Ppt web.pptx 02

588 views
451 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
588
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
150
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ppt web.pptx 02

  1. 1. Aula: Data: Turma: Washington Silva Professor: 02 10/7/2013
  2. 2. Instrutor: Washington Silva •Introdução à Internet •O que é Internet? •História da Internet •Na prática •O nascimento da internet
  3. 3. Instrutor: Washington Silva Introdução à Internet A internet propagou-se rapidamente como uma mídia digital de grande importância. Atualmente somos cercados pelos seus benefícios. É evidente que muitas pessoas embora não tenham freqüentado cursos de informática saibam muito bem como acessar a internet, no entanto poucas são aquelas que têm um olhar mais amplo sobre esta questão, e que conseguem retirar dela maior proveito. É interessante ressaltarmos que muitas pessoas conseguem se manter financeiramente através dos recursos oferecidos pela web.
  4. 4. Instrutor: Washington Silva O QUE É INTERNET?
  5. 5. Instrutor: Washington Silva O QUE É INTERNET? A internet é definida como um sistema que interliga diversos computadores, que se conectam através do protocolo de transmissão e interconexão (TCP/IP) permitindo a transferência de dados. O IP é o número de identificação dos computadores o que permite a troca de informações.
  6. 6. Instrutor: Washington Silva HISTÓRIA DA INTERNET O caminho da internet funciona da seguinte maneira: Primeiramente o computador precisa estar conectado a internet, este processo é mediado pelo navegador (Internet Explorer, Mozila Firefox, Google Chrome, Safari entre outros).
  7. 7. Instrutor: Washington Silva É necessário que o computador tenha um modem, um aparelho responsável pela conversão dos sinais, tornando a linguagem acessível a rede. Subseqüente teremos uma linha de transmissão, que pode ser uma linha telefônica ou cabos das televisões por assinatura. Essa linha estará conectada ao provedor, que nada mais é do que um computador que está ativo 24 horas por dia, (como por exemplo: Ig, Uol, Net, Speed, Velox, entre outros).
  8. 8. Instrutor: Washington Silva As informações ficam armazenadas em uma rede de cabeamento denominada backbone (espinha dorsal). Essas estruturas encontram se, em sua maioria, submersas nos oceanos. Sendo responsável por interligar os servidores de internet. No Brasil o backbone mais conhecido é a Embratel.
  9. 9. Instrutor: Washington Silva NA PRÁTICA O protocolo TCP/IP é uma linguagem padrão dos computadores, de forma que eles consigam se conectar e interagir independentemente de suas origens. Os IP’s por sua vez constituem a identificação das máquinas, sendo um registro. Os usuários não precisam decorar os números de IP’s dos computadores, pois estas são seqüências extensas, para tanto usamos as URL (localizador padrão de recursos). São os endereços nominais, seu endereço escrito com palavras. Por exemplo: www.cedaspy.com.br
  10. 10. Instrutor: Washington Silva O NASCIMENTO DA INTERNET A internet surgiu no início da década de 60 com o advento da segunda guerra mundial. Momento em que os Estados Unidos e a antiga União Soviética disputavam uma ordem política, militar, econômica, social e ideológica.
  11. 11. Instrutor: Washington Silva Como se sabe, este conflito foi notadamente marcado por uma corrida tecnológica. Para tanto, como estratégia militar os Estados Unidos desenvolveram uma rede simples, que ligavam os computadores através de uma rede física, composta por uma série de cabos, a fim de proteger as informações contidas nas máquinas. Essa tecnologia ficou conhecida como ARPANET.
  12. 12. Instrutor: Washington Silva Contudo sua popularização aconteceu no início da década de 90, momento em que surge a WWW (World Wide Web), um sistema de documentos em hipermídia que está vinculado a internet. Esta tecnologia foi desenvolvida por Timothy John Berners- Lee em 1989.
  13. 13. Instrutor: Washington Silva

×