IECJ - Cap. 13 - Oceanos e mares

1,115 views
856 views

Published on

Aula - Geografia - IECJ - 6º Ano - EFII

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,115
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
28
Actions
Shares
0
Downloads
22
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

IECJ - Cap. 13 - Oceanos e mares

  1. 1. 6º ANOELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCOCapítulo 13 – Oceanos e mares
  2. 2. Os oceanos e os mares Formam um enorme conjunto de ecossistemas. Em boa parte pouco conhecido.Trata-se de um ambiente que tem um papelfundamental em diversos processos naturais, como:• ciclo da água;• formação e deslocamento de massas de ar;• temperatura;• pressão atmosféricas etc.
  3. 3. A divisão dos oceanos Formam uma única massa líquida. Jupiter Unlimited/Other ImagesMas costumam serdivididos em:• Pacífico;• Atlântico;• Índico;• Glacial Ártico. Oceano Pacífico, no Havaí.
  4. 4. Oceano Pacífico 180 milhões de km². É o mais extenso.• É mais amplo na sua parte sul e mais fechado nonorte. Onde se comunica com o oceano Glacial Ártico, através do estreito de Bering. Esse oceano possui um grande número de ilhas e arquipélagos.A quantidade de navios que por ele navegam vemaumentando por causa do crescimento econômico dediversos países banhados por suas águas, como China,Taiwan, Filipinas e Malásia.
  5. 5. Oceano Atlântico 85 milhões de km².É considerado O mais importante, principalmente em Sob o aspecto das sua porção norte. comunicações e do comércio. Onde o tráfego de navios é intenso entre os países europeus e os Estados Unidos e o Canadá.
  6. 6. Oceano Índico 75 milhões de km². Situado entre a África, a Ásia e a Oceania. Por suas águas navegam muitos navios petroleiros. Porque uma grande região produtora e exportadora de petróleo (Oriente Médio) encontra-se banhada por ele.
  7. 7. Oceano Glacial Ártico 14,8 milhões de km². Durante a maior parte do ano, suas águas É o menor. permanecem congeladas.Em razão de sualocalização, no Luciana Whitaker/Olharextremo norte doplaneta, onde o frioé muito intenso. ImagemIsso dificulta, ou atéimpossibilita, anavegação marítima. Oceano Glacial Ártico, no Alasca.
  8. 8. Oceano Austral Representando cerca de 10% da área de todos os oceanos. Circunda a Antártica e é formado pela união das águas dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. Localizado no extremo sul do planeta, em área remota, gelada e isolada. • É muito importante para os estudos das mudanças climáticas globais.O Brasil participa dessas pesquisas internacionaisdesde 1982, através do Programa Antártico Brasileiro.
  9. 9. Aproveitamento comercial das águas marinhas: a pescaAtividade pesqueira Responsável pelo sustento de considerável parcela da população mundial.Não abrange apenas a O pescado, além de ser captura do peixe. consumido em estado natural, vem servindo à atividade industrial.Mas de diversos seres vivosdo meio aquático, tais como Na fabricação de farinhas,crustáceos, moluscos, algas, óleos e graxas.corais etc.
  10. 10. As principais zonas de pesca do mundo Geralmente estão situadas sobre a plataforma continental. Onde a profundidade das águas não ultrapassa 200 metros e misturam-se águas de temperatura e salinidade diferentes. Trechos onde o plâncton é mais abundante. Contribui para a presença de um maior número de peixes e outras espécies de animais.
  11. 11. Principais Zonas de Pesca no mundoMário Yoshida Fonte: G. Corbellini. II Marcopolo. Turim: Marietti, 1998. p. 177 (adaptado).
  12. 12. A poluição das águas marinhas Principais causas:• as atividades humanas ligadas à expansão urbana;• a construção de portos, marinas e obras de proteção dacosta;• o lançamento de esgotos domésticos e industriais;• o derramamento de óleo provocado por vazamentos denavios petroleiros, de plataformas de extração depetróleo e de oleodutos;• a lavagem de tanques de armazenamento de óleos;• os detritos lançados pela população que frequenta aspraias.
  13. 13. Alguns hábitats importantes para a biodiversidade marinha estão sendo agredidos. As zonas onde se reproduzem e alimentam espécies marinhas de importância vital para a segurança alimentar mundial estão sendo destruídas.Segundo as Se não forem tomadasprojeções atuais medidas urgentes Poderá haver perdas da ordem dos 50 a 60%, nesse domínio, nos próximos anos.
  14. 14. Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem Vazamento de óleo do transatlântico britânico Caronia, na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, RJ (2002). Tiago Queiroz/AE Esgoto corre a céu aberto na praia de Astúrias, Guarujá, SP (2008).
  15. 15. Fontes: Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar 2002 / Katembe. Disponível em:<http://www.katembe2.com/ambiente.htm>. Acesso em: 14 março 2007.

×