Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Hidrosfera
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply
Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
6,140
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
169
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. HidrosferaÉ a esfera de todas as águas do planeta, os quais formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra.
  • 2. Compreende todos os rios, lagos ,lagoas e mares e todas as águas subterrâneas, bem como as águas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo, vapor de água, as quais correspondem a 71% de toda a superfície terrestre. A hidrosfera é uma das divisões da biosfera. Incluem-se na hidrosfera todos os organismos vivos que habitam na água ou dependem dela e também todos os habitats aquáticos.A hidrosfera e a atmosfera juntas permitem a vida no planeta, tendo sido também os agentes formadores dos mais importantes combustíveis fósseis: o petróleo e o carvão.
  • 3. Ciclo da Água O ciclo da água (conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico) refere-se à troca contínua de água na hidrosfera,entre a atmosfera, a água do solo,águas superficiais, subterrâneas e das plantas.
  • 4. Um rio ou flúmen é um curso natural de água,usualmente de água doce, que flui no sentido de umoceano, um lago, um mar, ou um outro rio.RIOS
  • 5. Em alguns casos, um rio simplesmente flui para o solo ou seca completamente antes de chegar a um outro corpo dágua. Pequenos rios também podem ser chamados por outros nomes, incluindo córrego, riacho, riachuelo, canal e ribeira. Não existe uma regra geral que define o que pode ser chamado de rio, embora em alguns países ou comunidades, um fluxo pode ser definido pela seu tamanho. Muitos nomes de rios de pequeno porte são específicos para a sua localização geográfica. Um exemplo é o termo "burn", usado na Escócia e no Nordeste da Inglaterra. Às vezes um rio é considerado maior do que um afluente, mas isso nem sempre é o caso, por causa da imprecisão na linguagem.
  • 6. ImportânciaO rio faz parte do ciclo hidrológico. A água de um rio é geralmente coletada através de escoamento superficial, recarga das águassubterrâneas, nascentes, e a liberação da água armazenada em gelo natural (por exemplo, das geleiras).
  • 7. UtilizaçãoMuitos rios são utilizados para transporte, chamado transporte fluvial. No seu curso, dependendo do tamanho e volume das águas, e profundidade, navegam navios, barcos, barcaças e outras embarcações menores. Ressalte-se que há rios com corredeiras e quedas dágua que impedem a navegação, bem como há rios navegáveis em apenas parte de seu curso dágua. A travessia aérea dos rios dá-se por intermédio de pontes, construídas sob os mais diferentes estilosarquitetônicos. Mas na água, a travessia dá-se atravésde "ferry-boats" ou balsas, jangadas, caiaques e outras pequenas embarcações. Em rios de baixa profundidade, somente é possívelnavegação com lanchas com hélices aéreas, chamadas de "aero-barcos".
  • 8. Hidrografia (Brasileira) A Hidrografia do Brasil envolve o conjunto derecursos hídricos do território brasileiro, as bacias hidrográficas, Oceano Atlântico, os rios, lagos, lagoas,arquipélagos, golfos, baías, cataratas, usinas hidrelétricas, barragens, etc. De acordocom os órgãos governamentais, existem no Brasildoze grandes bacias hidrográficas, sendo que sete têm o nome de seus rios principais. Amazonas, Paraná, Tocantins, São Francisco, Parnaíba,Paraguai e Uruguai; as outras são agrupamentos de vários rios, não tendo um rio principal comoeixo, por isso são chamadas de bacias agrupadas.
  • 9. Bacias BrasileirasBacias Hidrográficas são regiões geográficas formadas por rios que deságuam num curso principal de água. Os rios possuem aproveitamento econômico diversificado, irrigando terras agrícolas, abastecendo reservatórios de água urbanos, fornecendo alimentos e produzindo energia elétrica.
  • 10. Os oceanos e mares exercem uma granderelevância para a biosfera. Do ponto de vista ambiental contribui na composição eequilíbrio climático, uma vez que os oceanos abrigam seres (fitoplâncton) que sãoresponsáveis pela produção de grande parte do oxigênio do planeta e também por reter calor em períodos maiores que os continentes, denominado de maritimidade.
  • 11. Partindo da teoria evolucionista, a vida surgiu nos oceanos (primitivos), e atualmente abriga uma gigantesca quantidade de vida marinha. Do ponto de vista humano (social), os oceanos e mares exerceram e ainda exercem grande importância no que se refere às estratégias militares e comerciais, a exportação, a pesca, o turismo e muitos outros.Desse modo, países que não dispõe de um litoralpermanecem dependentes de outras nações para escoar sua produção destinada à exportação e receber as importações, países como Afeganistão, Áustria, Suíça, Paraguai e Bolívia.
  • 12. é uma substância química compostade hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todasas formas conhecidas de vida.A ÁGUA
  • 13. Poluição• é a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a atividade humana. O resultado da contaminação traduz-se como água poluída.
  • 14. A escassez de água doce de boa qualidade para consumo. Setenta por cento da superfície do planeta é coberta por água. Quase toda a água que existe na Terra (97,5%) é salgada e está nos oceanos, sendo imprópria para o uso agrícola e industrial. Apenas 2,5% da água do nosso planeta é doce e a maior parte está em geleiras. Menos de 1% de toda a água que existe é própria para consumo do homem e está nos rios, lagos e lençóis subterrâneos (difícil acesso).
  • 15. “Água, moléculaindispensável a vidae cada vez maisescassa”.