Ppt web.pptx 04

  • 613 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
613
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
8
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Aula: Data: Turma: Washington Silva Professor: 01 19/7/2013
  • 2. Instrutor: Washington Silva Fundamentos da comunicação de dados Transmissões de dados Infra-estruturas de rede Estrutura Física
  • 3. Instrutor: Washington Silva FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO DE DADOS O sistema quase mágico que possibilita que os computadores comuniquem entre si, por diversas partes do mundo, tem tornado-se um campo de aplicação prática. Atualmente navegamos pela internet, fazemos downloads de músicas, filmes, software, textos e também podemos fazer o upload, enviando nossos arquivos para internet.
  • 4. Instrutor: Washington Silva Todas estas atividades são possíveis graças a um sistema de transferência de dados. Essa comunicação de dados é conhecida como um sistema que interliga os computadores através de uma rede. Essa rede é composta por roteadores, switches, hubs, cabeamento estruturado e protocolos.
  • 5. Instrutor: Washington Silva TRANSMISSÃO DE DADOS
  • 6. Instrutor: Washington Silva
  • 7. Instrutor: Washington Silva
  • 8. Instrutor: Washington Silva Estrutura Física (Rede de Computadores) TRANSMISSÕES DE DADOS
  • 9. Instrutor: Washington Silva A primeira rede de computadores que se tem conhecimento surgiu em 1969, com o nome de Arpanet. Ela emerge no auge da segunda guerra mundial, sendo marcada por uma corrida tecnológica. O conflito envolvia dois blocos, os socialistas representados pela União Soviética (atual Rússia) e pelos capitalistas, representado pelos Estados Unidos.
  • 10. Instrutor: Washington Silva A rede consistia em um esquema de transmissão de dados através de pequenos pacotes com trechos das informações, e anexado o endereço do destinatário e informações que permitissem remontar essas mensagens, descentralizando as a comunicação e tornando a mais eficiente. Desta forma o processo se tornava mais seguro, contra a espionagem russa. Quatro universidades americanas interligam seus computadores em rede. A partir desta rede chamada Arpanet nasce a Internet (1969).
  • 11. Instrutor: Washington Silva REDES LAN, WAN, MAN E WIRELESS Atualmente a rede de computadores pode ser entendida como um compartilhamento de informações e periféricos. Podendo ser mediado por uma estrutura local ou não. As redes podem ser classificadas como: LAN, WAN e MAN.
  • 12. Instrutor: Washington Silva LAN LAN: Atualmente é o tipo de rede mais conhecido, principalmente depois do surgimento das Lan houses. O conceito de lan surge da ideia de área local de trabalho
  • 13. Instrutor: Washington Silva MAN: É a rede de área metropolitana, ou seja, permite o deslocamento das informações para grandes distâncias, suas informações ficam limitadas a filiais em bairros diferentes. Permite que muitos computadores possam se comunicar simultaneamente sem limitação de largura de banda
  • 14. Instrutor: Washington Silva WAN: É um tipo de rede para longa distância. Seu uso é muito importante para empresas de grande porte que precisam estar conectadas em constante troca de informações. Contudo seu suporte é público, sendo administrada por um operador de telecomunicações. A Internet é uma rede Wan
  • 15. Instrutor: Washington Silva WIRELESS: Esse tipo de rede não é mediado por cabeamentos. Sua tecnologia utiliza a radiofreqüência ou infravermelho. Vários aeroportos, universidades e escritórios estão aderindo a está tecnologia, pois tem mostrado-se mais limpa e de fácil manuseio. Para que a tecnologia funcione é importante que exista um roteador, a fim de distribuir as informações.
  • 16. Instrutor: Washington Silva 1) Do que são compostas as conexões banda larga? 2) Como funciona a arquitetura de rede? Defina cada um dos elementos. 3) Quais são as diferenças básicas entre Roteador, switch e HUB e por que os HUB´s já estão em desuso? 4) Pesquise e descreva o que é a transmissão em banda larga 5) Pesquise na internet o que é TCP/IP e anote qual a sua função em uma rede local (lan), depois descubra e anote qual o IP da sua máquina no momento. 6) Quais são os processos por onde transitam os dados? 7) Quando falamos em estrutura de redes, sempre encontramos uma máquina ou um serviço de Firewall, como você explicaria a função do Firewall em uma rede?
  • 17. Instrutor: Washington Silva 8) Quando surgiram as redes? 9) Quais são os tipos de rede? Explique cada uma delas 10) Usando a Internet, faça uma pesquisa sobre as diferenças entre Roteador Wireless e um Acess Point 11) Quais as características (segurança, velocidade, facilidade) são encontradas nas redes: LAN: WAN: MAN: WIRELESS: