ali oficialmente os EUA: A nova constituição americana era libertária, mas não dava liberdade aos escravos do Sul e o voto era censitário (com critérios)!
  13. 13. Independência da América Espanhola Chapetones Criollos Mestiços Índios
  14. 14. "Comércio livre com países livres" 1.º - vieram as ideias iluministas... 2.º - guerra contra o colonialismo espanhol... 3.º - surgiram as jovens repúblicas, fragmentadas e oprimidas por caudilhos... 4.º - consolidaram-se as oligarquias rurais dependentes do capitalismo inglês ...
  15. 15. Como nasceu o desejo pela independência? os criollos, a maioria pelo menos, estavam insatisfeitos com a Coroa espanhola por causa dos impostos cobrados e por causa do Pacto Colonial eles odiavam os chapetones por conta dos privilégios que estes tinham.
  16. 16. A invasão da Espanha pelas tropas napoleônicas em 1808  Quando, em 1808, a Espanha rompeu o pacto de aliança que tinha com a França, Napoleão invadiu o reino e destronou o monarca espanhol Fernando VII, pondo em seu lugar, seu próprio irmão, José Bonaparte Diante da ocupação francesa da Espanha, os criollos, com a justificativa de que não aceitariam obedecer aos franceses, formaram em suas colônias juntas governativas, o que na prática significava independência... Com o tempo, contudo, essa experiência de autonomia fez alguns criollos darem um passo além: passaram a defender abertamente a separação da colônia de sua metrópole, ou seja, a independência.
  17. 17. Lembretes! O processo de independência da América hispânica foi conduzido e liderado pelos criollos. Os movimentos populares liderados por índios (Peru), mestiços (México) e escravos (Haiti) que existiram na América espanhola, não saíram vitoriosos a longo prazo. Havia um grupo de criollos que se beneficiava do Pacto Colonial, estes, por razões óbvias, eram contrários à ideia de independência.
  18. 18. Projetos para uma América LivreSimon Bolívar José de San Martin
  19. 19.  Em 1826, Bolivar convocou os representantes dos países recém- Bolivarismo independentes para participarem da Conferência do Panamá, cujo objetivo era a criação de uma confederação pan-americana. O sonho bolivariano de unidade política (PAN-AMERICANISMO) chocou-se, entretanto, com os interesses das oligarquias locais e com a oposição da Inglaterra e dos Estados Unidos, a quem não interessavam países unidos e fortes.  O pan-americanismo foi vencido pela política do "divida e domine” e pelo localismo.
  20. 20.  Após o fracasso da Conferência doFragmentação Panamá, a América Latina fragmentou-se politicamente em quase duas dezenas de pequenos Estados soberanos, governados pela aristocracia criolla.  À emancipação e divisão política latino-americana segue-se nova dependência em relação à Inglaterra  A independência política não foi acompanhada de uma revolução social ou econômica: as velhas estruturas herdadas do passado colonial sobreviveram!!!
  21. 21.  Contra a mita e a encomienda, o cacique (ou curaca) José Gabriel Condorcanqui Tupac (dizendo-se descendente do líder Inca, Tupac Amaru), levantou-se contra os espanhóis em 1780. Amaru Possuía alguma formação e era influenciado pelas ideias iluministas. Recebeu o apoio de alguns criollos e também de mestiços, indígenas, escravos etc. Com medo da radicalização, alguns criollos e curacas pularam fora. Após ter a língua cortada, foi esquartejado por 4 cavalos e, depois de violentas batalhas, 80 mil seguidores foram mortos. Maior revolta colonial americana!
  22. 22.  Em 1810 houve a 1.ª tentativa: partiu das classes México populares e foi um movimento predominantemente rural Líderes: Miguel Hidalgo, o padre Morellos e Vicente Guerrero. Propunham reformas sociais populares. Augustín Iturbide foi enviado pela Espanha para combater o grupo, mas aliou-se a Guerrero. Num acordo chamado Plano de Iguala, proclamaram a independência do México em 1821. Iturbite, em 1822, autoproclamou-se imperador (Augustín I), mas durou pouco tempo. Foi deposto por um movimento republicano e fuzilado Em 1824 veio a independência definitiva, pelas mãos do general Guadalupe Vitória (sem ameaçar a estrutura agrária que beneficiava a elite e oprimia o povo...)
  23. 23.  Paraguai: 1813; criollo Outras Gaspar Francia independências Argentina: 1816; militar Manuel Belgrano e San Martin Chile: 1818; San Martin e Bernardo O´Higgins Uruguai: 1828; ao separar- se do Brasil na Guerra da Cisplatina
  24. 24. É isso aí pessoal! Estudem bem e... HASTA LA VISTA...Tio Mauro

×