Efeito estufa e aquecimento global

1,072 views
921 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,072
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
109
Actions
Shares
0
Downloads
42
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Efeito estufa e aquecimento global

  1. 1. Os gases presentes emexcesso na atmosfera –principalmente o dióxidode carbono (CO₂) –permitem a passagem deluz solar, mas bloqueiam airradiação do calor daTerra, impedindo-o devoltar ao espaço. Essefenômeno, chamado efeitoestufa, pode provocar aelevação da temperaturamédia terrestre.
  2. 2. O Efeito Estufa ésemelhante ao queocorre no interior deum automóvelestacionado com osvidros fechados emlocal ensolarado, ounas estufas de vidro(que é um isolantetérmico) deixa passara luz solar, masimpede a saída decalor.
  3. 3. GÁS: Dióxido decarbono;PRINCIPAISFONTES: Queimade combustíveisfosseis,desflorestamento;PASTICIPAÇÃO(em%): 50
  4. 4. GÁS:Corofluorcarbonetos(CFC) e outroshalocarbonetos;PRINCIPAISFONTES:Refrigerativos,solventes, isolantes,espumantes,propulsores aerossóis,outros usos industriais ecomerciais;PASTICIPAÇÃO (em%):20
  5. 5. GÁS: Metano;PRINCIPAISFONTES: Gáseliminado pelogado e por outrosanimais, vermes,combustíveisfósseis, queima demadeira, depósitosde lixo, arrozais,pântanos, charcos;PASTICIPAÇÃO(em%): 16
  6. 6. GÁS: Ozôniotroposférico;PRINCIPAISFONTES:Combustíveisfósseis;PARTICIPAÇÃO(em%): 8
  7. 7. GÁS: Óxidonitroso;PRINCIPAISFONTES:Combustíveisfósseis, solos,queima de madeirae resíduos deplantações;
  8. 8. • Estudos mostram que nos últimos 100 anos a temperatura média da Terra sofreu uma elevação de 0,6°C, se a atual taxa de poluição atmosférica persistir, a previsão é de que, entre os anos de 2025 e 2100, a temperatura sofrerá um aumento de 2,5 a 5,8°C.
  9. 9. • É o chamado aquecimento global, que pode trazer, entre outras conseqüências, a alteração das paisagens vegetais das diferentes regiões terrestres e o derretimento das massas de gelo (de 0,30 a 1m), e o alagamento e desaparecimento de inúmeras cidades e regiões litorâneas.
  10. 10. O derretimento das geleiras é uma das conseqüênciasdo aquecimento global!
  11. 11. A maior parte dos cientistasconsidera que muitas alteraçõesdos padrões climáticos também se relacionam ao fenômeno do aquecimento global como, por exemplo, a intensa ocorrência de furacões, o aumento da temperatura na superfície do mar, além das ondas de calor.
  12. 12. • A solução para o problema do aumento do efeito estufa parece muito difícil, pelo menos a curto e médio prazos, porque ele resulta principalmente da queima de combustíveis fósseis (petróleo, gás, carvão), que representam a base da industrialização e da civilização atuais. Os países mais industrializados são os maiores consumidores de energia e de combustíveis para automóveis. Eles possuem 87% dos veículos existentes em todo o mundo, enquanto os mais pobres têm menos de 1%.
  13. 13. As geleiras estão derretendo cada vez mais rápido!

×