PRIVEST - CAP.   03 - Cartografia - Mapas - 1º EM
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

PRIVEST - CAP. 03 - Cartografia - Mapas - 1º EM

on

  • 2,037 views

Aula - Geografia - 1º ano - EM

Aula - Geografia - 1º ano - EM

Statistics

Views

Total Views
2,037
Views on SlideShare
1,813
Embed Views
224

Actions

Likes
3
Downloads
27
Comments
0

2 Embeds 224

http://professorrodrigoribeiro.com.br 220
http://www.professorrodrigoribeiro.com.br 4

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

PRIVEST - CAP. 03 - Cartografia - Mapas - 1º EM Presentation Transcript

  • 1. PRIVEST 1º Ano do EMCAP – 03 – Mapas – Tipologias e Componentes Prof.: Rodrigo
  • 2. MapasSão a representação dasuperfície curva do planeta Terra Eles nos oferecem uma visão vertical do espaço geográfico. sobre uma superfície plana, ou seja, uma folha de papel. Esse tipo de visão, no entanto, em geral não Ao olharmos para uma corresponde ao modo como árvore, uma casa, um prédio, uma observamos os elementos. estrada ou uma ponte, a visão que temos é lateral ou oblíqua. Mesmo do alto de um edifício com muitos andares ou da janela de um avião, enxergamos a superfície e seus elementos de maneira oblíqua.
  • 3. A interpretação de mapasOs mapas contêm informaçõessobre o espaço geográfico. Ao interpretá-los, tomamos conhecimento de determinados aspectos e características do espaço.Por essa razão, os mapassão recursos de grandeutilidade para aGeografia.
  • 4. As informações dos mapas estão representadas por: símbolos, cores e linhas. Recursos visuais gráficos que, aplicados aos mapas, recebem o nome de cartográficos. Para ler mapas, precisamosPor isso, afirmamos que interpretar seusos mapas apresentam recursos visuaisuma linguagem gráfica. cartográficos.
  • 5. Brasil - vegetação (início do século XXI)
  • 6. No mapa, vimos que a paisagem vegetal pode ser representada por meio de cores, assim como o oceano e a área devastada pela ação humana. Em todos os mapas, a cor azul é destinada à representação de rios, lagos e oceanos.Ao ler e analisar omapa, observamos que Isso pode nos levar aboa parte da vegetação foi alguns questionamentos:alterada pela açãohumana. Quais as consequências dessa Por que ocorreu a ação para os animais, os derrubada da vegetais, o solo, os rios e para a vegetação? sociedade? Ao buscar respostas para essas perguntas, estamos, na verdade, analisando as relações dos seres humanos entre si e com a natureza. Estamos analisando o espaço geográfico.
  • 7. Cartografia e cartógrafoA elaboração de mapas é uma dasatividades realizadas pela cartografia.Ela engloba tarefas como: a obtençãode informações sobre o espaço a sermapeado, a pesquisa em livros eoutros escritos, a confecção demapas, a sua impressão e a suapublicação. O cartógrafo é oprofissional que trabalha na elaboraçãode mapas.
  • 8. EscalasComo o mapa é uma Todo mapa é feito emrepresentação reduzida de uma determinadauma superfície escala. Ela indicamaior, pode haver quantas vezes odeformações. tamanho real do lugar Essa redução deve ser representado foi realizada, portanto, de modo reduzido. a manter as proporções das diversas medidas. A escala deve vir indicada em todo o mapa, informando a relação entre o tamanho do desenho e o tamanho real.A redução proporcional é feita pormeio de escalas. O uso de escalaspossibilita reduzir o tamanho deuma superfície e, ao mesmo Essa indicação pode ser feitatempo, conservar suas proporções. de duas formas: por meio de escala numérica ou da escala gráfica.
  • 9. ProjeçõesA representação da superfície da Terra num plano só é possívelgraças as projeções. Esse tipo de representação, porém, apresentaalguns problemas. É como abrir uma bola de futebol em gomos etentar montar com eles uma figura plana como um retângulo. Ao unir os “gomos” que se formam, o que acontece com a superfície dos continentes, principalmente nos trechos próximos aos polos?
  • 10. Para representar uma superfície curva, como a da Terra, em uma superfície plana, é preciso fazer algumas alterações de suas formas. Uma das aplicações mais importantes das projeções é o planisfério, que é a representação de toda a esfera em um só plano. Uma das projeções mais utilizadas para a elaboração do planisfério terrestre é a cilíndrica, criada em 1569 pelo cartógrafo Mercator.Se você observar o globoterrestre, verá que osparalelos são círculos detamanhos diferentes, dosquais o maior é o Equador.Eles vão ficando menoresconforme se aproximam dospolos. Os meridianos sãosemicírculos de mesmotamanho que vão de um poloao outro.Veja ao lado a projeção de Fonte: Atlas Britannica. Encyclopaedia Britannica, 1995. p. 35 (adaptado).Mercator.
  • 11. Globo terrestreÉ a forma mais fiel derepresentar graficamente aTerra. No globo, os continentes ou outras partes menores do planeta são representados sem deformação. Ainda assim:Ele possui algumas limitações: seutransporte o fato de não oferecer umavisão mais detalhada da superfícieterrestre e o de não permitir aobservação de todas as partes aomesmo tempo.