Pré – história brasileira eja i

4,760 views
4,414 views

Published on

1 Comment
1 Like
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
4,760
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
192
Comments
1
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pré – história brasileira eja i

  1. 1. PRÉ – HISTÓRIA BRASILEIRAProfª MarcelaEja IHISTÓRIA
  2. 2. Pintura rupestre encontrada na Serra da Capivara - Brasil
  3. 3. • As marcas da pré-história brasileira estão presentes em todos os cantos do país. E o nome do conjunto desses vestígios encontrados em determinada região recebe o nome de sítio arqueológico e o mais conhecido em nosso país é o da Serra da Capivara no estado do Piauí.
  4. 4. REGIÕES HABITADAS• Os homens da Pré-história espalharam-se por diversas áreas do território brasileiro. As descobertas arqueológicas apontam para grupos humanos que viveram em regiões da Amazônia, Piauí, litoral (principalmente dos estados de SP, SC, RJ e ES), região de Lagoa Santa (interior de Minas Gerais).
  5. 5. ALGUNS DOS SÍTIOSARQUEOLÓGICOS BRASILEIROS
  6. 6. Pintura rupestre na Serra da Capivara
  7. 7. Parque Nacional da Serra da Capivara• criado em 1975 e tombado em 1991 pela Unesco, dos 400 sítios arqueológicos do parque, pelo menos dez já foram encontrados vestígios de presença humana que podem alcançar mais de 40.000 anos.
  8. 8. Pedra Furada - São Raimundo Nonato
  9. 9. • os vestígios mais antigos da presença humana na América foram encontrados em 1969 em São Raimundo Nonato, precisamente na toca do Boqueirão da Pedra Furada. São restos de fogueiras e instrumentos de pedra lascada, vários esqueletos humanos, uma enorme quantidade de ossos de animais hoje extintos como tigres de dentes de sabre, mastodontes, etc. e pinturas rupestres.
  10. 10. Pedra Furada - São Raimundo Nonato• 300 sítios arqueológicos já conseguiram identificar um total de cerca de 9000 figuras em 200 abrigos.
  11. 11. LAGOA SANTA - MG• é o local onde está registrado uma das mais notórias descobertas da arqueologia nacional. Foi ali que se achou o mais antigo fóssil das Américas. Trata-se do crânio feminino que existiu há cerca de 11.500 anos. Pesquisas desenvolvidas a partir desse fóssil (apelidado de Luzia) abriram portas para novas teorias sobre o processo de ocupação do continente.
  12. 12. LAGOA SANTA – MGLUZIA - localizado em 1975
  13. 13. SAMBAQUIS – SANTA CATARINA (SC) • são montes compostos de moluscos (de origem marinha, terrestre ou de água salobra), esqueletos de seres pré- históricos, ossos humanos, conchas e utensílios feitos de pedra ou ossos. É resultado de ações humanas, ou seja, são montes artificiais, com dimensões e formas variadas.
  14. 14. • As explicações possíveis quanto à finalidade dos sambaquis são diversas. Para alguns pesquisadores, eles seriam depósitos dos restos de alimentos, de carcaças e ossadas de animais, servindo também, não se sabe por que, como abrigo de sepulturas de humanos. Não eram utilizados como moradias, enfim.

×