IECJ - CAP. 2 - O processo de Socialização - 1º Ano - EM

13,766 views
13,371 views

Published on

Aula - Sociologia - 1º ano - EM

Published in: Education
1 Comment
1 Like
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
13,766
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
251
Comments
1
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

IECJ - CAP. 2 - O processo de Socialização - 1º Ano - EM

  1. 1. 1º EM Sociologia CAP 02 - O Processo de SocializaçãoProf.: Rodrigo
  2. 2. -O indivíduo atua na sociedade e a sociedade atua na vida do indivíduo; - O processo pelo qual os indivíduos formam a sociedade e são formados por ela é chamado de socialização. socialização - Cada indivíduo, ao fazer parte de uma sociedade, insere-se emmúltiplos grupos e instituições que se entrecruzam, como a família, a escola e a Igreja. - Há diferentes formas de socialização
  3. 3. - Mesmo considerando todas as diferenças, há normalmente um processo de socialização formal;- O ponto de partida é a família: relações de intimidade e afeto, decompreensão, de conflitos, de obedecer as regras e de lidar com as diferenças e as diversidades. - Outros agentes de socialização: escola, igreja, clube, meios de comunicação.
  4. 4. -Ao conviver com a família e com os vizinhos, frequentar a escola,ver televisão, passear e conhecer novos lugares, coisas e pessoas, acriança vai se socializando.
  5. 5. Entender a sociedadeem que vivemossignifica saber que hámuitas diferenças eque é preciso olharpara elas. Um garoto palestino e outro judeu. Amigos, apesar do conflito entre os dois povos.
  6. 6. Exercícios 1. Observe as imagens e responda: Guerra ou paz, miséria ou abundância: como essas condições podem afetar a socialização das crianças? Kitra Cahana/Flash90/Epa/Corbis/Latin Stock Randy Faris/Corbis/Latin StockCosta Rica, 2007. Israel, 2005.
  7. 7. 2. Dê um exemplo de algo relacionado a sua vida que justifique esta declaração: A sociedade não é um baile à fantasia, em que cada um pode mudar a máscara ou a fantasia a qualquer momento. Desde o nascimento, estamos presos às relações que foram estabelecidas antes de nós e que existem e se estruturam durante nossa vida. Norbert Elias

×