Your SlideShare is downloading. ×
0
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Desenvolvimento

2,828

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
2,828
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
65
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Desenvolvimentoé um processo dinâmico demelhoria, que implica umamudança, uma evolução,crescimento e avanço.
  • 2. Desenvolvimento Real eDesenvolvimento Potencial.
  • 3. O Desenvolvimento Real É aquele que já foi consolidado peloindivíduo, de forma a torná-lo capaz de resolver situações utilizando seu conhecimento de forma autônoma. O nível de desenvolvimento real édinâmico, aumenta dialeticamente com os movimentos do processo de aprendizagem
  • 4. O Desenvolvimento PotencialÉ determinado pelas habilidades que o indivíduojá construiu, porém encontram-se em processo. Isto significa que a dialética da aprendizagem que gerou o desenvolvimento real, gerou também habilidades que se encontram em um nível menos elaborado que o já consolidado. Desta forma, o desenvolvimento potencial é aquele que o sujeito poderá construir.
  • 5. País em Desenvolvimento ou País emergente São termos geralmente usados para descrever um país que possui um padrão de vida entre baixo e médio, uma base industrial em desenvolvimento e um Índice deDesenvolvimento Humano (IDH) variando entre médio e elevado.
  • 6. A classificação de países é difícil, visto que não existe uma única definição internacionalmente reconhecida de país desenvolvido e os níveis de desenvolvimento, econômico e social, podem variar muito dentro do grupodos países em desenvolvimento, sendoque alguns desses países possuem alto padrão de vida médio.
  • 7. Algumas organizações internacionais, como o Banco Mundial, usam classificações estritamente numéricas. O Banco Mundial considera todos os países com renda baixa e média como "em desenvolvimento". Na classificação mais recente, as economias foram divididas usando o produto nacional bruto per capita de 2008. Em 2008, os países com PIB per capita abaixo de US$ 11,905 e acima de US$ 900 foram classificados como em desenvolvimento.
  • 8. Países industrializadosTradicionalmente os países mais industrializados são aqueles quedenominamos "primeiro mundo" ou desenvolvidos. Exemplos: EUA,Japão, Alemanha, Reino Unido etc. Hoje em dia, um grupo de paísesconhecidos como NICs (Países de Industrialização Recente), comoexemplos: China, Coréia do Sul, Cingapura, Brasil, México,Argentina etc. Essas diferenças se devem aos modelos dedesenvolvimento adotados pelos conjuntos diferentes. Os paísesdesenvolvidos começam o processo de industrialização já no final doséc. XVIII, enquanto aqueles de industrialização recentedesenvolvem o setor secundário na segunda metade do séc. XX.Entre estes, temos os asiáticos que se voltam sobretudo para omercado externo e aqueles como o Brasil que adotaram um modelode substituição de importações com nítido apelo ao mercadointerno.
  • 9. Divisão norte-sul A divisão norte-sul é uma divisão socioeconômica e política utilizada para atualizar a Teoria dos Mundos. A partir dessa divisão, separa-se os países desenvolvidos,chamados de países do norte, dos países do sul, grupo de países subdesenvolvidos ou emdesenvolvimento, divididos no mapa através de uma linha imaginária. Apesar do nome, algunspaíses do norte também estão no grupo, emboraa maior parte desses países estejam localizados abaixo da Linha do Equador.
  • 10. Anteriormente, esse grupo era chamado deTerceiro Mundo, porém esta definição tornou-se errônea desde a extinção do grupo de países socialistas, pertencentes ao Segundo Mundo, pois não faz sentido usar tais denominaçõesquando um Segundo Mundo já não mais existe. Apesar de em desuso, ainda utilizamos asexpressões países do norte e do sul que são mais adequadas para descaracterização ideológica, mas não evidenciam as desigualdades entre os países de cada bloco. Podemos usar as expressões países ricos e pobres, também.
  • 11. 1º, 2º e 3º MundosO "Primeiro Mundo" seria o dos países capitalistas desenvolvidos, enquanto o "Segundo Mundo" seria o dos países socialistas industrializados. Restariam no "Terceiro Mundo" os países capitalistas economicamente subdesenvolvidos e geopoliticamente não-alinhados.
  • 12. Exemplos de países África (ressalvas quanto à África do Sul e Seychelles) América Latina (ressalvas quanto ao Brasil, Argentina, Chile, México e Uruguai) Ásia (exceto Japão, Israel, Coréia do Sul, Brunei, Singapura, Taiwan e Hong Kong, ressalvas quanto a Rússia, Índia, Malásia e Tailândia) Oceania (exceto Austrália e Nova Zelândia)
  • 13. Centrais e periféricos • Países centrais são aqueles que detém maior poder político, econômico e militar. São eles que produzem novas tecnologias, exportam produtos culturais e bens de alto valor.• Os países periféricos são aqueles que dependem dos países centrais, tem economias pouco desenvolvidas, possuem pouca influência no cenário internacional.
  • 14. Foi no sistema capitalista que se começou o uso dos conceitos de desenvolvimento e subdesenvolvimento, ou mais especificamente,países centrais e países periféricos (marxismos), onde os primeiros exercem funções de patrões, de imperialistas e, os segundos, de colônias, e capitanias. A função básica dos países periféricos é fundamentalmente sustentar os países centrais, de matérias-primas e mão-de- obra baratas, para os seus projetos.
  • 15. Países com IDH mais alto ficam geralmente nas maiores latitudes, locais de temperaturas médias mais baixas. É o caso da América do Norte, Europa Ocidental, Japão, Coréia do Sul, Austrália, Nova Zelândia.Com IDH ligeiramente menor nessas latitudes ficam a Rússia e as antigas nações do "bloco comunista", países onde a Renda per capita é menor, havendo, porém, bons índices de alfabetização e expectativa de vida. Ficam aí também a Argentina, Chile e Uruguai, os países de clima mais frio da América Latina. Nações com IDH intermediário se encontram em sua maioria na América Latina, no Norte da África, Oriente Médio, China, Ásia Central, Irã, nações que ficam entre as latitudes de clima mais frio e as regiões equatoriais.Os países de menor IDH estão claramente nas menores latitudes, climas mais quentes, com forte concentração na África e no Subcontinente indiano. Dentro do próprio continente africano pode ser percebida uma ligeira tendência de maior IDH nos pontos mais afastados da linha do Equador.
  • 16. • No Brasil se configura uma tendência geográfica similar, com IDH maior concentrado no sul e no sudeste, comramificações para o centro-oeste. As regiõesde menor IDH ficam no norte e nordeste do país, mais nas proximidades do equador.

×