• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Aula 01
 

Aula 01

on

  • 325 views

 

Statistics

Views

Total Views
325
Views on SlideShare
232
Embed Views
93

Actions

Likes
0
Downloads
2
Comments
0

2 Embeds 93

http://profwas.wordpress.com 66
http://seliganarede.wordpress.com 27

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Aula 01 Aula 01 Presentation Transcript

    • Aula: Pág: Data:Turma:Washington SilvaProfessor:01 21/5/2013
    • Instrutor: Washington SilvaSumárioAs Redes Sociais na HistóriaAs redes Sociais nos dias a diasMobilidade e Redes Sociais
    • Instrutor: Washington SilvaAs Redes Sociais na HistóriaA internet faz parte do dia-a-dia da grande maioria da população mundial,e dentro desse ambiente uma nova forma de comunicação que ganhoubastante destaque nos últimos anos, são elas as redes sociais na internet.Para compreender como se deu a evolução das redes sociais na internet,é necessário um breve relato histórico sobre o seu surgimento
    • Instrutor: Washington SilvaAo contrário do que muitos pensam falar de Redes Sociais nãonecessariamente significa falar de internet, o conceito das redessociais é algo bem mais antigo que nossa famosa web. Redes sociaisrepresenta gente, interação social, troca social. Falar do surgimentodas redes sociais nos leva ao início da civilização onde o homem sereunia em torno de uma fogueira para compartilhar gostos einteresses.
    • Instrutor: Washington SilvaDessa forma, entendemos redes sociais como qualquer grupo quecompartilhe de um interesse em comum, um ideal, preferencia, etc.Exemplos de redes sociais: Clube de futebol, igreja, sala de aula,empresa. Quando essa interação social parte para o ambiente online,nesse momento temos as chamadas redes sociais digitais, estas tempassado constantemente por uma série de evoluções.
    • Instrutor: Washington SilvaA Evolução das Redes SociaisAOL Instant Messenger (1997)Um dos primeiros provedores de internet, a América Onlinetambém foi uma das pioneiras na categoria bate-papo, com o AOLInstant Messenger. As primeiras mensagens instantâneascomeçavam a ser enviadas pela internet no ano de 1997, mesmocom o acesso limitado aos assinantes do provedor, o AOLMessenger teve um papel importante na popularização dasmensagens instantâneas.
    • Instrutor: Washington SilvaSixdegress (1997)Também em 1997 surgiu a Sixdegress, primeira rede social que permitiua criação de um perfil virtual, bem como a publicação e listagem decontatos. Segundo Nickson, Cristopher (2009) Esse novo modelo de redesocial passou a permitir a visualização de perfis de terceiros. O nomeSixdegress faz referência aos seis graus de amizade, um conhecidoconceito que fala que a cada 6 pessoas que conhecemos, temos umamigo em comum.
    • Instrutor: Washington SilvaFriendster (2002)Durante esse período entre 1997 e 2002 várias redes sociais foramcriadas, uma das redes sociais dessa época que mais se aproxima dosformatos atuais é a rede chamada Friendster. Essa redesocial conquistou muitos internautas, pesquisas feitas na épocarevelaram que 1 em cada 126 usuários utilizavam essa rede social.
    • Instrutor: Washington SilvaMy Space 2003
    • Instrutor: Washington SilvaLogo após o sucesso da Friendster surgia à rede social conhecidacomo My Space, ela por sua vez era concebida como o “clone” daFriendster, uma espécie de nova versão. Uma curiosidade a respeitodessa rede social foi a sua primeira versão feita apressadamente,segundo relatos à rede social foi codificada em apenas dez dias
    • Instrutor: Washington SilvaLinkedIn A rede social dos empresários (2003)Lançada no ano de 2003, o Linkedin aparecia com uma propostatotalmente diferente das redes sociais daquela época. Ao contrário dasdemais, essa rede social não tinha como foco a integração de grupos deamizades com interesses em comum. O assunto era totalmenteprofissional. Conhecida como uma recurso para os empresários quequeiram se comunicar com os outros profissionais o Linkedin trata aligação entre os usuários com o termo conexões e não contatos comonas demais redes.
    • Instrutor: Washington SilvaWeb 2.0O grande “Boom” das redes sociais aconteceu em 2004 coma chegada da web 2.0, ela que por sua vez indicava achegada da segunda geração de comunidades, uma espéciede evolução da web após a bolha da internet.
    • Instrutor: Washington SilvaA Chegada do Orkut (2004)O Orkut foi criado pelo engenheiro turco e funcionário do Googlechamado Orkut Büyükkokten, ele que levaria seu nome a rede social, criou oOrkut com a proposta de possibilitar aos usuários a criação de novasamizades. Em seu lançamento, o público alvo seria os internautasamericanos.No entanto, a rede social faria sucesso mundial, em dois países em especial oBrasil e a Índia. O Orkut se tornou uma febre, inicialmente era necessário oenvio de um convite por parte de algum amigo que já estava participando darede. Isso gerou uma enorme interação por parte dos usuários que dessaforma rapidamente difundiram o uso do Orkut.
    • Instrutor: Washington SilvaFundação do Facebook (2004)No mesmo ano outra rede social era criada, no inicio chamadode The Facebook, o Facebookseria fundado pelos ex-estudantesda Universidade de Harvard Mark Zuckerber, DustinMoskovitz,Eduardo Saverin e Cris Hughes.
    • Instrutor: Washington SilvaAtualmente o Facebook lidera o ranking de redes sociais no Brasil,onde em julho de 2012, ele aparece com 54,99% da preferêncianacional em visitas. O Facebook tem utilizado diversas estratégiascom o claro objetivo de manter os usuários o maior tempo possívelconectado a sua rede. Existem planos do lançamento de umnavegador próprio, sendo esse navegador resultado da compra donavegador Opera, que atualmente possui cerca de 200 milhões deusuários.