IECJ - Capítulo 5 – Coordenadas geográficas - 6º ano do EFII

6,441 views
5,997 views

Published on

Aula - Geografia - 6º Ano - EFII

1 Comment
4 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
6,441
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
58
Actions
Shares
0
Downloads
141
Comments
1
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

IECJ - Capítulo 5 – Coordenadas geográficas - 6º ano do EFII

  1. 1. 6° ano - Unidade IICapítulo 5 – Coordenadas Geográficas
  2. 2. As coordenadas geográficasPara localizar com precisão um lugar de um determinado espaçogeográfico, a informação baseada apenas nos pontos deorientação não é suficiente, pois eles indicam somente a direção.Em uma cidade é possível encontrar os lugares utilizando o endereço,que indica os nomes do bairro e da rua e o número da casa.Para ir de uma cidade para outra, mesmo que elas estejam situadas acentenas de quilômetros de distância, os motoristas se orientam porplacas nas estradas, consultam o guia rodoviário ou pedeminformações. Mas como as pessoas que controlam navios e aviões podem obter sua localização de forma precisa e atingir com facilidade os locais de destino?
  3. 3. Como pessoas que estão andando na floresta ou em um deserto conseguem definir caminhos com direções corretas para atingir os locais aos quais desejam ir? A orientação das pessoas depende das características de cada espaço geográfico, da cultura de um povo e do tipo de meio de transporte utilizado.Os pilotos de navios e aviões e as pessoas quecaminham por florestas e desertos se orientam pormeio de equipamentos que lhe fornecem alocalização. Para fornecer a localização, esses equipamentos precisam basear-se em um sistema de coordenadas, ou seja, linhas imaginárias que se cruzam sobre a esfera terrestre. As linhas que dão uma volta As linhas que vão de um completa ao redor da esfera polo a outro da Terra são terrestre no sentido leste-oeste chamadas de meridianos. são chamadas de paralelos.
  4. 4. Observe a figura. Imagine que você precisasse ir até o sítiodas Flores e uma pessoa lhe informasse que essa propriedadefica a leste do rio Preto e ao norte do córrego da Velha.As informações são suficientes para você chegar ao sítio dasFlores? Por quê?
  5. 5. Paralelos Walter CaldeiraO Equador, é um circulo imaginárioequidistante dos polos, que divide aTerra em hemisfério Norte e Sul.Paralelamente ao Equador sãotraçados outros círculos menores Ilustração com cores-fantasia, sem proporção de tamanho e de distância.chamados paralelos. Além do Equador, quatro outrosparalelos recebem nomes, porserem considerados maisimportantes: círculo polarÁrtico, e trópico de Câncer, nohemisfério Norte; trópico deCapricórnio e círculo polarAntártico, no hemisfério Sul. Marco Zero do Equador, monumento que simboliza a linha imaginária do Equador que divide os hemisférios Norte e Sul (2006).
  6. 6. Meridianos Walter CaldeiraOs meridianos são linhastraçadas perpendicularmente aoEquador e vão de um polo aoutro. Cada meridiano equivale àmetade de um círculo. Todos osmeridianos têm o mesmotamanho, o que não acontececom os paralelos. A cada meridiano corresponde outro oposto, chamado antimeridiano, com o qual se completa uma circunferência em torno da Terra, passando pelos polos.
  7. 7. Todos os meridianos e seus antimeridianos dividem a Terra em duas partes, mas ficou estabelecido que um deles seria usado como referência para essa divisão. Esse meridiano, que passa pela cidade de Londres, na Inglaterra, é chamado de meridiano de Greenwich ou Principal. CEDOCO meridiano deGreenwich e seuantimeridiano dividem aTerra em hemisférioOcidental (Oeste) ehemisfério Oriental(Leste). Nessa casa em Greenwich, subúrbio de Londres, há um marco, indicando a localização do meridiano Principal.
  8. 8. Latitude e longitude Podemos localizar com precisão qualquer lugar da superfície com base nas coordenadas geográficas determinadas pelos paralelos e meridianos. As medidas em graus das coordenadas geográficas de um lugar dão sua latitude e longitude.A latitude é a distância emgraus de um lugar qualquer dasuperfície terrestre até oEquador.Todos os lugares situados emum mesmo paralelo têm amesma latitude.
  9. 9. A longitude de um lugar daWalter Caldeira superfície é a distância em graus desse lugar até o meridiano de Greenwich. Todos os lugares situados em um mesmo meridiano têm a mesma longitude. Antimeridiano de Greenwich Como na esfera terrestre o meridiano de Greenwich é o meridiano de 0º, a longitude pode ser de leste (oriental) ou oeste (ocidental), variando até 180º. Longitude Leste Ilustração com cores-fantasia, sem proporção de tamanho e de distância.
  10. 10. Como encontrar coordenadas geográficas Os funcionários da prefeitura receberam ordens de pintar faixas de pedestres em três pontos da cidade. A orientação veio acompanhada do seguinte roteiro, com as indicações dos locais:Fernando Monteiro
  11. 11. Se mencionarmos os nomes das ruas que se cruzam nos pontos assinalados, determinaremos as esquinas onde as faixas devem ser pintadas. Dessa forma, indique as coordenadas dos pontos A, B e C.Conversa• Da mesma maneira, é possível localizar qualquer lugar da superfície terrestre determinando sua latitude e longitude, ou seja o paralelo e o meridiano que se cruzam naquele lugar.• Como proceder para determinar as coordenadas geográficas de um local?
  12. 12. Observe o mapa. Coordenadas geográficas de algumas cidadesMário Yoshida Fonte: Atlas Britannica. Encyclopaedia Britannica, 1995. p. 2 (adaptado).
  13. 13. Conversa• Quais cidades estão assinaladas?• Em quais continentes se localizam? Em quais hemisférios (Norte ou Sul, Leste ou Oeste)?• Identifique as coordenadas geográficas de: – Londres; – Cairo; – Tóquio; – Sydney.
  14. 14. Observe o mapa. Coordenadas geográficas de algumas cidadesMário Yoshida Fonte: Atlas Britannica. Encyclopaedia Britannica, 1995. p. 2 (adaptado).
  15. 15. • Identifique a cidade de acordo com a sua localização: – 42º latitude norte e 13º longitude leste; – 19º latitude norte e 73º longitude leste; – 23º latitude sul e 43º longitude oeste.

×