Reunião do progestão

1,196 views
1,032 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,196
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
19
Actions
Shares
0
Downloads
18
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Reunião do progestão

  1. 1. CEPAOF Centro Educacional Prof. Áureo de O. FilhoReunião com os professores: A função social da Escola
  2. 2. Objetivos GERAL:• Articular a função social da escola. ESPECÍFICOS:• Identificar o tipo de relação que a escola mantém com a comunidade local;• Verificar como a escola trabalha os conteúdos de ensino aprendizagem, identificando os eventuais desencontros entre eles e a vida dos alunos;
  3. 3. Temáticas• Qual é o papel da educação e a função social da escola.• O uso da tecnologia no ato de educar.• Como devemos usar o laboratório de Informática para ajudar a educar e fazer com que os alunos participem da realidade social de Anguera?
  4. 4. Metodologia• Desenvolver reflexão temática proposta com a interação de grandes e pequenos grupos em momentos.1º MOMENTO:A equipe escola foi dividida em pequenosgrupos para analisar a temática propostabem como sugerir atividades vinculadas aocotidiano do aluno.
  5. 5. • 2º MOMENTO:A equipe formou um grande grupo em quetodas as estratégias foram discutidas eanalisadas.
  6. 6. Avaliação• Através desta reunião podemos perceber a importância de se desenvolver atividades interligadas com a comunidade, pois possibilita a construção de uma aprendizagem significativa.
  7. 7. CEPAOF Centro Educacional Prof. Áureo de O. Filho Reunião com os pais:Exercendo a função social da Escola
  8. 8. Objetivos GERAIS:• Promover encontro entre a equipe escolar e os pais a fim de que a escola consiga exercer a sua função social através da tomada de decisões coletiva. ESPECÍFICOS:• Envolver os pais nas decisões escolares;• Solucionar um problema gerado com a ação da polícia na Unidade Escolar
  9. 9. Metodologia• Foi realizado uma reunião com pais, Conselho Municipal de Educação, Secretário de Educação, Conselho Tutelar, comunidade escolar e Polícia Militar ( que não compareceu) em que foi debatida a função social da escola e como os pais e comunidade escolar podem contribuir na eficácia de uma educação democrática.
  10. 10. 1º MOMENTO:A diretora explanou sobre o papel da escolae como os pais podem contribuir para odesenvolvimento da Unidade Escola.2º MOMENTOApresentação do projeto Ronda Escolarpela representante do Conselho Municipaldefinindo funções, atribuições e objetivos.
  11. 11. 3º MOMENTOApresentação do problema gerado pela ação dapolícia na escola.4º MOMENTODebater sobre as ações da polícia e a suapermanência ou não na escola.5º MOMENTOParecer do secretário e agendamento de umafutura reunião para consolidar a decisão sugerida.
  12. 12. AVALIAÇÃOA reunião propiciou uma interação entrerepresentantes de órgãos e comunidadeescolar nas suas decisões, efetivando assimuma gestão democrática que se preocupacom o papel que a escola tem na sociedadee o desenvolvimento de cidadãos críticos eparticipativos.
  13. 13. “Pensar na formação do professor para exercitar uma pedagogia dos meios, uma pedagogia para a modernidade, é pensar no amanhã, numa perspectiva moderna e própria de desenvolvimento, numaeducação capaz de manejar e de produzirconhecimento(...). E desta forma seremos contemporâneos do futuro, construtores da ciência e participantes da reconstrução do mundo.” M. C. MORAIS, 1993 apud ALMEIDA, 2000.
  14. 14. Equipe do CEPAOF

×