Aula 3
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Aula 3

on

  • 467 views

 

Statistics

Views

Total Views
467
Views on SlideShare
370
Embed Views
97

Actions

Likes
0
Downloads
5
Comments
0

1 Embed 97

http://seliganarede.wordpress.com 97

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Aula 3 Presentation Transcript

  • 1. Aula: Data: Turma: Washington Silva Professor: 03 15/7/2013
  • 2. Instrutor: Washington Silva Sumário O que são vírus? Como os computadores são contaminados? Mitos a respeito dos vírus Como proteger seu pendrive contra vírus Vírus X Celulares Navegando com o celular
  • 3. Instrutor: Washington Silva O QUE SÃO OS VÍRUS . A primeira coisa que precisamos entender é que os vírus são programas maliciosos que se instalam em nossos computadores de diversas maneiras trazendo muitos prejuízos entre os quais destacamos lentidão no micro, roubo de senhas e monitoramento de todas as ações do usuário. Além de fazer cópias de si mesmo para continuar se propagando.
  • 4. Instrutor: Washington Silva COMO OS COMPUTADORES SÃO CONTAMINADOS? Os vírus são disseminados a partir de ações simples do usuário, tais como clicar em links mal intencionados, abrir anexos de emails, frequentar sites não confiáveis. Entretanto, esta não é a única maneira de se contrair o vírus, em algumas vezes os vírus podem estar armazenados em mídias externas como: CD, DVD, cartões de memória ou mesmo pendrives.
  • 5. Instrutor: Washington Silva MITOS E VERDADES A RESPEITO DOS VÍRUS Muitas pessoas acreditam ter muito azar por terem seus computadores infectados, contudo todas as máquinas estão suscetíveis a contaminação, basta uma pequena oportunidade e os vírus acabam migrando para os nossos pcs.
  • 6. Instrutor: Washington Silva TODOS OS COMPUTADORES PODEM SER CONTAMINADOS Mesmo os computadores que parecem muito seguros como Mac e aplicativos Linux também podem ser contaminados. Embora o número de vírus seja menor, isso não quer dizer que você pode se descuidar, ainda existe vulnerabilidades no sistema. Já os usuários do sistema operacional Microsoft devem ficar atentos, pois estima se que 99% de todos os códigos maliciosos encontrados na internet são para eles.
  • 7. Instrutor: Washington Silva Muito se engana quem acredita que os vírus agem sozinhos, geralmente eles estão associados a outros tipos de pragas virtuais como: trojans, worms e outros malwares. Quando um cavalo de tróia invade o sistema geralmente trás consigo programas que tem a finalidade de deixar o caminho aberto para que um cracker invada o sistema.
  • 8. Instrutor: Washington Silva NÃO TENHA MAIS DE UM ANTIVÍRUS estarão mais seguras contra os ataques, no entanto isto não é recomendado. Existem dois aspectos que precisam ser considerados, primeiro com mais de um antivírus ativo eles podem ter problemas de compatibilidade e gerarem conflitos, e segundo, eles podem deixar o micro mais lento em função de sobrecarregar a memória RAM.
  • 9. Instrutor: Washington Silva ATUALIZE SEU ANTIVÍRUS A atualização do antivírus constitui-se como um ato saudável para o seu micro, isso por que a tecnologia usada por crackers para criar vírus cada vez mais poderosos é constante. Então, toda vez que atualizamos os antivírus, estamos baixando as alterações para ficarmos menos vulneráveis aos ataques virtuais
  • 10. Instrutor: Washington Silva CURIOSIDADES * Em 2010 foram registrados mais de dois milhões de vírus. * Os vírus comuns anexam-se a arquivos para se multiplicarem. * Os worms multiplicam-se e se espalham pela internet através de dispositivos USB. * Os trojans abrem as portas para que os crackers possam acessar os dados do computador. * Mais de 99% dos vírus são criados para atingir os usuários da Microsoft, considerado os mais vulneráveis. * 70% dos crackers estão associados ao crime organizado. * 76% das ameaças virtuais são keylogger (é um software que tem como objetivo registrar tudo o que o usuário digita) e banker (são voltados ao roubo de informações bancárias). * o Brasil é o oitavo país mais atingido pelos ataques virtuais.
  • 11. Instrutor: Washington Silva VÍRUS X CELULARES Com a implantação de Internet nos celular muita coisa mudou, atualmente podemos acessar a rede facilmente, basta ter um celular com acesso a internet, e um pacote de serviços oferecido pela operadora. O número de vírus para os smartphones tem se tornado uma grande preocupação para os usuários. Contudo, segundo os desenvolvedores do aparelho ainda não há motivo de preocupação. Isso por que o número de vendas do aparelho e proporcionalmente maior do que a quantidade de vírus desenvolvido. Para cada 300 milhões de smathphones foram criados 2 mil vírus.
  • 12. Instrutor: Washington Silva Recursos de acesso a web DISPOSITIVOS DE ACESSO À INTERNET
  • 13. Instrutor: Washington Silva O número de usuários de internet no mundo alcançou os 2 bilhões de pessoas, segundo informações da União Internacional de Telecomunicações (UIT). A partir dessa informação é difícil imaginar um profissional, que não esteja cada dia mais dependente da rede.
  • 14. Instrutor: Washington Silva Para tanto, a rede foi descentralizada dos computadores desktop, e atualmente essa mídia se converteu para outros eletrônicos é o caso dos computadores portáteis, e não nos referimos apenas aos notebooks, mas também aos celulares, televisores, ipodes e iphones e palm tops, ipad entre outras mídias que prestam suporte a web.
  • 15. Instrutor: Washington Silva Para que a internet funcione é necessário que estes aparelhos eletrônicos tenham uma configuração com suporte para web. O acesso pode acontecer de várias maneiras, o mais comum é que as empresas de telefonia distribuam o acesso a rede cobrando uma taxa por download, ou ainda pode ser usado através das tecnologias GPRS, Wi-fi, 3G, bluetooth ou infravermelho
  • 16. Instrutor: Washington Silva A tecnologia 3G possibilita a transmissão de dados de maneira cada vez mais veloz, em nível de banda larga, dispensa os fios, mas necessita de um modem para se conectar a rede. A tecnologia 3G foi desenvolvida para atender a demanda crescente de capacidade de rede e serviços móveis. Entre as principais vantagens estão além do acesso rápido a internet e todo seu conteúdo como também videoconferências e televisão
  • 17. Instrutor: Washington Silva PROVEDORES DE ACESSO As empresas que fornecem o acesso a internet são conhecidas como provedores. São elas as responsáveis por conectar os computadores na rede possibilitando assim a navegação na web. Os provedores podem ser distribuídos pelas operadoras de telefonia fixa, ou por empresas de serviços de Comunicação Multimídia (SCM). Além de poderem agregar outros serviços ao pacote, como por exemplo: linhas telefônicas e canais a cabo, antivírus e e-mail.