Progetão (módulo x )

1,465
-1

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
1,465
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
23
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Progetão (módulo x )

  1. 1. UNIDADE 3 AÇÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA FACE ASEUS RESULTADOS NAS AVALIAÇÕESEXTERNAS: O CASO DA PROVA BRASIL
  2. 2. EQUIPE:ESCOLA LEÔNCIO HORÁCIO DE ALMEIDA
  3. 3. EM QUE O SAEB E A PROVA BRASIL SEDIFERENCIAM?O SAEB avalia uma amostra representativado universo dos alunos da educação básica,contemplando as 27 Unidades daFederação. Como seus resultados sãoapresentados por rede ± pública eparticular ± não consegue retratar aespecificidade de cada escola e município.
  4. 4. O QUE É A PROVA BRASIL? A Prova Brasil tem como foco a unidade escolar, visando permitir um retrato da realidade de cada escola,em cada município. Ela é aplicada em todas as escolas públicas urbanas, que possuam, no mínimo, 20 alunos na 4ª e 8ª séries do ensino Fundamental.
  5. 5. Avaliação externa e gestão do ensino Resultados da avaliação externa Projeto Político Pedagógico Gestão da Gestão da Escola sala de aula
  6. 6. Matriz de Referência – Conceitos básicos Conceito relacionados à noção de matriz de referência. Competências[...] são diferentes Habilidades Descritoresmodalidades estruturais da Explicitam dois pontos básicosintelegência, que do que se pretende avaliar: ocompreendem determinadas conteúdo a ser avaliado emoperações cognitivas, [...] refere-se, especificamente, cada aprendizagem e o nível deutilizadas pelo sujeito para ao plano do saber fazer e operação mental necessárioestabelecer relações com e decorrem, diretamente, do para essa aprendizagem ouentre os objetos físicos, nível estrutural das domínio.conceitos, situações, competências já adquiridas, Itemfenômenos e pessoas.. que se transformam em(BRASIL, 1998, p. 7) habilidades (BRASIL, 1997, p. Trata-se unidade de medida do 7) teste de proficiência escolar, e está associado a um único descritor.
  7. 7. COMO ELA É APLICADA? São aplicadas através de testes padronizados para aferir o que os alunos revelam saber e são capazes de realizar nas áreas de conhecimento. Além disso, ambos utilizam matrizes de referência e escalas de proficiência para interpretar os dados, bem como para a apresentação dos resultados.
  8. 8. COMO DEVEM SE UTILIZADOS O RESULTADOS? De acordo com Soares e tal (2003), a divulgação dos resultados da avaliação externa precisa ser acompanhada de ações objetivas e claras para a melhoria da escola articuladas ao PPP. Isso é importante, sobretudo, porque os testes, ou as médias de desempenho decorrentes dessas avaliações, fora do seu contexto de produção,podem servir apenas para simples comparações que, ao invés de terem um caráter formativo,acabam nada construindo.
  9. 9. ANALIZANDO OS RESULTADOS Os resultados das avaliações externas devem ser analisados pela escola como subsídios relevantes para gerar diagnósticos do que os alunos aprenderam ou não em um certo período de tempo; Articular os resultados obtidos nas avaliações externas com o PPP, desenvolvendo as competências ainda não adquiridas; É importante que os gestores conheçam e discutam o papel e as funcionalidades dos testes utilizados nas avaliações externas.
  10. 10. NÍVEIS DAS ESCALAS DE DESEMPENHOLíngua Portuguesa MatemáticaNÍVEL0 0 - 125 0 0 - 1251 125 - 150 1 125 - 1502 150 - 175 2 150 - 1753 175 - 200 3 175 - 2004 200 - 225 4 200 - 2255 225 - 250 5 225 - 2506 250 - 275 6 250 - 275
  11. 11. A EQUIPE DOLEÔNCIOAGRADECE ATODOS OSCURSISTA DOPROGESTÃO E ATUTORAMÁRCIA, PELOSGRANDESMOMENTOS DEAPRENDIZAGEM.AGORA FAÇA ASUA PARTE ECHEGAREMOSLÁ!
  12. 12. É Uma Partida De Futebol- SKANK Bola na trave não altera o placar  O meio-campo é lugar dos craques Bola na área sem ninguém pra cabecear Que vão levando o time todo pro ataque Bola na rede pra fazer o gol O centroavante, o mais importante Quem não sonhou em ser um jogador Que emocionante, é uma partida de de futebol? futebol A bandeira no estádio é um estandarte  O meu goleiro é um homem de elástico A flâmula pendurada na parede do Os dois zagueiros tem a chave do quarto cadeado O distintivo na camisa do uniforme Os laterais fecham a defesa Que coisa linda é uma partida de Mas que beleza é uma partida de futebol futebol Posso morrer pelo meu time Se ele perder, que dor, imenso crime Posso chorar, se ele não ganhar  Bola na trave não altera o placar Mas se ele ganha, não adianta Bola na área sem ninguém pra cabecear Não há garganta que não pare de berrar Bola na rede pra fazer o gol Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? A chuteira veste o pé descalço O tapete da realeza é verde Olhando para bola eu vejo o sol  O meio-campo é lugar dos craques Está rolando agora, é uma partida de Que vão levando o time todo pro ataque futebol O centroavante, o mais importante, Que emocionante é uma partida de futebol

×